Há uma crítica de
igrejas tradicionais sobre a manifestação do dom de profecia entre igrejas
pentecostais atualmente. Deram-se ao trabalho de manifestar posição contrária a
utilização do dom devido ao fato de acreditarem não ser mais necessário para a
igreja, formulando um conceito de que sua atuação seria oportuna apenas para os
primeiros séculos da igreja cristã. Outro quesito no qual se contrapõem é pelo
fato de dizerem que o dom de profecia promove a ideia de acréscimos doutrinários,
proferidos por oráculos que perdem o domínio de si comprometendo o sentido da
instrução apostólica (I Coríntios 14:32).
Quando analisamos o
texto de Coríntios sobre a Profecia somos levados a crê que ela figura com
ordem e decência (I Coríntios 14:40), podendo mais de uma pessoa exercer
naquele momento a função profética (I Coríntios 14:31). Entretanto, não há
restrições bíblicas ou limitações temporais para seu uso na Igreja, antes o
apóstolo admoesta: “Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas
principalmente o de profetizar” (I Coríntios 14:1).
O porquê da
orientação do santo apóstolo se deu devido ao sentido de existência do dom:
“edificar, exortar e consolar” (I Coríntios 14:3). Não há na instrução
epistolar indicativo de ser o dom uma proferição para fins doutrinários, visto
que os textos dos apóstolos gozam de exclusividade inspirativa e dos
fundamentos da fé cristã. A profecia é circunstancial e individual, mas também
para um coletivo limitado, não abrangendo toda a Igreja mística de Cristo
(universal). A profecia assegura-nos do cuidado de Deus em meio a situações que
precisam de algum alento pessoal, serve de consolo e de certeza particular.
Se algum indivíduo no calor da sua empolgação profere algo cujo conteúdo opõe-se ou acrescenta a alguma doutrina bíblica seja ela desconsiderada, pois é de falso conteúdo. Temos liberdade segundo as Escrituras para examinar e discernir o que vem de Deus e o que vem do homem (I Tessalonicenses 5:21). Se por outro lado, favorece determinado cristão atendendo sua necessidade circunstancial deverá ser reputada como verdadeira. Afinal, foi para cumprir esse propósito que a Igreja o recebeu.
Se algum indivíduo no calor da sua empolgação profere algo cujo conteúdo opõe-se ou acrescenta a alguma doutrina bíblica seja ela desconsiderada, pois é de falso conteúdo. Temos liberdade segundo as Escrituras para examinar e discernir o que vem de Deus e o que vem do homem (I Tessalonicenses 5:21). Se por outro lado, favorece determinado cristão atendendo sua necessidade circunstancial deverá ser reputada como verdadeira. Afinal, foi para cumprir esse propósito que a Igreja o recebeu.
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