quinta-feira, 28 de julho de 2016

Uma excelente programação de férias - EBF

Em meio a tantas mudanças sociais e religiosas, os professores de crianças da Igreja Batista Renovada Moriá promovem a EBF – Escola Bíblica de Férias, tematizada “Tunel do Tempo”, durante essa semana (25 a 30 de Julho), no templo onde se reúne a Igreja. É uma proposta muito interessante, pois busca nos valores do passado a efetivação do referencial de vida necessário para a “sobrevivência” espiritual e individual na vida de cada criança participante. Os valores do passado referem-se aos preceitos de Cristo que não devem sofrer adaptações ou modificações, visto que têm eficácia eterna e não podem ser superados por meros caprichos humanos. No entanto, acredita-se, devido aos modismos ideológicos, que a superação de paradigmas é a ação mais acertada para a sociedade, incluindo também o viés religioso. Por conta dessa infame sugestão, uma ideologia humana-hedonista, promovida por meia dúzia de agentes indecentes, tenta incutir na mentalidade do senso comum que as paixões devem sobrepor-se à razão, simplesmente pela ânsia de se praticar o que sempre foi e sempre será considerado pecado, ou seja, o que a mentalidade mundana propõe é uma irracionalidade.
A EBF, em contrapartida, retoma o discurso sereno e prudente do equilíbrio racional, por mais que não seja esse seu objetivo principal. Servir a Deus com temor e tremor é o principal o que torna aquele uma consequência natural dessa devoção a Deus. A reverência ao Senhor torna o sujeito mais realista, capacitando-o para entender a dimensão de sua vida em todos os aspectos pensados. Por termos recebido “Luz para o caminho”, nossa conduta pelo que foi proposto pelo Altíssimo é reveladora. O ensino cristão, portanto, é equilíbrio, é constância, é satisfação, é prudência, produz autocontrole (mental e emocional) e estabilidade. De modo que rejeitar o conjunto dos ensinamentos de Cristo e sua influência na vida individual do sujeito e do seu meio seria rejeitar completamente o bom senso. Mas, parece que esse é o objetivo de muitos hoje em dia: desestabilizar esse padrão de dignidade para incutir um padrão leviano de promiscuidade. Um forte exemplo disso são as escolas que estão bombardeando seus alunos através de doutrinamentos antagônicos aos ditames de moral familiar, fazendo com que a família tradicional seja ultrajada e ridicularizada. Outro doutrinamento infantil ocorre por força da má influência midiática com seus vícios e pecados, apresentados em desenhos animados, em filmes de aventura, em séries, na fala de apresentadores e em programas “infantis”. A mídia tem promovido uma série de comportamentos pecaminosos (sensualidade, ceticismo, leviandade, traição, mesmo entre crianças) como se estes atos fossem, em muitos casos, louváveis e até “honrosos”. Assim, tentam formar uma mentalidade nas crianças mais vinculada aos anseios deste mundo corrupto e pecaminoso, tentando-as a abandonar os preceitos de formação familiar, substituindo-os pelos nefastos conceitos que lhes foram estranhos.
A EBF vem dar de fato um suporte firme à família e uma resposta de resistência a essas repugnantes condutas, porquanto em todas as atividades as crianças são estimuladas a cumprirem um dos primeiros e mais honrosos mandamentos contidos nas Escrituras Sagradas: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu PAI e a tua MÃE, que é o primeiro mandamento com promessa” (Efésiso 6:1-2). É pela obediência aos preceitos das Escrituras que todos, e não somente as crianças, encontrarão respaldo sensato para suas vidas. A obediência que não é por força, mas por inspiração, é encontrada na fé em Cristo, singularidade do Evangelho oportunizada com a leveza da salvação.
Por isso, agracie seu filho(a) com a educação cristã para lhe poupar a alma e a vida destas atitudes corruptas que só trarão prejuízos espirituais. Lembremo-nos que o eterno está adiante e irá exigir de nós a aceitação ou não de todo o bem oferecido gratuitamente pela bondade do Salvador que proporciona mudança de vida (metanóia).
Parabéns aos professores de crianças e a todos os cooperadores que investiram neste trabalho!

Veja algumas fotos desse evento:

o público infantil

expectativa de um grande evento


começa a programação

apresentação de uma peça teatral

irmãos trabalhando para o bem do Evangelho

a turma do Smilinguido elevando as crianças ao plano de Deus

grupo reunido na tribuna

A desenvoltura do grupo de irmãos

as brincadeiras na plataforma

irmã Karla

continua a apresentação

irmã Karla falando com o público infantil

os ensinamentos verdadeiros do Evangelho sendo apresentados

a atenção do público

o grupo integragindo

irmão Fabiano em oração

grupo alegre pelo sucesso das primeiras noites

irmã Vaneide com seus alunos

irmão Marquinhos dando suporte a irmã Vaneide

pastor Diego com adolescentes

irmã Vaneide

O esforço louvável da irmã Vaneide para levar seus alunos a Cristo

irmã Simone com os pequeninos

irmã Simone ensinando a Palavra de Deus aos infantes



quarta-feira, 27 de julho de 2016

Despertamento espiritual em Reading (Inglaterra)

Desde o último mês de junho vem acontecendo algo maravilhoso na cidade de Reading, próximo a Londres, no Reino Unido: pastores evangélicos relatam a conversão de mais de 1.200 pessoas após pregações nas ruas. Noticia-se uma “abertura sem precedentes” para a mensagem do Evangelho que tem contagiado muitos corações, como mencionou o Rev. Sam Owoo (pastor da Tyndale Baptist Church). Apesar deste grande movimento, algo realmente sobrenatural, há uma certa relutância em se afirmar que o vento pleno do Espírito está realmente soprando sobre as vidas, ocasionando um avivamento, como afirmou Neville Hollands da Lifespring Church, entendendo o clima como que de um despertar evangelístico em seu início.
“É cedo, mas parece que Deus está por fazer algo. Algo está acontecendo.”
O sr. Hollands também informou que os líderes da Igreja em Reading vêm se reunindo todas as manhãs de quarta-feira nos últimos 14 anos para orar pela cidade. Ele disse que as últimas notícias podem ser apresentadas como resultados das “Boas relações e da oração persistente” desses homens. Yinka Oyekan, pastor da Gate Church, foi quem teve o sonho profético de reunir esses homens para a oração.
“Cerca de 15 anos atrás, o Senhor me deu um sonho profético e lúcido sobre avivamento. Vi um rio que flui como uma cascata para a rua a partir do telhado do prédio da igreja que ocupamos no momento, acima deste rio em cascata havia a cruz. 
Vi crianças correndo para o rio com alegria e com facilidade, eles desceram num ligeiro declínio no rio em cascata dando passos facilmente. Vi os adultos, eventualmente, recuperar o atraso com o que estava acontecendo, mas os seus passos foram um pouco mais difíceis, pois tinham que subir uma leve inclinação. Enquanto a Cruz foi ampliada o derramamento continuou...”.
Em uma das semanas, a ocorrência espiritual “só pode ser descrita como a manifestação de que o sonho se confirmava - comecei a ver anjos em toda parte”, disse o pastor.
“Estou começando a acreditar que essa efusão atual poderia ser a própria revolução cultural de Deus... eu acredito que nós poderíamos ver mais de 1.000.000 de pessoas orarem em nossas ruas com muitos entregando suas vidas a Cristo”, ele escreveu em sua página no Facebook.
Relatórios de um despertar foram distribuídos após o evangelista Tommie Zito ter começado reuniões na Igreja nas quais treinava cristãos locais para o evangelismo pessoal.
Centenas de cristãos de várias igrejas, desde então, foram levados para as ruas e se ofereciam para orar pelas pessoas.
Fiéis foram incentivados a seguir um roteiro sugerido e a oração fornecidos pelo Sr. Zito.
A orientação impele os cristãos a orarem pela salvação de pessoas, mas alguns líderes expressaram preocupação com a metodologia que parece rápida e estereotipada.
Jill Bird, pastor da Wycliffe Baptist Church disse, “há algo aqui de Deus”, mas disse que o processo de falar com alguém e levá-los em oração à salvação foi “muito rápida”.
O pastor da Igreja Gate, Yinka Oyekan, disse em um comunicado: “Estamos descobrindo que centenas de pessoas estão felizes de orar para entregar suas vidas a Cristo nas ruas de Reading”.
Sr. Oyekan disse que mais de 720 pessoas tinham orado nas ruas durante os primeiros 10 dias da missão. Hoje, o número chega a mais de 1200 e o Sr. Oyekan estima que 80% deste coletivo representam respostas de orações.
Sr. Oyekan também relatou que até crianças cristãs estão “liderando o caminho”, como o exemplo de uma menina de 11 anos que afirma ter levado 46 pessoas a Cristo nos últimos dias.
“Não parece com nada que eu já tenha visto ou experimentado antes, ele me deixou cambaleando.”
“O que está acontecendo ainda não é um avivamento, pois avivamento significa a totalidade se voltar para Cristo, mas é uma explosão exponencial do que você normalmente vê.”
“Evangelista Tommie Zito acredita que Reading poderia tornar-se a primeira cidade na Europa a ser varrida pela glória de Deus.”
“Isto não é uma técnica, não é um programa, não é um plano de crescimento da igreja, mas algo Santo do Senhor, é simplesmente a capacitação dos crentes comuns para ser capazes de compartilhar o evangelho nas ruas e é aí que o poder transformar nossas cidades.”
“...se nos mobilizarmos para trazer essa efusão a mais de 1.000 cidades pequenas e grandes (e, esperamos até em aldeias) no Reino Unido, vamos mudar a consciência da nação que entende ser inseguro um Cristianismo amplo, solidário e envolvente. Isto afetará nossos valores morais, como nação, e trará um incêndio em milhares de igrejas.”

Oremos para que o autêntico avivamento ocorra nos corações!

terça-feira, 26 de julho de 2016

Retiro de jovens - 2a. PARTE

O retiro de jovens da IBRM foi de fato tremendo. As pregações proferidas pelos ministros e por alguns jovens demonstraram o grande plano do Senhor para sua Igreja. Tornar a Igreja um veículo de comunicação com o eterno é sem dúvida o objetivo. Para tanto, consagrar vidas, buscar a presença do Altíssimo, examinar as Escrituras e ter um espírito quebrantado são algumas das atitudes que devemos ter. Não é sem razão que muitos extrapolam os limites de seus corpos para que possam ter uma comunhão mais profunda com o Senhor. Esses atos não são penitenciais, como muitos poderiam sugerir, mas atos piedosos, pois leva em conta situações diversas: não só de quem busca a face de Deus, mas também às de quem está desprovido da vida de Deus em sua alma.
Vimos muitos quebrantamentos que redundaram em renovação espiritual (muitos jovens foram batizados no Espírito Santo). Receberam o poder do alto para testemunhar ao mundo as grandezas do Senhor com ousadia e vigor espiritual. A chama ardente do Pentecoste continua a incendiar os corações de nosso tempo. Esses jovens são incentivados pelas histórias de vida de homens do passado que tiveram uma sede divinal de Deus e pelo seu Espírito de poder. Samuel Morris, Evan Roberts, Charles Finney, John Wesley, Smith Wigglesworth, General Willam Booth e Caterina Booth, entre outros, estimulam anseios pelo solo sagrado da consagração. Faz-nos sonhar com um verdadeiro despertamento espiritual para nosso tempo. Que possamos ter mais dessa disposição para juntos pelejarmos pela causa do Senhor com o grande amor com que Ele nos ensinou a amar.

Veja mais algumas fotos do primeiro retiro de Jovens da IBRM.  

jovem Janderson pregando

foto de despedida do sítio

irmão Gleisiano pregando e jovens atentos

jovem Átila pregando

Jovens Fabrício e rebeca entoando cânticos ao Senhor com os demais jovens

momento de louvor

jovens cantando

vigília durante a madrugada do sábado

clamor pelo batismo no Espírito Santo

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Primeiro retiro de Jovens da Igreja Batista Renovada Moriá

Neste último final de semana (22-25/07), realizou-se o primeiro retiro de jovens da Igreja Batista Renovada Moriá, em Eusébio-CE. Para os participantes, foram dias marcantes pelo sentimento que povoava suas mentes: a ânsia pela presença de Deus. Por isso, vimos muitos quebrantamentos, reconciliações, conversões, restaurações, arrependimentos e muitos com o coração repleto de alegria.
Para a organização, foi um evento que criou raízes e oportunizou uma experiência parecida com aquelas que os primeiros membros de nossa Igreja tiveram quando começaram a realizar os primeiros acampamentos (lá pelos idos dos anos 80). Realmente, um retiro pleno da presença do Altíssimo recompensa os participantes com comunhão e integração, de modo que a partida emociona, mas também abre o horizonte para novas expectativas para empreitadas semelhantes.
Que Deus abençoe a todos os participantes e a comissão organizadora do retiro.

Veja algumas fotos do retiro... 











sexta-feira, 15 de julho de 2016

quarta-feira, 13 de julho de 2016

A triste situação do pecador

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniquidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.


Epístola do apóstolo Paulo (cap. 1:20-32) escrita no ano 55 ou 56. 

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Hino "Louva a Deus" - Grupo de louvor da Igreja Batista Renovada Moriá

Um dos louvores cantados no II COMUNIE - interpretado pelo irmão Fabiano Santiago, acompanhado de Ivanilson, Lívia, Pabliana, Daniel, Alysson, Eduardo, Ésio e Fabrício.

domingo, 3 de julho de 2016

2o. Comunie - Culto de Integração Evangélica


O pastor e Prof. Dr. Glauco Barreira Magalhães Filho (Igreja Batista Moriá)reuniu neste último sábado (02/07/16), no Teatro da Faculdade 7 de Setembro em Fortaleza, cerca de 500 pessoas, na sua grande maioria universitários, para o 2º encontro da Comunie, no culto de integração dos acadêmicos evangélicos. Foi mais uma empreitada de sucesso entre a Igreja Batista Moriá, FA7, Ormece, Vidas para Cristo, GAPE, Alfa&Ômega, ABU e Exército da Salvação.

Estiveram presentes os pastores Abimael (Presbiteriana do Centro), Ricardo (Presbiteriana da Aldeota), Anderson (Vale de Bênçãos), e outros da IBRM, Betesda e Igreja de Deus. Também se fizeram presentes, professores da UFC, UECE, Estácio, Unifor, IFCE, entre outras.

Mais uma vez o culto foi extraordinário, marcando vidas na noite, pois, para abrilhantar ainda mais o evento, no final da pregação duas pessoas atenderam ao apelo e fizeram profissão de fé.

O início do evento foi marcado por uma apresentação da missionária Vanessa sobre evangelização que, juntamente com o grupo Alfa&ômega, trará à Fortaleza um evento nacional sobre o tema. Em seguida, o Rev. Glauco B M Filho conduziu o culto. Os louvores entoados e administrados pelo grupo de louvor da IBRM mais uma vez surpreenderam e inflamaram a alma dos participantes para entrarem no ambiente santo de adoração. 

A pregação trouxe ênfase nos embates pelos quais passam a fé e as concepções modernas acadêmicas. As instruções precisas e muito bem fundamentadas proferidas pelo Capelão Universitário Glauco Filho tornaram evidente o fato de poder ser cristão e defender a sua fé no campo acadêmico. Em sua fala, abordou temas sobre o evolucionismo, leis naturais, ceticismo, deísmo, racionalismo e naturalismo, bem como uma abordagem muito segura nos princípios bíblicos e cristãos.

Em breve, o Pastor e Prof. Dr. Glauco estará marcando novo encontro para reunir os universitários a fim de capacitá-los para a peleja acadêmica.
Veja algumas fotos do evento: