William Seymour
chegou a Los Angeles em 22 de fevereiro de 1906 e passou a realizar reuniões em
uma pequena loja em frente à church Santa
Fe Street. Esta pequena igreja era resultado de algumas reuniões da tenda
nas ruas First e Bonnie Brae, mantidas pelo grupo de WF Manley, a Casa de Deus. Os membros vieram de vários movimentos
de despertamento pela santidade, particularmente Igreja do Nazareno, e estavam
procurando um pregador de santidade para ser seu pastor. Neely Terry, um
desses membros, recomendou o Élder William J. Seymour. Ela tinha conhecido
esse pregador negro de olhos unidos em uma visita recente aos seus parentes em
Houston, Texas, onde Seymour estava.
Lucy Farrow era uma
amiga de Seymour que lhe contou pela primeira vez sobre o batismo no Espírito
Santo e o falar em línguas. Ela havia recebido a experiência através do
ministério de Charles Parham, fundador do Movimento de Fé Apostólica, um
crescente movimento de santidade com cerca de 8.000 a 10.000 seguidores em
1906. Inicialmente demonstrou-se interessado, mas tinha muitas
perguntas. Quando Parham se mudou para Houston e começou uma Escola
Bíblica, ela convenceu Seymour a comparecer. Devido às leis de segregação
dos países chamadas de “leis de Jim Crow”, Seymour não foi autorizado a passar
a noite na escola. Nem podia compartilhar o mesmo quarto que os brancos (as
palavras 'Jim Crow' se tornaram uma insinuação racial sinônimo de preto, cor,
negro no vocabulário de muitos brancos, ou o pior 'Sambo' ou 'coon', e até o
final do século os atos de discriminação racial em relação aos negros eram
muitas vezes referidos como leis e práticas de Jim Crow). Por esta razão,
Seymour foi deixado de fora da sala de aula, na varanda, e teve de aprender “à
distância”.
Parham tinha estado
pregando a doutrina pentecostal fundacional (ou a “fé apostólica”, como ele a
chamou) por alguns anos e teve experiência de primeira mão do batismo do
Espírito Santo com o sinal de línguas. A primeira ocasião foi em sua
Escola Bíblica em Topeka, Kansas em 1 de janeiro de 1901 e em 1903 ele foi
parte de um surto de reavivamento, que incluiu o batismo Pentecostal e a cura
divina, em Galena, Kansas. Posteriormente, ele começou uma série de
igrejas, principalmente em torno dos subúrbios de Houston, Texas, onde ele
também começou outra faculdade para treinar missionários evangelistas.
Foi aqui em Houston
que William J. Seymour, convencido de que o ensino de Parham sobre o batismo do
Espírito Santo, com a evidência inicial de línguas, era profundamente bíblico e
seu sistema teológico Wesleyano de Santidade estava bem estabelecido.
Foi em fevereiro de
1906 que Seymour recebeu o convite de Neely Terry para se mudar para Los
Angeles e assumir o pequeno pastorado de santidade. Armado com grande
doutrina pentecostal, mas com pouca experiência pessoal, ele ansiosamente
começou esta nova aventura emocionante. Em suas próprias palavras:
“Foi a chamada
divina que me levou de Houston, Texas, para Los Angeles. O Senhor colocou
no coração de um dos santos em Los Angeles para me escrever que sentiu que o
Senhor queria que eu viesse, e eu senti que era a orientação do Senhor. O
Senhor providenciou os meios e eu vim para assumir o comando de uma missão na
Rua Santa Fé.”
Coincidentemente,
começaram a sentir-se tremores espirituais antes de Seymour chegar. Na
verdade, parece que toda a população cristã da cidade aguardava ansiosamente o
derramamento do Espírito, como água que vinha a ferver.
Para seu primeiro
sermão de domingo de manhã, Seymour pregou com coragem sobre o texto de Atos 2:4,
pregando em termos inequívocos que “línguas” eram a evidência do verdadeiro
batismo com o Espírito Santo. Sem essa “evidência”, ninguém poderia
afirmar que havia sido batizado no Espírito. Infelizmente isso não fazia
parte dos ensinamentos aceitos pelo movimento de santidade, que geralmente
ensinavam que a santificação e o batismo com o Espírito Santo eram a mesma
experiência, uma experiência que a maioria deles afirma ter tido. O ensino
de Seymour foi mal interpretado porque desafiou uma das doutrinas mais
distintivas e mais queridas da igreja de santidade.
O ensino em línguas foi
tão perturbador para a Irmã Julia W. Hutchins, que fundou a igreja, que quando
Seymour voltou para o serviço à noite, ele encontrou as portas fechadas com
cadeado. Felizmente Seymour tinha sido hospedado para o almoço na casa do
membro da missão de Santa Fé, o Sr. Edward Lee, que teve pena deste pregador sem
teto e ofereceu-lhe acomodação temporária.
Continua...
Continua...
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