Escusado será dizer
que tais fenômenos atraíram muita atenção. Centenas de crentes locais
ouviram falar do batismo do Espírito Santo, falando em línguas e foram
verificá-lo. A resposta foi mista. Por um lado, havia muito mal
entendido, desacordo e hostilidade. As denúncias verbais e impressas eram
comuns.
Por outro lado
multidões tiveram sua sede espiritual extinguida pelo encontro com
Deus. Novas igrejas “pentecostais” começaram a aparecer, sendo a maioria “adições”
às igrejas denominacionais como a Rua Azusa, ao invés de “alternativas”. Os
líderes nunca encorajaram a formação de denominações “pentecostais”
separadas. Eles se referiam a si mesmos e ao seu movimento como “undenominationalism”
(anti denominacionalismo). Eles genuinamente tentaram permanecer dentro de suas
afiliações anteriores e espalhar a nova teologia pentecostal em todas as
igrejas.
A missão da rua de
Azusa gerou muitas congregações locais como a missão do quarto superior de
Elmer Fisher; Bartleman e Oitava Missão Maple de Pendleton; Missão da
Sétima Rua de William Durham; WL Sargent's Florence Avenue Missão
Pentecostal; Assembleia Plena do Evangelho do AG Osterberg; Missão
Pentecostal Italiana de John Perron; Missão de Fé Apostólica de James
Alexander na 51st Street (Alexander era um dos administradores originais de
Seymour), bem como uma outra Missão de Fé Apostólica, em Sétima e Sentous; Assembleia
Pentecostal de WF Manley; Missão de Fé Apostólica Espanhola de G. Valenzuella; A
Missão Pentecostal da Rua Carr de William Saxby; E uma missão apostólica
de resgate da fé na primeira rua.
Mais adiante, em
toda a América, igrejas significativas se tornaram “pentecostais” nos meses
seguintes, quando os visitantes vieram e receberam o fogo que voltou para casa
com eles. Seymour e outros excursionaram a nação espalhando sua revelação
e experiência recém-descobertas.
Mas o crescimento
mais significativo foi visto no exterior. Milhares vieram de todo o mundo
para um novo toque do Mestre. A maioria eram pastores e
missionários. O resultado disso foi um novo e apaixonado reduto de
missionários, recém-batizados no Espírito Santo, que foram enviados ao redor do
mundo. Ambos Parham e Seymour eram evangelistas apaixonados e a Missão da
Rua Azusa alimentou incêndios missionários nas multidões de corações. Logo
homens e mulheres agora partiam para Escandinávia, China, Índia, Egito, Irlanda
e várias outras nações. Mesmo a irmã Hutchinson, que inicialmente bloqueou
Seymour fora de sua missão, chegou a Azusa, recebeu o batismo do Espírito Santo
e partiu para a África.
Owen Adams viajou
para o Canadá onde conheceu Robert Semple, o primeiro marido de Aimee Semple
McPherson. Adams contou a Semple os eventos sobrenaturais de Azusa e sua
experiência de falar em línguas. Semple então foi com sua nova noiva para
a China, onde Robert Semple iria morrer. Mas a notícia de Adam fez nascer
um desejo ardente no coração da jovem Aimee. Quando ela voltasse para a
América, ela faria de Los Angeles sua base de ministério de onde seu ministério
fenomenal se levantaria.
John G. Lake visitou
as reuniões de rua de Azusa e escreveu sobre Seymour: “Ele tinha o vocabulário muito
engraçado. Mas quero lhes dizer que havia médicos, advogados e
professores, ouvindo as coisas maravilhosas que vinham de seus lábios. Não
foi o que ele disse em palavras, foi o que ele disse do seu espírito ao meu
coração que me mostrou que ele tinha mais de Deus em sua vida do que qualquer
homem que eu já tinha conhecido até então. Foi Deus nele que atraiu o povo”.
Cecil Polhill foi um
dos primeiros britânicos a receber o Espírito em Los Angeles e levar sua
mensagem de poder e missão de volta ao Reino Unido, onde se tornou um
catalisador para a primeira organização missionária pentecostal organizada do
mundo - A União Missionária Pentecostal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário