domingo, 26 de novembro de 2017

Escola Bíblica sobre os Anabatistas

Em continuidade às celebrações do aniversário de Moriá, hoje (26/11/17) pela manhã, tivemos uma Escola Bíblica diferente, mas não menos edificante. Muito pelo contrário. Os alunos do Instituto Pietista de Cultura fizeram explanações sobre seus projetos de pesquisa que versam sobre diversos aspectos do Anabatismo, tanto do passado como do presente. Em seus temas aludiram acerca da escatologia montanista, as convicções de salvação femininas diante do martírio, virtudes da mulher anabatista, baseado em provérbios 31, os ideais de Conrad Grebel e a musicalidade anabatista a partir do canto dos mártires contidos no Ausbund, hinário mais antigo em uso atualmente. Rubens Carlos, Janderson, Luiz Sousa, Heberth Ventura e Fabiano Santiago foram os alunos que abrilhantaram o evento com uma revisitação ao passado, resgatando muitos valores necessários para nossos tempos através de anabatistas (homens e mulheres) do século XVI. Apesar da Escola ter se prolongado para além do horário convencional, ninguém se sentiu impulsionado a deixar o templo, pois a cada informação transmitida e entoada prendia a atenção dos participantes de modo que aproveitamos ao máximo o conteúdo da manhã.
Destacamos o projeto de Fabiano Santiago cujo tema versa sobre o hinário Ausbund, do século XVI. Este hinário ainda é usado pelas comunidades Amish nos EUA e tem um conteúdo repleto de belos hinos dos quais alguns tivemos a oportunidade de ouvir na mais pura voz anabatista americana. As letras de Michael Sattler, grande expoente dos irmãos suíços, impactaram nossos corações através de sua composição robusta cuja profundidade exalta a simplicidade dos ensinos cristãos.
Para o professor João Batista, responsável pela disciplina do projeto de pesquisa, os alunos fizeram um trabalho grandioso. Segundo ele, ao longo destes últimos meses, prestou-se a ajudar cada um deles na orientação e foco do que pretendiam pesquisar para que o sentido objetivo do trabalho fosse alcançado. Esses trabalhados sob sua supervisão têm a possibilidade de maior alcance, visto que alguns deles têm um caráter inédito para a produção literária cristã em português.
Hoje à noite, a celebração continuará com o culto de encerramento. Participe!


Prof. João Batista



Rubens

Heberth

Janderson

Luiz

Fabiano
Perguntas e resposta após a exposição:










Nenhum comentário:

Postar um comentário