A Palavra Sábado no hebraico é Shabbath, no grego Sabbaton e tem o significado de “cessação”, “descanso”, “pausa”.
Sempre que encontrarmos no Antigo Testamento os termos “cessar”, “descansar” é Shabbath como nas seguintes passagens:
Josué 5:12, Oséias 2:11, etc. Dizem os adventistas do 7° dia que o Sábado, como
dia fixo de repouso, teve origem muito antes da Lei, a origem do Sábado segundo
eles foi em Gênesis 2:2-3, baseados nesta passagem eles ensinam o seguinte:
I.
Primeiro:
O sétimo dia no qual Deus cessou a criação é dia solar, e no caso o Sábado.
II.
Segundo:
Que a partir dali o homem passou a guardar o Sábado, tendo como principiador
dessa guarda Adão.
III.
Terceiro:
O mandamento de guardar o Sábado é oriundo ao tempo de Adão, e não surgiu
apenas com o surgimento do decálogo (Dez Mandamentos).
Os
adventistas, com essa explicação de Gênesis 2:2-3, têm sustentado um falso
ensino no tocante à origem do Sábado como dia fixo de descanso para o homem, e
têm engodado na teia do engano muitas pessoas sinceras. Aliás, Gênesis 2:2-3 é
a espinha dorsal do adventismo do 7º dia. Vejamos mediante à luz da Palavra de
Deus o verdadeiro significado deste texto, quebrando a coluna adventista,
deixando o ensino deles na cadeira de rodas. Vejamos a passagem em questão e
depois analisaremos: Ora, havendo Deus
completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a
obra que fizera. Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele
descansou de toda a sua obra que criara e fizera (Gn 2:2-3). Vejamos que a
interpretação adventista a qual já vimos improcedente e totalmente tendenciosa,
senão vejamos:
I.
Primeiro:
O sétimo dia, no qual Deus cessou de criar, não é dia de 24 horas, pois os seis
dias da criação não são dias solares, mas graus de complexidade nos quais Deus
criou o universo. Não houve entre os dias da criação intervalos, Deus criou
tudo de uma só vez: Porque falou, e tudo
se fez; mandou, e logo tudo apareceu (Sl 33:9). Na Bíblia a palavra dia tem
um significado lato, às vezes dia refere-se ao período de 24 horas, às vezes à
período de tempo no qual Deus executará juízo, como por exemplo: A grande
tribulação durará 7 anos (Dn 9:27), mas é chamada de Dia do Senhor (Os 2:31). Até a própria eternidade, a Bíblia chama
de dia (II Pe 3:18). Além do mais, para que haja dia solar, tem que obviamente
haver sol, regulador do dia (Gn 1:16), e o sol só foi criado no quarto dia (Gn
1:19) sendo assim, os dias da criação não podem ter sido dias solares, mas como
já disse, são 6 graus de complexidade, o sétimo dia foi o encerramento da
complexidade, o dia de Deus e não o dia de Sábado. Aliás, ao dizerem que o
sétimo dia de Gênesis 2 é o dia solar, os adventistas estão dizendo que Deus
cansou, pois o Sábado é para descanso da fadiga (Êxodo 23:12). O Sábado dado
aos judeus, o qual é o sétimo dia da semana, não é o mesmo sétimo dia de
Gênesis 2:2-3, isto está mais que provado!
II.
Segundo:
É mentira dizer que Deus instituiu a guarda do Sábado para Adão, pois não
encontramos Deus mandando Adão guardar o Sábado, nem mesmo depois do pecado,
quando a fadiga passou a fazer parte da vida de Adão (Gn 3:17-19).
III. Terceiro:
Não encontramos nem Adão, nem nenhum dos patriarcas, guardando o Sábado, o que
é prova de que a origem do Sábado como dia de repouso, não foi em Gênesis,
pois, do contrário, encontraríamos alguém naquele período o guardando.
Portanto, os adventista afirmam o que não podem provar.
extraído do livro: O sabatismo no tribunal das Escrituras
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