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Thomas Muntzer |
Sempre que o Cristianismo tentou se
aproximar dos governos e participou da política deste mundo entrou em declínio.
No século IV, assim foi com a formação do catolicismo através do decreto
constantiniano, tomando uma igreja já fermentada politicamente e atemorizada
pelas duras perseguições para formar um misto de Estado e igreja. O título
adquirido por essa igreja devido a sua atitude está registrado em Apocalipse e
recebe o nome de a “Grande Babilônia”, ou grande confusão. Quando na época da
Reforma, alguns seguidores de Lutero denominados anabatistas (seguidores de
Thomas Muntzer, entretanto) reivindicaram um posto de exigências e
participações no cenário político contrariaram novamente os valores de Cristo.
Os muntzeritas tinham um discurso contagiado pela ideia de revolução, algo
visto como inovador para os padrões do fim do Medievo, pois a tomada de poder
era algo visto como pecaminoso. No entanto, este foi um dos motivos pelos quais
Friederich Engels, companheiro de Karl Marx, elogiou o movimento, séculos
depois, como umas das justificativas para as quais o proletariado ambicionasse tomar
o poder.
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Menno Simons |
Esses
dois exemplos são suficientes na tentativa de demonstrar que qualquer
vinculação entre Estado e Igreja coopera com a ruína dos pilares cristãos.
Obviamente, para um movimento chegar ao ponto que os dois chegaram foi
necessário um processo iniciado com anseios mínimos e sucintos sem os quais não
seria possível robustecer ideologicamente seus líderes em busca de soluções
para seu agrupamento ao longo de sua história. Por exemplo, Florival Cáceres
cita que os munzteritas “acreditavam que os homens podiam contestar a ordem
política, o que era inconcebível para Lutero. Os cristãos verdadeiros deveriam
realizar o reino de Deus na terra e não em outra vida, e esse reino deveria ser
baseado na igualdade integral e fraternidade viva. A desigualdade política e
social, que garantia a riqueza dos poderosos, não era apenas injusta, mas
pecaminosa”. Percebamos que a mentalidade deste movimento desviado do autêntico
Cristianismo surgiu de forma repentina exigindo o que não se esperava dele. Foi
algo surpreendente, já que não se esperava uma manifestação como aquela. Aliás,
as Reformas do século XVI foram ganhando forma à medida que Lutero foi
avançando com sua ordem de reformar a Igreja. Inicialmente, sua razão era
estritamente bíblica, porém com o tempo percebeu-se que não rompeu por completo
com Roma. Todos os movimentos que desejavam algo emergiram neste contexto de reivindicações.
Enquanto Lutero anelava paz para seu coração, outros, como os munzteritas,
tinham um discurso mais afiado ao fio da espada. Para Menno Simons, ícone do
anabatismo pacífico, todas as ações vinculadas à ordem política e à violência não
correspondiam ao fiel cumprimento das Escrituras uma vez que o Estado não era
um degrau para se chegar ao cumprimento da verdadeira fé. A fé era uma atitude
singular de servir exclusivamente a Cristo sem se embaraçar com os valores
políticos do mundo. Assim ele pontuou: “a verdadeira fé evangélica não pode
permanecer adormecida, mas se manifesta em toda justiça e nas obras de amor
(...) Veste os nus, dá de comer aos famintos, consola os tristes, dá abrigo aos
destituídos, ajuda e consola os aflitos, busca os perdidos, socorre os feridos,
cura os enfermos (...) torna-se tudo para todos”. John Driver faz a tradução de
escritos de Simons demonstrando sua perspectiva apesar dos dissabores que ele e
sua comunidade anabatista sofriam: “foram brutalmente perseguidos, desterrados,
torturados e assassinados igualmente por católicos e protestantes”. Isso só
para mostrar o grande abismo que há entre aqueles que querem servir ao mundo
político e os fiéis que querem servir o Cristo.
Essa
visão de mundo munzterita, contudo, não coopera com a dos anabatistas
autênticos. Os anabatistas são pacifistas, não se utilizam da violência, não
guerream ideologicamente com os políticos nem incitam o ódio. Os anabatistas
entendem que não fazem parte dos reinos estabelecidos neste mundo, visto que
estes objetivam satisfazer os anseios humanos cheios de egoísmo e paixão sem
qualquer preocupação com os valores cristãos. Para os anabatistas verdadeiros, “a
intenção de Deus sempre foi formar um povo à sua imagem, que leve seu nome. E
Jesus não só nos ensina como é Deus, mas também é a perfeita imagem do que
sempre quis que a humanidade fosse. Este projeto de Deus, que aponta para a
restauração de toda a criação ao seu propósito original, culminará no
restabelecimento de seu reinado de justiça e paz. Uma autêntica espiritualidade
cristã se identifica com este projeto e participa em em seu projeto salvífico”,
como mencionou Drive, esse reino não é alcançado pela motivação política, mas
pela pregação efetiva das Escrituras, sem embaraços ou conchaves políticos. Um
anabatista que se preza não se vincula a qualquer forma de promoção da política
terrena, antes tem cuidado em conservar sua neutralidade para que esteja apto a
pregar a quem quer que seja através da paz do Evangelho.
Cáceres, Florival. História Geral.
Editora Moderna.
Drive, John. Comunidades Radicais.
Editora Diálogos.
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