O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Agostinho de Hipona e a queda de Roma



Os acontecimentos justificam-lhe a previsão. Destruída Cartago, sufocada e sepulto em suas ruínas o eterno terror de Roma, então é que o destino engendra lamentável série de calamidades. O julgo da concórdia quebra-se e voa em pedaços; depois, sanguinolentas sedições e por encadeamento de causas funestas, as guerras civis, desastres espantosos, o sangue corre em torrentes; sede cruel de proscrições e rapinas aviva-se; os romanos, que, quando virtuosos, nada receavam senão dos inimigos, agora, decaídos dos costumes hereditários, tudo tem a sofrer dos concidadãos.

... queria que o medo reprimisse a libido, o mesmo freio contivesse a luxúria e o freio da luxuria fosse o da avareza, enfim, que a repressão do vício deixasse florir e desenvolver-se a virtude necessária à república e a liberdade necessária à virtude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário