Francisco Carlos Pereira da Silva
O catolicismo romano tem como doutrina a crença de que a igreja está fundamentada em um homem, o qual seria o seu sumo pontífice ou papa. No entanto, esta não é uma doutrina bíblica, e muito menos verdadeira. As Escrituras relatam que Cristo é o único e exclusivo soberano da igreja. Ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo (I Cor 3:11).
Em I Pedro 2:4, o referido apóstolo chama Cristo de pedra viva: chegando-vos para Ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa. Isaías e Paulo também chamam Jesus de pedra de esquina (Is 28:16 e Ef 2:20). O vigário legítimo de Cristo é o Espírito Santo, sendo função sua lembrar aos discípulos tudo que Jesus ensinou e guiá-los através das Escrituras à toda verdade.
O que seria da igreja de Cristo se esta tivesse por vigário um homem? Certamente seria uma religião dominada por um pontífice humano, frágil e limitado como qualquer um de nós. Mas graças a Deus temos o Santo Espírito como guia, e não seguimos o papa ou qualquer outro homem, mas seguimos a Deus, que sempre é verdadeiro.
Cristo falou que daria as chaves do céu a Pedro (Mt 16:19), significando que daria a autoridade de pregar o evangelho. A mesma autoridade foi dada à sua igreja (Mt 18:18). O povo de Deus tem as chaves do reino dos céus, e Cristo não faz acepção de pessoas. Você, católico romano, pode aceitar a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador e Senhor, e assim exercer também esta autoridade. Desta forma você fará parte da igreja verdadeira, a igreja que prega o que está contido na Bíblia Sagrada, sem nada tirar ou acrescentar. Qualquer outra igreja que pregue outro caminho para se chegar a Deus nega as Escrituras e nela não está a verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário