O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

O apóstolo Matias

Todos os atentos leitores de Atos dos Apóstolos verificam um fato inegável no momento que ingressam no exame do texto: a escolha de Matias em substituição de Judas Iscariotes para o apostolato. Pedro, o cabeça da articulação, suscitou a necessidade e estabeleceu alguns critérios que julgou pertinentes para elegerem um indivíduo com caráter irrepreensível e compatível com as exigências do ministério. Após nenhuma objeção, Matias é eleito pelo colegiado apostólico, formado inicialmente pelo Cristo.
Encontramos referências a Matias na eleição de Atos 1:15-16 e, de forma sucinta, em Atos 6:2 e Atos 9:27, quando ficou frente a frente com Paulo. Percebe-se, então, que houve nas Escrituras certa preferência nos relatos do início e da expansão do Cristianismo sobre as histórias vivenciadas por esses arautos do Evangelho da Igreja Primitiva. Não só Matias, mas também outros apóstolos não tiveram suas histórias relatadas nos Atos dos Apóstolos. Praticamente, Atos dos apóstolos elege Paulo, o apóstolo concebido “fora de tempo”, compondo a grande parte do texto, Pedro e João, no início, a fim de transmitir o ideal apostólico. Apesar de a maioria dos apóstolos não terem sido contemplados em suas atividades eclesiásticas na História da Igreja, esse critério não poderia ser utilizado para referendar a veracidade do ministério individual.
Apesar disso, o que causa certa estranheza diante da eleição de Matias é o fato de os outros ministros apóstolos terem sido eleitos diretamente por Jesus (Mateus 10:1-4), em razão de não ser essa uma atribuição dos apóstolos em si, ou seja, de eleger outro igual. Desta forma, levando em consideração a instituição desse ministério, podemos questionar se a escolha de Matias pelo colegiado apostólico teria sido legitimada por Cristo ou não. Realmente, nas Escrituras nada há, explicitamente, de objeção. Razão que leva muitos a acreditarem na autenticidade da escolha e sua validade. Mas, é muito importante lembrar que não existia uma regra prévia instituída por Jesus para a eleição do ministro apostólico, já que foi ele quem primeiro escolheu os apóstolos, porém não os primeiros, mas os únicos (é bom chamarmos atenção a esse fato). Jesus escolheu homens que figurariam como alicerce doutrinário e a base fundamental para regras de fé e prática. Isto se refere à limitação quantitativa e escolha única dos homens vocacionados para a função. Jesus, inicialmente, escolheu doze homens, mas sabendo de antemão que um não estaria vinculado com os propósitos apostólicos devido ao comportamento que se verificou em seu trajeto entre os demais, demonstrando sua incapacidade e pecaminosidade. Antecipadamente, pelo atributo da Onisciência, Jesus sabia quem fecharia o número dos doze. Seria este Matias ou Paulo?
Sem dúvida, a forma como a conversão de Paulo se deu, através de seu ingresso imediato na obra e de sua abnegação incondicional para o serviço cristão, colocaram em dúvidas a escolha de Matias, pois, além disso, a vinculação do termo apóstolo nas cartas paulinas tornou um problema à escolha de Matias, visto que Paulo assume categoricamente a lacuna deixada por Judas Iscariotes. Como justificativa plausível a esta construção, quando Jesus ordenou Ananias visitar Paulo em Damasco asseverou que Paulo era para Ele “um vaso escolhido”. Levando em consideração a forma de escolha em Mateus 10, o número doze, enfim, encontrou seu lugar junto ao grupo de pilares apostólicos da fé cristã. O número doze foi definido para o colegiado apostólico desde Mateus até Apocalipse.
Por outro lado, qual a implicação negativa para a aceitação do ministério apostólico de Matias? A possibilidade das autoridades eclesiásticas poderem tomar decisões como se o Senhor Jesus o fossem, estabelecendo novos conceitos e paradigmas. Na verdade, muitos Pais da Igreja incorreram neste problema e promoveram uma série de inovações dogmáticas no seio da Igreja. Esse problema tornou a Igreja vulnerável às invencionices de homens, algo que em muitos momentos da literatura apostólica foi censurado. A inobservância aos princípios fez com que hoje algumas lideranças religiosas reivindicassem o título de apóstolo para si, como se fossem algum expoente maior (redundância) do movimento cristão pós-moderno. Um equívoco proveniente daqueles primeiros ares e uma terrível falta de espiritualidade.
A ânsia pelo poder, a ganância e a apostasia repousaram seguras nestes centros que não prezam pelas santas palavras das Escrituras. Rejeitaram as orientações precisas para se deixarem levar pelos caprichos particulares. Demonstraram não saberem interpretar as Escrituras nem possuírem o Santo Espírito que nos leva a toda verdade. Quem não se sente compungido diante de uma situação como esta, na verdade, deixou-se endurecer pelo erro e pelo desvio. Queira Deus libertar muitos que estão enganados pelas falácias dos falsos mestres.
A Deus seja a Glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário