O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Os valdenses eram adventistas?

Ao analisarmos a História da Igreja Cristã nos deparamos com um grande número de pequenos movimentos, chamados marginais, cuja maior característica era o retorno ao primitivismo cristão. Os Valdenses, habitantes dos vales piemonteses e de outros vales circunvizinhos na Itália, do século XII, foram um desses grupos.

Existem pelo menos três teorias que tentam explicar as origens dos Valdenses. A primeira informa que os valdenses são provenientes da Lombarbia cuja Igreja tinha uma forte influência de Agostinho, de Ambrósio, de Vigilantius e de Cláudio, bispo de Turim, no século X. Na segunda, Pedro Valdo é citado como o fundador deste movimento no século XII. E a terceira aponta sua origem para um remanescente de Albingenses da França em fuga devido às perseguições nesse país no século XIV. De uma forma ou de outra foram severamente perseguidos por causa de suas convicções, ganhando renome histórico.

Numa tentativa de aproximar o adventismo desse movimento tão nobre, Ellen G. White, considerada profetiza, proferiu que os Valdenses foram a igreja verdadeira de Deus para depois associá-los aos seus seguidores sabatistas. Desta feita, ensinou sua profecia como sendo a verdade de Deus revelada. Ellen White teria recebido informações diretas de Deus sobre os perseguidos valdenses, não necessitando fazer nenhum apurado histórico para confirmá-las. Segundo ela, a história do povo de Deus durante os séculos de trevas que se seguiram à supremacia de Roma, está escrita no Céu, mas pouco espaço ocupa nos registros humanos. Veja o texto onde ela compara e declara os Valdenses como a verdadeira igreja de Cristo com pretensões adventistas:

 

A fé que durante muitos séculos fora mantida e ensinada pelos cristãos valdenses, estava em assinalado contraste com as falsas doutrinas que Roma apresentava. Sua crença religiosa baseava-se na Palavra escrita de Deus – o verdadeiro documento religioso do cristianismo. Mas aqueles humildes camponeses, em seu obscuro retiro, excluídos do mundo e presos à labuta diária entre seus rebanhos e vinhedos, não haviam por si sós chegado à verdade em oposição aos dogmas e heresias da igreja apóstata. A fé que professavam não era nova. Sua crença religiosa era a herança de seus pais. Lutavam pela fé da igreja apostólica - a "fé que uma vez foi dada aos santos". Judas 3. "A igreja no deserto" e não a orgulhosa hierarquia entronizada na grande capital do mundo era a verdadeira igreja de Cristo, a depositária dos tesouros da verdade que Deus confiara a Seu povo para ser dada ao mundo.

 

Após apresentar o movimento de forma elogiosa, ainda no capítulo 4 do livro “O Grande Conflito”, talvez o mais conhecimento escrito da Sra. White, ela declara que os valdenses eram guardiões do sábado: Entre as principais causas que levaram a igreja verdadeira a separar-se da de Roma, estava o ódio desta ao sábado bíblico… rejeitavam o culto às imagens como idolatria e guardavam o verdadeiro sábado.


Nobla Leycon

A tentativa de unir uma Igreja histórica, marcada pelo zelo e pelo sofrimento, ao adventismo se mostra mais explícito neste momento. No entanto, a grande questão é saber mesmo se os valdenses guardavam o sábado. No Nobla Leycon, um poema, mas na realidade, uma confissão de fé ou um estudo memorável do sistema da cristandade em contraste com os erros de Roma, escrito de grande reputação pelos valdenses, abaixo apenas da Bíblia Sagrada, não há nenhuma referência ao sábado. Este credo apresentava a necessidade de praticar as virtudes cristãs apesar do fim iminente. A conduta consciente e convicta levou sua irrepreensibilidade se tornar um provérbio, de modo que se alguém que normalmente fosse isento de vícios do seu tempo era suspeito de ser um Vaudes(valdense). O Nobla Leycon tem a seguinte passagem: - "Se há um homem honesto, que deseja amar a Deus e reverenciar Jesus Cristo, que não faça calúnia, nem jure, nem minta, nem cometa adultério, nem mate, nem roube, nem se vingue de seus inimigos, eles num instante dizem que ele é umVaudes(valdense) e digno de morte".

Para não ficarmos apenas com os textos valdenses, encontramos uma correspondência entre um pesquisador húngaro e um pastor valdense da Itália discutindo sobre o tema “a guarda do sábado pelos valdenses”. Vejamos e concluamos:

 

Os seguintes textos foram publicados por

Andras Szalai e Thomas Soggin:


19 de Junho de 2006


Queridos irmãos,

O meu nome é Andras Szalai, sou diretor de um centro de pesquisa de apologética evangélica na Hungria e preciso de sua ajuda – ajuda profissional de um teólogo Valdense – num certo projeto de pesquisa no qual estou trabalhando.

É sobre a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que afirma que os Valdenses guardaram a lei do sábado. Pelo que eu saiba, isso não é verdade, mas eu gostaria de saber a sua opinião. Se os Valdenses guardavam ou chegaram a guardar o sábado em algum momento, por favor me dê fontes históricas.

Andras Szalai 

Apologia Research Center (CFAR Hungary)

Pf. 22, 1576 Budapest. Hungria

www.apologia.huwww.thecenters.org

------------------------------------------------------------------------

21 de Junho de 2006

          
Querido irmão Andras,

Meu nome é Thomas Soggin, um ministro Valdense em Bérgamo (norte da Itália), apontado pelo nosso Conselho–o Valdese Tavola–para responder a sua carta.


Se você está interessado nas Igrejas Valdenses na Itália (Norte, Centro e Sul da Itália), no Uruguai e na Argentina, do passado e do presente, você pode dar uma olhada no site da nossa Casa Publicadora: Claudiana (Torino), email. Você pode também tentar encontrar e estudar o seguinte livro: Giorgio Tourn, Vocês são minhas testemunhas – os valdenses em 800 anos, Claudiana Editor 1989 – Distribuído na América do Norte pelo P.O. Box 37844 – CINCINNATI, OH 45222 (EUA).

Em seus 350 anos antes da Reforma, o verdadeiro problema foi o batismo – a conexão entre o batismo e o constantinianismo da Igreja Católica Romana, não o problema do batismo (por imersão ou por aspersão), nem o problema do sábado ao invés do domingo.

Você pode tentar encontrar numa grande biblioteca os seguintes livros:

1) Jean Gonnet - Amedeo Molnar, Les vaudois au moyen age, Claudiana, Torino 1974 (em Francês): No século XV todos os Valdenses (França, Itália: Piemonte, Calábria) estavam unidos ao movimento Hussita: os tchecos Taboritas (c/o Jan Hus). Nesse tempo também existiam alguns documentos Valdenses sobre o batismo: pág. 434-437).

2) Amedeo Molnar, Storia dei valdesi/1, Dalle origini all’adesione alla Riforma, Claudiana, Torino 1974 (em Italiano). (Eles não tinham interesse no batismo como escreveu o apóstolo Paulo em 1 Cor. 1:17); pág. 274.

3) Carlo Papini, Valdo di Lione e i «poveri nello spirito», Claudiana, Torino, 2001. Eles foram chamados: Mater Reformationis (Mãe da Reforma), quando antes eles eram como você sabe, durante a Idade Média apenas um movimento, mas não uma igreja. Após o Sínodo dos Chanforan em Angrogne (1532) e mais tarde, os Valdenses se tornaram uma Igreja Presbiteriana Reformada, como em Genebra. Adotaram a Confissão de fé Reformada de Huguenote, do chamado Sínodo “De la Rochelle” de 1559 (mas foi realmente o Sínodo Paris a sua primeira Assembleia Geral Huguenot).

Mas em 1655, as Igrejas Valdenses tiveram a sua própria Confissão de Fé, feita às pressas em italiano, imediatamente após o massacre dos Valdenses, chamada “Piedmonts Easters” (veja Milton’s Avange o Lord…!). Essa confissão de fé era simplesmente uma versão abreviada em italiano da Confissão de Fé Huguenote de 1559:confirmava que teologicamente os Valdenses estavam no calvinismo presbiteriano. Ainda hoje é a base das crenças dos Valdenses, a qual os candidatos têm que assinar na frente da Assembleia Geral antes de se tornarem Ministros ordenados (VDM) nas nossas igrejas (sem qualquer tipo de anabatismo, ou sábado em vez de domingo!).

Portanto, os Valdenses não guardavam o sábado (no sentido de sábado em vez de domingo) e não eram guardiões da “verdade do sábado”, como dizem. Os Valdenses nunca seguiram o sábado dos Adventistas do Sétimo Dia, mas seguiram a Paulo como em Romanos 14:5-8.

Podemos, portanto, dizer muito claramente que os Valdenses não eram os guardiões do Sábado, sétimo dia, e eles não foram perseguidos por guardar o sábado! Eles foram perseguidos, (a partir de 1532–quando fizeram parte da Reforma Sínodo Angrogna–a 1848–quando receberam a liberdade religiosa), por causa de sua fé calvinista-reformada em Cristo.


Com os meus melhores sentimentos, Thomas Soggin

------------------------------------------------------------------------

 

22 de Junho de 2006

 

Querido irmão Thomas,

Só mais uma coisa. Posso usar a sua carta como uma resposta oficial da Igreja Valdense para refutar a alegação dos Adventistas do Sétimo Dia? (Como escrevi antes, eles afirmam que os Valdenses guardaram o sábado assim como eles; desta forma eles querem estabelecer uma continuidade histórica com a sua igreja...)

No caso que você permita que eu use a sua carta, eu também gostaria de enviá-la para alguns pesquisadores americanos, os quais fariam apenas o que fizemos, dizendo aos Adventistas que não podem usar os Valdenses para provar o passado histórico do ensino deles.

Que Deus o abençoe! Andras

------------------------------------------------------------------------

23 de Junho de 2006

 

Querido irmão Andras,

Certamente você pode usar a minha carta com toda a documentação, porque o velho movimento Valdense e a alegação dos Adventistas do Sétimo Dia, têm, historicamente falando, nada a ver um com o outro, nem com a Igreja Valdense reformada depois da Reforma (1532).

Que Deus o abençoe também, Thomas Soggin

Cartas publicadas por Life Assurance Ministries

 

Bem, se é melhor confiar numa ramificação cristã cujo surgimento decorreu de inúmeras profecias e revelações equivocadas ao invés de dar crédito aos herdeiros diretos do movimento Valdense, o leitor fique à vontade, mas, lembramos, diante do fato concreto só podemos nos render à verdade.

Que o bondoso Cristo, Senhor do sábado, vos abençoe!

  

Heládio Santos

Prof. Do Instituto PIetista de Cultura

91 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu pergunto: A quem vocês pensam estar combatendo quando renegam a observância do sábado? Aos adventistas? Digo taxativamente que não é contra os adventistas que vocês estão combatendo, mas contra o próprio Deus, criador, mantenedor e nosso redentor!
      Se eu fosse vocês seguiria o conselho que Gamaliel deu aos líderes judeus:

      "agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus."

      Atos 5:38,39

      Excluir
    2. Caríssimo, não combatemos contra Deus, graças a Ele mesmo que nos deu Cristo Jesus, nosso descanso. Procuramos ensinar a doutrina cristã em sua pureza, não extraindo elementos do judaísmo para tanto. Verifique melhor suas colocações e ponderações, examinando sua Bíblia não com os olhos de sua herança religiosa, mas permitindo que o Santo Espírito te guie a toda a verdade.

      Excluir
    3. Sábado é o dia que Deus separou para fazer Sua aliança com Israel. É também o descanso Dele. Portanto a Bíblia é desde o começo, meio e fim não mudou nada em relação ao sábado. Deus fez a fiança co. O Velho e o Novo Testamento.

      Excluir
  2. Os valdenses do norte da Itália foram um povo remanescente da era apostólica e a prova disso, além deles não terem sido alcançados pelo catolicismo, eram ferozes combatentes das heresias romanas, além disso, somente com a bíblia conseguiram confeccionar um conjunto de doutrinas, dignos de admiração, conforme um livro antigo valdense chamado Nobla Leycon pode testificar

    Eles criam:

    -Na morte expiatória e a justificação de Cristo foi a sua verdade cardeal.

    -Na doutrina da Trindade

    - A queda do homem, a encarnação do Filho

    - Na autoridade perpétua do Decálogo como dado por Deus

    - Na necessidade da graça divina para praticar boas obras, a necessidade de santidade, a instituição do ministério, a ressurreição do corpo e a bem-aventurança eterna do céu.

    Essas informações vocês podem encontrar em:
    http://elescreram.blogspot.com.br/2013/04/a-historia-dos-valdenses-jawylie.html
    ou ainda:
    A HISTÓRIA DOS VALDENSES
    Por J. A. Wylie (1808-1890)
    London: Cassell and Company, 1860


    Pode ser que a interpretação de vocês,seja o decálogo do catecismo romano, mas prefiro acreditar que o decálogo mencionado pelos valdenses, seja o verdadeiro, aquele escrito pelo próprio dedo de Deus. Exodo 31:18
    "E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ricardo,
      Entendemos que os Valdenses não guardavam o sábado como acima destacamos. As doutrinas que você mencionou fazem parte do conjunto teológico daquele grupo, exceto o sábado. Nossa investigação também fez uso do livro que você citou, além de “We are my Witnesses: The Waldensians across 800 years” e outros de História da Igreja de autores renomados pela academia. Nossa crítica, no entanto, girou em torno da suposta profecia da Sra. White (destaco que não a tenho como profetiza). Ela elencou um movimento tão puro que buscava viver a experiência comunitária segundo o modus da Igreja Primitiva, tentando respaldar a antiguidade do seu movimento (adventista), ação digna de censura já que não se confirmou pelos Valdenses de hoje, pois acredito conhecerem mais de sua história do que nós mesmos.
      Meu caro, não sei quais outros comentários você fez acima. Não me recordo de tê-los apagado. Entenda comigo, se disponibilizei o campo para comentários foi para que os mesmos fossem utilizados e internautas como você apresentem suas opiniões, sejam elas a favor ou contra. Peço desculpas se houve essa impressão e fique à vontade para qualquer outro comentário.
      Abraços,
      Heládio Santos

      Excluir
    2. Muito bom irmão Ricardo, matérial muito bom sobre a história sobre os Valdenses. Agradeço a Deus por pertencer a essa família maravilhosa ( Igreja Adventista do sétimo dia ) e pela teologia coerente que sempre apresentam sobre as verdades bíblicas. Sem contar com o Drº e teologo Wilson Paroschi especialista no novo testamente e como crítico textual com conceito não somente no brasil mas mundialmente. Que Deus abençoe a todos!!!

      Excluir
  3. Excelente comentário! Não percebi nada de ofensivo em seu comentário e suponho que, se os anteriores foram removidos pelo autor, provavelmente haviam verdades que ele fez questão de esconder. Que Deus continue te dando essa sabedoria! Contra fato, não há argumento! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mill,
      seus questionamentos foram respondidos no comentário do Ricardo.
      Abraços.

      Excluir
    2. Mill, fui informado, por quem apagou os comentários que os mesmos eram iguais ao comentário que restou do Ricardo Megda, datado de 22/01/2015 às 08h08. Portanto, não houve qualquer perda do comentário feito.

      Excluir
  4. Excelente comentário! Não percebi nada de ofensivo em seu comentário e suponho que, se os anteriores foram removidos pelo autor, provavelmente haviam verdades que ele fez questão de esconder. Que Deus continue te dando essa sabedoria! Contra fato, não há argumento! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mill,
      seus questionamentos foram respondidos no comentário do Ricardo.
      Abraços.

      Excluir
  5. Os valdenses, em 1120: “A observância do sábado... é uma fonte de alegria.” [Blair, “History of the Waldenses”, vol.1, pág. 220.]

    ResponderExcluir
  6. Os valdenses, em 1120: “A observância do sábado... é uma fonte de alegria.” [Blair, “History of the Waldenses”, vol.1, pág. 220.]

    ResponderExcluir
  7. Alemanha: “Em 1310, duzentos anos antes das teses de Lutero, os irmãos boêmios constituíam um quarto da população da Boêmia, e estavam em contato com os valdenses, que havia em grande número na Áustria, Lombárdia, Boêmia, norte da Alemanha, Turíngia, Brandenburgo e Morávia. Erasmo enfatizava que os valdenses da Boêmia guardavam o sétimo dia (sábado) de uma maneira estrita.” [Robert Cox, “The Literature of the Sabbath Question”, vol. 2, págs. 201 e 202.]

    ResponderExcluir
  8. Alemanha: “Em 1310, duzentos anos antes das teses de Lutero, os irmãos boêmios constituíam um quarto da população da Boêmia, e estavam em contato com os valdenses, que havia em grande número na Áustria, Lombárdia, Boêmia, norte da Alemanha, Turíngia, Brandenburgo e Morávia. Erasmo enfatizava que os valdenses da Boêmia guardavam o sétimo dia (sábado) de uma maneira estrita.” [Robert Cox, “The Literature of the Sabbath Question”, vol. 2, págs. 201 e 202.]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Dannyel Balbino, agradeço sua participação em nosso blog. Gostaria de perguntar se você leu essas obras citadas ou se apenas reproduziu os textos traduzidos e utilizados isoladamente em alguns sites na internet? Informo ser necessário o conhecimento do contexto para assim podermos validar a sentença. Verifiquei que suas obras estão disponíveis na internet em inglês e tive a curiosidade de fazer uma leitura desse contexto que lhe falei. Faço uma crítica aos autores, pois eles não citam qualquer fonte histórica e convincente para o tema, por isso, não devemos aceitar uma mera especulação ou achismo. Acrescento que muitos historiadores dos quais dispomos e que estudam o assunto não fazem referência a tal prática pelos Valdenses. Alguns deles: Justo L. Gonzales, John Driver, W. Walker, E.H. Broadbent, H. H. Muirhead, Giorgio Tourn, Donald F. Durnbaugh, entre outros. Gostaria de fazer uma citação do livro de John Driver (versão em espanhol), intitulado "Fe en la periferia de la historia", para demonstrar as práticas dos valdenses, citando a fonte de onde extraiu:
      "Se les puede reconocer por sus costumbres y por su modo de hablar. Regulados y modestos, evitan el lujo en el vestido. … Viven como obreros, del trabajo de sus manos. Sus propios maestros son tejedores o zapateros. No acumulan dinero y se contentan con lo necesario. Son castos, … moderados en las comidas, no frecuentan ni las hosterías ni los bailes, porque no gustan de tales frivolidades. Siempre aplicados al trabajo, sin embargo, encuentran tiempo para enseñar y estudiar. Destinan también algún tiempo a la oración. Van a la iglesia, participan del culto, se confiesan, comulgan y asisten a las predicaciones, aunque lo hacen con la finalidad de advertir errores en el predicador. Se les reconoce también por su conversación sobria y discreta. Rehuyen la maledicencia, se abstienen de chácharas ociosas y bufonescas como también de las mentiras. (Seudo Rainerio, observaciones hechas por los inquisidores de Europa Central en el año 1270.)" - Citado en Amedeo Molnár, op. cit., pp. 21, 29.
      Lembro que os conflitos doutrinários dos valdenses eram com os dogmas católicos, nos quais não havia qualquer referência ao sábado. John Driver menciona tal situação:
      El biblicismo de los valdenses influyó poderosamente en la formación de una espiritualidad altamente bíblica, que contrastaba notablemente con la espiritualidad católica medieval. No respetaban las disposiciones oficiales sobre los ayunos, las festividades estipuladas en el calendario litúrgico, las oraciones por los muertos, la veneración de María y los santos, la jurisdicción pontificia, etc. Cuestionaban una buena parte de las formas litúrgicas populares de la época: lugares e instrumentos considerados sagrados, imágenes de Cristo, las campanas, los órganos, las peregrinaciones y procesiones en honor a los santos y mártires, etc. Solían comparar los cantos litúrgicos del catolicismo medieval con el «ladrido de los perros».
      Según un informe inquisitorial del año 1388, durante una comida valdense «uno de ellos puso en manos del ministro un pan de trigo y éste lo bendijo, lo partió y dio de él a cada uno de los presentes ... y todos besaron uno por uno aquel pan, luego comieron. Después de esto, una anciana, tras haber bebido primero, pasó a todos la vasija». De modo que, entre los valdenses la eucaristía era un acto profundamente comunitario en el que todos participaban y, en principio, cualquier hermano o hermana podía presidir." Amedeo Molnár, op. cit., p. 15l.
      Além disso, lembro as palavras de Thomas Soggin (ministro valdense), texto acima, em que faz referência ao fato dos valdenses não serem sabatistas.
      Abraços.

      Excluir
    2. AMADO IRMÃO VOCÊ PERGUNTOU AO IRMÃO BALBINO SE ELE TINHA VISTO QUE OS VALDENSES GUARDAVAM O SÁBADO EM SITES DA INTERNET OU LEU NO LIVRO... UM DOS TEXTOS QUE ELE CITOU FOI: Os valdenses, em 1120: “A observância do sábado... é uma fonte de alegria.” [Blair, “History of the Waldenses”, vol.1, pág. 220.]

      POIS BEM... EU PROCUREI O LIVRO NA INTERNET E LI NO PRÓPRIO LIVRO NA PÁGINA 220, NA LINHA 20. ENTÃO, DE FATO O REGISTRO DE QUE OS VALDENSES GUARDARAM O SÁBADO NÃO É UM DELÍRIO DE ELLEN G WHITE... EXISTEM HISTORIADORES QUE AFIRMAM ISSO TAMBÉM... O QUE DESFAZ SEU ARGUMENTO. o link do livro para quem quiser acessar é o seguinte: https://ia800300.us.archive.org/29/items/historywaldense00blaigoog/historywaldense00blaigoog.pdf

      Excluir
    3. INCLUSIVE NO LIVRO DE BLAIR AFIRMA QUE OS VALDENSES ACREDITAVA QUE DEVERIAM GUARDAR OS 10 MANDAMENTOS... INCLUSIVE A PARTE EM QUE O TEXTO FALA SOBRE O SÁBADO O AUTOR ESCREVE DA SEGUINTE FORMA:

      EM INGlÊS (ORIGINAL)
      observation of the sabbath, by ceasing from worldly labours and from sin, by good-works, and by promoting the edification of the soul through prayer and hearing the word, is enjoined

      TRADUÇÃO

      observação do sábado, cessando dos trabalhos mundanos e do pecado, pelas boas obras e promovendo a edificação da alma através da oração e ouvindo a palavra, é ordenada.

      ENTÃO MEU IRMÃO, TALVEZ SERIA BOM VOCÊ DAR UMA REFINADA NA SUA PESQUISA. ressalto que o autor do livro faz essas afirmações baseado em documentos valdenses.

      Excluir
    4. Impressionante sua argumentação porque nem os Valdenses italianos reconhecem a informação. Sei que há quem diga que os valdenses guardaram o sábado, mas a questão é saber se realmente o fizeram. Por isso, precisamos entender de fato a identidade do movimento e não podemos fazer isso com um estudo tendencioso. No texto citado não há informação da fonte (pelo menos na página citada). Não é uma coisa tão simples de se fazer caro Neto. Não sei se você sabe, mas existiram grupos chamados Valdenses pacifistas, mas que com a perseguição foram para a batalha e mataram seus inimigos. Por assim dizer, não podemos considerá-los verdadeiros valdenses.
      Minha colocação para você é crescer nesse entendimento crítico da História até poder dar algum parecer realmente convincente.

      Excluir
    5. Se os valdenses nao guardaram o sabado do senhor,qual decalo eles criam?

      Excluir
    6. Não acho relevante saber se os valdenses, guardaram ou não o Sábado ou Domingo. Gostaria de saber qual o dia devemos guarda de acordo com as escrituras. Gostaria também que me explique os seguintes versos:

      Deuteronômio 30:16
      Apocalipse 12:17
      1 João 2:3
      João 14:15
      João 14:21
      Mateus 5:17-19
      Mateus 5:27-35
      Salmo 193:17-18
      Salmo 119:1-11
      Deuteronômio 11:1
      Romanos 7
      Eclesiastes 8
      Provérbios 7
      João 15:10
      Marcos 7:6-10
      2Pedro 3:2-3
      Efésios 6:2-3
      Mateus 5:18
      Apocalipse 14:12
      Apocalipse 22:14
      Apocalipse 22:18-20


      De acordo esses versos Deus é Imutável.
      1 Reis 8::56
      Malaquias 3:6
      Números 23:19
      Salmo 33:11
      Isaías 43:10
      Romanos 11:29
      Tiago 1:17
      Hebreus 13:8 entre outros.

      De acordo com João 1Jesus Cristo é o filho de Deus a palavra sem ELe nada teria criado, se Ele criou a lei ELe iria mudar.

      Se alguém poder me ajudar. Fiz estudos com várias denominações mas quando o assunto é seguir, Cristo de verdade, fazer o que ELe no poder , pude ver que a uma certa tolerância, fazendo pouco caso dos ensinamentos dos profetas, discípulos e até mesmo do Mestre Jesus.

      Que Deus abençoe infinitamente, felizmente, saudavelmente, ricamente a vida de todos vocês 🙏🙌🙏🙌
      Deus é Lindo e Maravilhoso 💞


      Excluir
  9. Caro Dannyel Balbino, agradeço sua participação em nosso blog. Gostaria de perguntar se você leu essas obras citadas ou se apenas reproduziu os textos traduzidos e utilizados isoladamente em alguns sites na internet? Informo ser necessário o conhecimento do contexto para assim podermos validar a sentença. Verifiquei que suas obras estão disponíveis na internet em inglês e tive a curiosidade de fazer uma leitura desse contexto que lhe falei. Faço uma crítica aos autores, pois eles não citam qualquer fonte histórica e convincente para o tema, por isso, não devemos aceitar uma mera especulação ou achismo. Acrescento que muitos historiadores dos quais dispomos e que estudam o assunto não fazem referência a tal prática pelos Valdenses. Alguns deles: Justo L. Gonzales, John Driver, W. Walker, E.H. Broadbent, H. H. Muirhead, Giorgio Tourn, Donald F. Durnbaugh, entre outros. Gostaria de fazer uma citação do livro de John Driver (versão em espanhol), intitulado "Fe en la periferia de la historia", para demonstrar as práticas dos valdenses, citando a fonte de onde extraiu:
    "Se les puede reconocer por sus costumbres y por su modo de hablar. Regulados y modestos, evitan el lujo en el vestido. … Viven como obreros, del trabajo de sus manos. Sus propios maestros son tejedores o zapateros. No acumulan dinero y se contentan con lo necesario. Son castos, … moderados en las comidas, no frecuentan ni las hosterías ni los bailes, porque no gustan de tales frivolidades. Siempre aplicados al trabajo, sin embargo, encuentran tiempo para enseñar y estudiar. Destinan también algún tiempo a la oración. Van a la iglesia, participan del culto, se confiesan, comulgan y asisten a las predicaciones, aunque lo hacen con la finalidad de advertir errores en el predicador. Se les reconoce también por su conversación sobria y discreta. Rehuyen la maledicencia, se abstienen de chácharas ociosas y bufonescas como también de las mentiras. (Seudo Rainerio, observaciones hechas por los inquisidores de Europa Central en el año 1270.)" - Citado en Amedeo Molnár, op. cit., pp. 21, 29.
    Lembro que os conflitos doutrinários dos valdenses eram com os dogmas católicos, nos quais não havia qualquer referência ao sábado. John Driver menciona tal situação:
    El biblicismo de los valdenses influyó poderosamente en la formación de una espiritualidad altamente bíblica, que contrastaba notablemente con la espiritualidad católica medieval. No respetaban las disposiciones oficiales sobre los ayunos, las festividades estipuladas en el calendario litúrgico, las oraciones por los muertos, la veneración de María y los santos, la jurisdicción pontificia, etc. Cuestionaban una buena parte de las formas litúrgicas populares de la época: lugares e instrumentos considerados sagrados, imágenes de Cristo, las campanas, los órganos, las peregrinaciones y procesiones en honor a los santos y mártires, etc. Solían comparar los cantos litúrgicos del catolicismo medieval con el «ladrido de los perros».
    Según un informe inquisitorial del año 1388, durante una comida valdense «uno de ellos puso en manos del ministro un pan de trigo y éste lo bendijo, lo partió y dio de él a cada uno de los presentes ... y todos besaron uno por uno aquel pan, luego comieron. Después de esto, una anciana, tras haber bebido primero, pasó a todos la vasija». De modo que, entre los valdenses la eucaristía era un acto profundamente comunitario en el que todos participaban y, en principio, cualquier hermano o hermana podía presidir." Amedeo Molnár, op. cit., p. 15l.
    Além disso, lembro as palavras de Thomas Soggin (ministro valdense), texto acima, em que faz referência ao fato dos valdenses não serem sabatistas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. http://www.igrejaadventista.org.br/Osabado/temas10.asp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcondes Ribeiro! Presumo que você colocou o endereço acima para indicar onde consta informações sobre a guarda do sábado nos livros históricos. Esse argumento já foi respondido acima.
      Para nossa reflexão, a Bíblia Sagrada é o livro que irá trazer luz para a compreensão do assunto. Ela apazigua qualquer dilema. Para ser mais objetivo, sugiro a leitura do livro "Sabatismo no tribunal das Escrituras". É esclarecedor, apesar de ser uma síntese. Caso queira, posso enviar para você.
      Abraços,

      Heládio Santos

      Excluir
  11. Qual a referência da profetiza ? Essa citação foi quando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franks Ramoon,
      Você pode encontrar essa informação facilmente na internet:
      http://digitalcommons.andrews.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1006&context=books
      Arquivo denominado: The Waldenses: Historical Perspectives from the Writings of Ellen White
      Em textos de seminários adventistas:
      http://www.unasp-ec.edu.br/unasp/departamento/atividade/files/_560.pdf
      Além de também encontrar no livro "o grande conflito":
      http://www.end-times-prophecy.org/GreatControversy.pdf
      http://centrowhite.org.br/files/ebooks/egw/O%20Grande%20Conflito.pdf

      Excluir
  12. Há muitos mitos em torno dos Homens dos Vales (valdenses) que não corroboram para respaldar a doutrina de Jesus. uns vão dizer que eram precursores protestantes; outros adventistas. Mas isso é lenda. Infelizmente quem divulga essas blasfêmias contra eles estão no mesmo espírito dos que os perseguiram . Portanto, se você quer saber a respeito da pureza de fé desses homens fiéis a Jesus, pesquise em fontes IMPARCIAIS. Que não seja nem ateu, nem católico, nem evangélicos nem de algum outro segmento , pois se assim não for, irão caçar na história dos valdenses trechos a fim de apoiar suas crenças. E isso torna-se engano . sam.file@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sam, sua colocação é muito pertinente, mas gostaria de deixar claro que mesmo as fontes "imparciais" tem algum interesse na referência, não necessariamente trazendo o movimento para seu seio. O que gosto de fazer quando analiso o movimento é recorrer às fontes próprias e aos descendentes (existem ainda hoje, um tanto diferentes, mas carregam a sua História pela qual podemos ter certezas).
      Abraços e agradecido pela participação.

      Heládio

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Esse depoimento não serve de base histórica para provar q os valdenses não guardavam o sábado

    ResponderExcluir
  15. Hj os valdenses em sua maioria perdeu sua identidade secularizando atravez dos tempos os valdenses originais guardavam o sábado. ao longo de séculos, os valdenses em sua maioria assumiram aos poucos o perfil de outras tradicoes de outros protestantes perdendo suas indentidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também temos fontes que os Valdenses além de guardarem o sábado criam na Divindade e não na Trindade

      Excluir
  16. Assim como temos pastores adventistas que estão sendo separados da congregação por não professarem a doutrina da igreja de uma forma correta, quem garante que o sr Thomas Soggin esta sendo correto no que está dizendo? Analisemos Romanos 14:5 na qual foi mencionado por Thomas Soggin

    “O Sábado não é tão importante assim. Você não acha?” Romanos 14:2, 4 e 5?

    O Srº Thomas tem alguma credibilidade em afirmar que os Valdenses não guardavam os sábados em vista em que ele mesmo não sabe interpretar Romanos 14:5?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Romilson,
      pelo artigo e demais comentários tentamos demonstrar que existe um registro histórico com análises bem objetivas do ponto de vista fatual. Portanto, não limitado a um comentário de um líder valdense moderno. Sabemos que a igreja valdense de hoje não está caracterizada pelo modus operandi do seu passado (o que é uma pena), apesar disso, eles conservam o legado dos seus pioneiros, razão pela qual é mais coerente dar-lhes crédito, pois falam de seus "pais", do que acreditar numa revelação sobrenatural que revela uma inconsistência teológica, o que sugeriu a suposta profetisa adventista.
      O que o adventista não consegue enxergar é que o sábado foi exclusivo para os judeus, uma maneira de Deus comunicar-lhes um valor espiritual nos tempos de AT e um pacto entre Deus e eles. Está explícito a instrução no AT (Êxodo 31:16).
      Por essa razão, não tenho elementos que comprovem e nos convençam de que os valdenses guardavam o sábado.
      Abraços,

      Heládio Santos

      Excluir
    2. Vcs não tem elementos q comprovem q os valdenses guardavam o sábado, é porque vcs não querem se convencer desses mesmos elementos. Pior é usar um depoimento de um suposto líder valdense pra se valer de um acontecimento histórico descrito há séculos no passado. Vale lembrar q para a ciência da escola historicista, isso é considerado totalmente sem importância e relevância para a historicidade

      Excluir
    3. Vcs não tem elementos q comprovem q os valdenses guardavam o sábado, é porque vcs não querem se convencer desses mesmos elementos. Pior é usar um depoimento de um suposto líder valdense pra se valer de um acontecimento histórico descrito há séculos no passado. Vale lembrar q para a ciência da escola historicista, isso é considerado totalmente sem importância e relevância para a historicidade

      Excluir
    4. Caro Deorge Júnior,
      Acho que entendi sua colocação: "É preferível acreditar nas alucinações da Sra. White a acreditar na confissão de um valdense que conhece mais da sua História do que nós mesmos".
      Paciência, caro leitor. Não estamos tratando de um simples depoimento. Não sei se é do seu conhecimento (acho que não) um ministro valdense, mesmo hoje, passa por um processo de formação muito superior aos ministros que acho você tem em sua mente.
      Aprecio sua intenção, mas deves ter melhor discernimento quanto as questões abordadas. A História se faz de fatos concretos arrolados, dentre outros, em confissões de fé, não em falsas profecias.
      tenha uma boa noite.

      Excluir
    5. Sem nexo isso que você falou,até porque a Sr.white está mais próxima na linha do tempo do que eu você e dos atuais valdenses .Muitos documentos são perdidos ou achados na história e muitas vezes recontadas através de novos achados.Não sabemos que tipo de documento a Sr. White tinha na época para afirmar quem sabia mais ou menos ela ou um honrado senhor Valdense contemporâneo.

      Excluir
    6. Sem nexo? Acho que fui muito objetivo no que quis dizer. Talvez sua interpretação é que não está alinhada com a presente discussão.
      Lamento!

      Excluir
    7. Amigos eu nao entendo uma coisa.se o sabado foi para os judeus, o sabado foi criado antes de existir judeu e grego.

      Excluir
  17. IMPOSSÍVEL ENXERGARMOS QUE O SÁBADO ERA SOMENTE PARA JUDEUS QUANDO LEMOS ISAIAS 56 VEJA:

    PROMESSAS ÀQUELES QUE GUARDAM O SÁBADO

    O Senhor Deus diz ao seu povo: “Sigam a justiça e façam o que é direito, pois daqui a pouco eu vou livrá-los, mostrando assim o meu poder salvador. Felizes são os que obedecem às leis a respeito do sábado! Felizes os que não praticam o que é mau!” O estrangeiro que adora o Senhor não deve dizer: “O Senhor vai me expulsar do seu povo.” E um eunuco não deve pensar: “Eu não posso ter filhos e por isso não posso pertencer ao povo de Deus.” Pois o Senhor diz aos eunucos: “Obedeçam às leis a respeito do sábado, façam aquilo que me agrada e sejam fiéis à minha aliança . Se um eunuco fizer isso, eu lhe darei uma coisa melhor do que filhos e filhas. Eu farei com que o seu nome seja escrito no meu Templo, e ele fará parte do meu povo para sempre; o seu nome nunca será esquecido.” E aos estrangeiros que adoram o Senhor , que o amam e o servem fielmente, o Senhor Deus diz: “Se vocês obedecerem às leis a respeito do sábado e forem fiéis à minha aliança, eu os levarei ao meu monte santo , e vocês ficarão felizes na minha casa de oração. Eu aceitarei os sacrifícios e as ofertas que vocês apresentarem no meu altar. Pois a minha casa@ será chamada de ‘Casa de Oração’ para todos os povos. Vou trazer ainda outros para a terra de Israel e juntá-los ao meu povo que eu já trouxe de volta.” É isso o que diz o Senhor Deus, que trouxe de volta para a terra de Israel o seu povo que era prisioneiro em terras estrangeiras.

    Isaías 56:1‭-‬8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Romilson,
      não interprete a Bíblia fora de contexto. Se você usa esse argumento para tentar convencer alguém, só vão dizer que você nada discerni do ensino bíblico. Isaías fala diretamente para os judeus dentro do contexto do Antigo Testamento, meu caro, momento que era oportuna tal prática.
      Se você quiser insistir nessa argumentação falha, acho que você, daqui a pouco, irá dizer que todos devem se circuncidar. Não é lúcido da sua parte caminhar por este caminho.
      Abraços e agradecido pela sua participação.

      Excluir
    2. Querido irmão, só faltou vc contextualizar o que eu disse no texto com a Bíblia para não virar falácias.

      Excluir
  18. Caro Romilson,
    não interprete a Bíblia fora de contexto. Se você usa esse argumento para tentar convencer alguém, só vão dizer que você nada discerni do ensino bíblico. Isaías fala diretamente para os judeus dentro do contexto do Antigo Testamento, meu caro, momento que era oportuna tal prática.
    Se você quiser insistir nessa argumentação falha, acho que você, daqui a pouco, irá dizer que todos devem se circuncidar. Não é lúcido da sua parte caminhar por este caminho.
    Abraços e agradecido pela sua participação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O depoimento de um suposto valdense para elucidar um acontecimento histórico há séculos passado não tem relevância nenhuma para a historicidade. Dá mesma forma q um depoimento de um líder católico atual não poderia responder pelos acontecimentos históricos do passado descrito a séculos.

      Excluir
    2. O depoimento de um suposto valdense para elucidar um acontecimento histórico há séculos passado não tem relevância nenhuma para a historicidade. Dá mesma forma q um depoimento de um líder católico atual não poderia responder pelos acontecimentos históricos do passado descrito a séculos.

      Excluir
    3. Acredita-se que mais de 25 milhões de pessoas vão ao culto semanal em alguma igreja adventista ao redor do mundo. A igreja opera em 206 dos 230 países e áreas reconhecidas pelas Nações Unidas, tornando-se "provavelmente a mais difundida denominação protestante da história."

      Excluir
  19. Deorge Júnior,
    Sua colocação é muito inconsistente e sinceramente não nos dá ânimo para responder.
    Agradeço sua colocação.

    ResponderExcluir
  20. A minha colocação e inconsciente porque não lhes interessa buscar fontes históricas verdadeiras q confirmem suas manipulação e mentiras montadas de um suposto valdense

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Como disse anteriomente, os valdenses hj em sua maioria perdeu sua identidade secularizando atravez dos tempos. Os valdenses do passado honravam os mandamentos de Deus e o colocavam acima das tradiçoes. ao longo dos tempos, os valdenses em sua maioria assumiram aos poucos o perfil de outras tradicoes de outros protestantes perdendo suas indentidade original ao ponto de seus descendentes filiaram-se a diversas denominações religiosas como a metodista, e para piorar o Sínodo da Valdense da Itália decidiu dizer sim, para casais homossexuais em apenas dois dias de reunião, no final de agosto de 2010. A liberdade religiosa a eles somente foi assegurada em 1848 mediante um édito do rei Carlos Alberto da Sardenha. Com a liberdade religiosa as condições de vida nos vale dos valdenses melhoraram. Consequentemente, a população cresceu e, aliada às crises na agricultura, começaram a emigrar e se fraguimentaram-se espalhando-se para diversos paises, sendo assim... perderam sua distinção “etnorreligiosa”. Hj restaram poucos descendentes de valdenses q preservaram a doutrina original dos valdenses como uma familia descedente de valdense situada no sul do brasil. O depoimento HJ de um valdense para invalidar um acontecimento historico, descrevo como manipulaçao dos fatos descritos no passado q desconcidera os fatos ocorridos ao longo dos seculos ingnorando sua tragetoria q no tempo se flaguimentou e secularizou os valdenses originais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Deorge,
      Agora sim, gostei de sua postagem.
      Concordo com sua argumentação e sei que os valdenses de hoje comprometeram a conduta do movimento do passado. Faltou você acrescentar que os valdenses em Turim, na Itália, receberam visita (2015) do papa Francisco para pedir perdão pelas perseguições que vitimaram milhares de fiéis seguidores de Cristo. Falácia! Na verdade, uma tentativa católica de aproximação religiosa para consolidar o ecumenismo (sem dúvida o catolicismo é grande meretriz apontada em Apocalipse que embriagou os reis da terra e criou muitos amantes para si). Também muitos valdenses tornaram-se calvinistas e huguenotes.
      Meu caro, quando usamos o discurso do supracitado valdense não foi para firmá-lo como a fonte legítima pela qual deveremos asseverar a informação, mas como uma confirmação dela, muito embora esteja na condição apresentada por você. Não sei se você sabe, existe um livro ainda publicado por eles (valdenses italianos) que conta a história fiel dos valdenses do passado cujo autor não compartilhava com o curso seguido pela atual igreja. Apesar de eles não estarem em sintonia com sua História, continuam sendo um elo com o passado. Caso tenha pretensão de ler a obra, o título é “You are my Witnesses...”.
      Você deve saber que o discurso oral é proveitoso para a análise histórica. Não fosse assim, como teríamos História? Claro, faz-se necessário uma análise ainda mais atenta para que a informação coincida com o legado textual. Caso isso não aconteça, o estudo poderá ser comprometido. Não pretendemos fazer uma exposição falsa, mas uma que esteja alinhada com a verdade.
      Criticamos, entretanto, a forma como a informação foi tratada pela sra. White que disse ter recebido a mesma por revelação, como mencionado acima.
      Abraços!

      Excluir
  24. “O que gosto de fazer quando analiso o movimento é recorrer às fontes próprias e aos descendentes (existem ainda hoje, um tanto diferentes, mas carregam a sua História pela qual podemos ter certezas)." Você disse acima...
    No entanto, se analizarmos, então, a história do judaísmo - que por sinal, o próprio Yeshua era praticante - encontraremos até os dias de hoje - tanto no judaísmo ortodoxo, quanto no messiânico - a guarda do sábado.
    Sendo assim, por vias de regra - e de acordo com sua própria análise - dizer que a guarda do sábado foi abolida é um erro.
    E, de acordo com Rm 11:11-23, os gentios foram enxertados na Oliveira cultivada - que não é Yeshua, e sim Ishrael, pois Yeshua é a videira verdadeira, nunca precisou ser cultivado, mas Ishrael sim - com suas crenças, leis e festas. Por isso, no texto supracitado, Paulo alerta os gentios para não ficar “se achando" por fazer parte da Oliveira, pois é fácil aO Eterno enxertar novamente os ramos extraídos. Por quê? Porque os judeus já conhecem a lei, os profetas, o proceder, as festas.
    Se formos seguir sua idéia de buscar a raiz, vamos recorrer aos judeus messiânicos, cuja raiz está mais profunda na igreja primitiva que os valdenses, e guardam o sábado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Jesus cumpriu e aboliu a Lei criando uma nova aliança(Hebreus 8:6-13). Se alguém ainda insiste em guardar a Lei, não aponte para as Escrituras como se a orientação viesse dela: são judeus que não acreditaram no Messias ou intérpretes equivocados do sábado. A Igreja Primitiva não guardou o sábado como você disse, basta lê em Atos. Vivemos na dispensação da plenitude dos tempos (Efésios 1:10) concedida aos que querem amar o Cristo Jesus e serem salvos por Ele pela graça e não pelo cumprimento da Lei.

      Excluir
    2. Olá, não entendi a colocação , Jesus cumpriu e aboliu a lei...Ele disse em Mateus 5:17 "não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar , vim para cumprir"
      Jesus foi bem claro , e cumpriu o que os profetas disseram sobre Ele no antigo testamento , e cumpriu a lei obedecendo todos os 10 mandamentos da lei escrita pelo próprio dedo de Deus , em êxodo 20. Em Levítico aprendemos que existiam vários tipos de lei , cívil, cerimonial, saúde , etc... E a lei na qual foi expirada ( entende-se ,não abolida) por Cristo na cruz , é a lei do sacrifício de animais no templo , ou seja , oferecidos em pedido de perdão pelos pecados do povo. Quando Jesus foi crucificado e seu sangue vertido , e com isso nossos pecados foram perdoados , para quem crer e se arrepender. Então Jesus não aboliu nenhuma lei , pois Deus não muda , leia Malaquias 3:6 . Se Deus mudasse qualquer coisa, estatuto, lei ou promessa , seríamos todos consumidos , estaríamos perdidos. Os judeus, na qual Jesus nasceu no meio deles, estavam cumprindo os mandamentos de forma errada, sendo obsessivos e impondo fardos pesados para o povo seguir , não faziam o bem , e no sábado menos ainda , por isso Jesus curou e fez milagres em dia de sábado, para provar que amor ao próximo não tem dia nem hora . É tão fácil entender as escrituras, o problema é que queremos impor o que compreendemos , é o que os judeus faziam e os líderes de igrejas fazem até hoje . Eu guardo o sábado da seguinte forma , não trabalho e não compro nada , vou a igreja adoro a Deus ( amar a Deus...) E a tarde busco fazer visitas a enlutados, doentes, se possível falar do amor de Cristo e demais atitudes envolvendo caridade (amar ao próximo) Se eu não fizesse isso no sábado, estaria trabalhando, em busca de posses e dinheiro, não teria tempo pra nada além disso. Como disse que Jesus : quem tem ouvidos ouçam.
      Espero que tenhamenham entendido minha colocação, não sou fanático, muito menos crítico.

      Excluir
    3. Abolir: fazer cessar (Dicionário PRIBERAM). "Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas. Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda) (Hebreus 8:6-7). Jesus cumpriu a Lei de forma definitiva, fazendo cessar essa dispensação para ser substituída pela nova. Nenhum outro pôde. Ele cumpriu toda a Lei para ser o Salvador na era da Graça. Entendeu caro amigo?

      Excluir
  25. Creio que os Valdenses eram adventistas, afinal todo aquele que aguarda a segundo advento de Cristo é adventista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fraquíssima sua colocação e contribuição para essa discussão.

      Excluir
  26. Existem novas pesquisas q apontam q os valdenses primitivos guardavam o sábado sim, vejam: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=858264854328626&id=290127391142378

    ResponderExcluir
  27. Precisamos buscar a verdade acima de nossas conveniências.Mesmo se for comprovado que os valdenses guardaram o sábado, não quer dizer que por este motivo eu deva guardar. O que importa é o ensinamento da Bíblia. Quais são os 10 mandamentos segundo ela diz ? No entanto, as pessoas ficam presas a outras referências para sustentarem suas teses. Sinceramente gostaria de saber se os Valdenses guardavam ou não o sábado e se celebravam a ceia somente uma vez no ano. Porém, infelizmente por causa de pessoas que querem enxergar respostas para suas questões pessoais acima do que essas verdades históricas representam, acabo sendo privado do verdadeiro acontecimento. Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Adriano, gostei muito de suas colocações.
      Quando discutimos isoladamente o assunto sábado e os valdenses não estamos querendo suprimir os demais. Importa observar que este artigo versa sobre o fato de os Valdenses terem guardado o sábado ou não. Se eles guardaram como dizem os adventistas, incorreram numa prática do Velho Testamento, mas se não guardaram, fazem reacender a chama da esperança para afirmarmos que o movimento era de restauração do primitivismo cristão, incorporando todas práticas e valores do princípio.
      Lembro que o desafio de quem estuda a História da Igreja é justamente encontrar pelo caminho informações diversas para confrontá-las e julgá-las a fim de chegar a conclusões inequívocas. Infelizmente, existem muitas tendências nesse contexto que dificultam o entendimento, mas um trabalho bem feito e procurando fontes confiáveis permite-nos alcançar a verdade.
      Deus te abençoe em suas incursões pela História.
      Abraços!

      Excluir
    2. SÉCULO XV
      “Erasmo dá testemunho de que por volta do ano 1500 os boêmios não apenas guardavam estritamente o sábado, mas eram também chamados de sabatistas.” R. Cox, op. cit.
      Concílio Católico realizado em Bergen, Noruega, em 1435: “Estamos cientes de que algumas pessoas em diferentes partes de nosso reino adotam e observam o sábado. A todos é terminantemente proibido – no cânon da santa igreja – observar dias santos, exceto os que o papa, arcebispos e bispos ordenam. A observância do sábado não deve ser permitida, sob nenhuma circunstância, de agora em diante, além do que o cânon da igreja ordena. Assim, aconselhamos a todos os amigos de Deus na Noruega que desejam ser obedientes à santa igreja, a deixar de lado a observância do sábado; e os demais proibimos sob pena de severo castigo da igreja por guardarem o sábado como dia santo.” Dip. Norveg., 7, 397

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. texto ipsis litteris em http://sabado.org/blog/2009/12/07/o-sabado-atraves-dos-seculos/

      SEM COMENTÁRIOS.

      Excluir
  28. Espero que publiquem

    http://forumevangelho.com.br/t4183-estudo-completo-de-um-membro-da-ccb-sobre-a-guarda-do-sabado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que não publicaríamos seu comentário ou sugestão?
      Julgas precipitadamente...
      Veja, na História precisamos filtrar bem os autores para chegarmos a conclusões acertadas. Parece que grande parte das citações do artigo procedem de autores adventistas ou não são da própria fonte. Não venha me dizer que não existe uma tendência...
      Além disso, a Bíblia responde todas as questões ali, basta usá-la.
      Abraços!

      Excluir
  29. As leis escritas por Deus são eternas, se os valdenses era um povo que guardava com eles a verdade de Deus e eram tão puros diante de Deus É CLARO QUE ELES GARDAVAM O SÀBADO (os verdadeiros valdenses) náo precisa ser um gênio pra saber que quem tropeça em um só mandamento se torna culpado de todos ,logo Deus os tinhão em conta pq eles eram amorosos obedientes e refugiados gardiões dos escritos de Deus. O espirito de profecia é o testemunho de Jesus que faz parte da terceira mensagem angélica depois que nosso Jesus passou para o santíssimo ,então dizer que a irmã Ellen era falsa profetiza alucinada etc... é MUITO PERIGOSO pois vc ataca diretamente o filho de Deus por seguir o próprio Deus nosso criador e mantededor. Vcs lembre-se que o sábado diz quem Deus é logo o sábado é a marca dele e o grande e terrível dia do Senhor está chegando quem estara de pé???? Os limpos de mão e puro de coração. Por isso meu irmão que se diz estudioso valdese estude a bíblia com oração e não fale mal do testemunho de nosso salvador JESUS CRISTO FILHO DE NOSSO CRIADOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que você devota demais sua fé na sra. White. Não faça isso. A Bíblia nos ensina a julgar tudo e extrair o bem. Julgar a profecia faz parte da orientação apostólica, principalmente quando esta desentoa dos preceitos das Escrituras(o sábado era prática exclusiva para os judeus, não para a Igreja.
      Ficar especulando ou usando achismos não convence ninguém. Tenha um argumento fundamentado, pois sua participação não passou de um triste desabafo, defendendo quem não merece. Saiba que do homem/mulher não podemos esperar acréscimos às Escrituras.
      Longe de mim ficar com uma falsa profecia e desprezar a Palavra escrita de Deus.

      Excluir
    2. Infelizmente a devoção deles está nesta falsa profetisa.

      Excluir
  30. As leis escritas por Deus são eternas, se os valdenses era um povo que guardava com eles a verdade de Deus e eram tão puros diante de Deus É CLARO QUE ELES GARDAVAM O SÀBADO (os verdadeiros valdenses) náo precisa ser um gênio pra saber que quem tropeça em um só mandamento se torna culpado de todos ,logo Deus os tinhão em conta pq eles eram amorosos obedientes e refugiados gardiões dos escritos de Deus. O espirito de profecia é o testemunho de Jesus que faz parte da terceira mensagem angélica depois que nosso Jesus passou para o santíssimo ,então dizer que a irmã Ellen era falsa profetiza alucinada etc... é MUITO PERIGOSO pois vc ataca diretamente o filho de Deus por seguir o próprio Deus nosso criador e mantededor. Vcs lembre-se que o sábado diz quem Deus é logo o sábado é a marca dele e o grande e terrível dia do Senhor está chegando quem estara de pé???? Os limpos de mão e puro de coração. Por isso meu irmão que se diz estudioso valdese estude a bíblia com oração e não fale mal do testemunho de nosso salvador JESUS CRISTO FILHO DE NOSSO CRIADOR

    ResponderExcluir
  31. Não entendi nada se o sabado era só para judeus, porque ? Na criação perfeita de Deus en (Genesis 2:3) Deus abencoou e o santificou e descansou. Eu não entendo porque , Isaías 66:22,23 o sábado continuará, a 366 versos diretos sobre esse dia ,outra coisa a "milhares indiretos" onde fala do seu nome , seu nome está em Êxodo 20 :8 onde tem todas as caraquiteristicas do criador,outra coisa porque ? Em apocalipse 14 :6,7 no evangelho eterno está a marca da criação,;Êxodo 20:11 COMO disse indiretos , está confundindo minha cabeça, porque na mente de João esistia um dia do senhor depois de já velho apocalipse 1:10 esqueceram de avizar p ele que sábado tinha sido abolido por paulo ou perdão Jesus ,porque paulo depois te ter falado muita coisa fez que todo sábio faz quando escreve um monte de argumentos perigosos, Ele deixa uma doxologia, Romanos 16 :25 , proverbios 12:13 ,14 . A Indiretos ! Olha o juízo aí apocalipse lembra o juízo lei , o consolador convencera o mundo João 16 :8 Tiago 2:11,12,13 , apocalipse 14 :12 apocalipse 12:17 João 2:4 ata os mandamentos de Jesus são outros, amor a Deus e ao próximo tem nada a ver com lei de Deus no velho testamento, porque Jesus, disse Paulo a maldição da lei foi acabada na cruz, ele também disse Paulo Romanos 3 :31 e tambem disse a lei e santa o mandamento e santo justo e bom ,e depois ele diz outra coisa Romanos 8:4 parece que ele não tem coerência, mais no final ele resolve o problema na doxologia,e paulo depois que ele vouta para Jerusalém ele oferece um sacrifício de animais , mas ele não disse que tinha acabado isso , os sacrificios ,tá de brincadeira Paulo fala uma coisa e vivi outra você não o apóstolo dos jetius, cara e compricado; vamos fazer assim eu não quero bater o martelo porque sou um leigo eu estudo muito pouco as escrituras ,mas uma coiso eu vejo paulo sabia o que estava falando porque ele conseguia separar as leis que foi postas desde a criação, até Moisés e a te Jesus . Mas temos escolher um lado vou separar os conceitos, Você vivi a graça de Jesus com a lei , obedecida por fé João 1:17 ,porque não a nenhum verso na bíblia que condena uma pessoa a descansar no sábado por fé mostrarei minha fe com as obras pelo seus frutos os conhecereis Mateus 7:20 a 23 mas o que faz a vontade do meu pai que estas no ceus. SE me amais gurdareis os meus mandamentos como tenho guardado os mandamentos do meu pai que estas nos céus. OU viver só a grassa sem lei encravada na cruz , abolida, estamos debaixo da grassa não lei podemos viver do jeito que eu quero que eu acho que e certo , porque aquele que enfocar o nome do senhor será salvo ,eu pego as redias porque Jesus me libertou pela cruz ,vamos cair na noitada colegas vamos roubar matar mentir enganar estorquir ,ata não podemos fazer isso porque a lei civil levará nos para cadeia ,vamos deixar de fazer isso , vamos fazer só que não em nada ,que casar com quizermos niguem tem nada a ver com isso vamos namorar com várias mulheres q q tem eu estou debaixo da grassa e também antigamente no velho testamento eles casavam ,ora eu também posso vamos encher a cara uma cachaça e tão boa ,isso que vida ,não mas crente não faz isso nos falamos línguas tá doido somos o exemplo.ora uma coisa e certa ,que Deus tenha misericórdia de sua alma,uma coisa certa e melhor não arriscar , Deus quer obediência e não sacrifício, Samuel e Saul .Doxologia -os versos que aponham a obediência sao " infinitos " os que apontam anulação da lei são finitos que expressado pelo um fariseu que sabia separar leis de leis que ofereceu um sacrifício lá na frente porque sua mente era farizaica ,ele sabia que aquele sacrifício não adiantava nada mais ,a lei não salva. MAS mostra o pecado e quem pode te salvar dele q e Jesus o justo ,e depois que você e sálvo o de você mesmo a lei leva voce para a liberdade que Deus sempre quis que tivecimos, porque isso é como disse Paulo isso é Amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo(a), sua argumentação está cheia de paixão (não entenda paixão como algo pecaminoso). O que você colocou aqui não diz respeito ao objetivo do artigo. Contudo, entendemos o sábado compondo a Lei, conforme a prescrição mosaica. Ele teve propósito dentro do Antigo Testamento como uma forma de inspirar maior devoção com um dia específico, mas sua lição maior se concentra no Novo Testamento através do qual o sábado é apresentado como descanso pela fé em Cristo, não ficando mais restrito a um dia, por isso Cristo é o Senhor do sábado (Mateus 12:8). Sobre a falta de obediência, sua fala não é sensata. A obediência é fruto de uma vida devotada a Deus. Aos que tem a mesma fé apostólica, não vivemos em pecado porque a graça superabundou, triunfando e superando os dissabores do erro. Tanto Paulo e Pedro foram inspirados por Deus, independentemente de sua linguagem escrita. As duas estão em perfeita sintonia com o ensino e com a compreensão. Acho que você escreve melhor do que diz.

      Excluir
    2. Argumento erradissimo com todo o respeito, pois antes da lei entregue em êxodo 20 em êxodo 16 já fala na guarda do sábado e isso quebra qualquer argumento envolvendo a lei somente para judeus. Isso fica claro que seus antepassados já guardavam o sábado e não precisa existir algo escrito para isso.

      Excluir
  32. Eu pesso perdão por muitas palavras erradas , e frases sem terminar ,tem um grande ditado para um bom entendedor meia palavra basta, se escrever certo e um requisito, ficaria muito perigoso nos teríamos que rasgar alguns livros da Bíblia principalmente as apostilas de Pedro quem tem muitos erros de escrita o seu original, porque ele era um pescador e não um doutor como paulo,que escrevia sem erros ortográficos.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Achei todo esse debate estranho por dois motivos,a saber:parece-me que não se entendeu o que a profetiza escreveu;mesmo se tivesse entendido,carece de material comprobatório.Isso também implica duas coisas.Não se entendeu a inspiração profética,por isso incapacita o leitor de analisar a que se aplica o fato mencionado.Segundo,como não tem como provar de modo irrefutável, não se pode dizer se a inspiração é verdadeira ou falsa por essa afirmação.Ou seja,não dá pra dizer se a profeta é verdadeira ,muito menos falsa(somente por essa afirmação),pois não se sabe se o fato se concretizou realmente.Por isso,não dá pra chamar de "alucinada".
    Além do mais, pelo que eu vi do suposto email, o teólogo valdense confirmou a guarda do sábado ,pois ele declarou que se guardava o sábado no aspecto de Romanos 14 : 5-8.Pelo que sei ,os Adventistas creêm da mesma maneira ,mas têm uma interpretação um pouco diferente do texto (que se aplica a um contexto).Ou seja,deu no mesmo.De uma certa forma,se for seguir a afirmação do teólogo,a profetiza, teria razão,pois ela não especificou o modo de guarda dos valdenses.

    Me pareceu um debate cheio de argumentos espantalhos de ambos os lados (todos não intencionais aparentemente)

    Seria ótimo você colocar o email da pessoa pra ver se essa conversa realmente aconteceu.Ou outro meio comprobatório,se preferir.

    Queria esclarecer se o teólogo leu o livro O grande conflito,ou se ele leu os textos isolados apresentados.Se ele sabe a compreenção dos Adventistas e de Ellem W. de Romanos 14:5-8.Queria saber se ele tem conhecimento de outros irmãos não-valdenses do mesmo período que foram perseguidos "por causa do sábado".Se sim,o modo de guarda do sábado(que ele mesmo se referiu) dos valdenses poderia ser um dos pontos de conflito.

    Acho que esses foram os pontos principais que eu vi no artigo.Questões de identidadedos valdenses como prova(dito nos comentários),tentava de aproximação de Ellem W. Aos valdenses ,entre outros, são acessórios ao debate e não condizem com a intençào original do texto.

    Isso tudo foi pra te perguntar Qual intencão real do texto?Foi pra por em dúvida a profetiza?Essa alternativa seria a mais coerente,embora não iria adiantar muito ,pois quem é adventista,não precisa de Ellem W. para crer nas doutrinas e não seria só essa afirmação que deveria ser refutada .
    Seria pra negar o dom profético mesmo?Piorou o email confirma mais do que nega
    Seria pra fazer um levantamento histórico "imparcial"?Nesse caso foi um bom artigo,pois teve seriedade ao tratar o assunto.Acho que seus comentários confundiram a intenção do artigo.

    Poderia dizer qual foi sua i tenção ao produzir o artigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Vinicius, agradeço por seus comentários.
      As respostas para suas perguntas estão no texto.
      Reforço que qualquer texto público se sujeita a críticas e a interpretações diversas, apesar de existir objetividade no mesmo.
      Cito apenas o texto de Romanos que nada sugere, nem explícita nem implicitamente, a guarda do sábado.
      “Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor” (Romanos 14:5-8).
      Respondendo sua última pergunta, apesar de constar no texto e nos comentários, bastaria lê-los com atenção, não creio que os valdenses guardaram o sábado.

      Excluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Um conselho ,seria bom dizer o capítulo da obra e recomendar a leitura tanto do capitulo em que está a sitação ,tanto o alguns capítulos anteriores . Talvez assim os leitores possam entender que a visão apresentada pela autora é bem próxima da citação do teólogo do email no que se refere a Romanos.Principalmente a parte que diz :ao mesmo tempo em que observavam o sábado, abstinham-se do
    trabalho também no domingo .Isso está no mesmo capítulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio que seja próxima, mas creio que qualquer um é livre para ler o livro de E.G.White, basta fazê-lo.

      Excluir
  37. É triste ver cristãos incautos cego por uma tradição denominacional ,negando as próprias fontes históricas, que Deus abra os olhos dos adventista que na maioria são cristãos sinceros mas equivocados

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Se nós lermos o NT na questão do sábado, veremos que:
    Jesus e o Espírito Santo fazem um Grande Silêncio no que se refere ao quarto Mandamento para Igreja.
    Exemplo:
    ➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
    "Jesus e o jovem rico"
    Mateus- 19: 17,18.
    E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
    ➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
    Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
    Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
    (Lembra- te do sábado para santificar)
    ➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
    Veja que seria uma grande oportunidade para Jesus dizer ao jovem rico:
    (Lembra- te do sábado para santificar)
    Afinal Jesus estava testando o jovem rico! E também Jesus era sempre acusado de violar o sábado pelos Fariseus.
    Isso iria quebrar esse silêncio do sábado no NT, e hoje nós não estaríamos debatendo se: guardar o sábado é pecado ou não. Hoje todos nós estaríamos guardando o sábado.
    E também o Espírito Santo inspirando os Apóstolos a escreverem:
    "Alertando"
    - Irmãos! O Espírito Santo nos diz expressamente que surgiram homens desobedientes a Lei de Deus. Ensinando a não guardar o Santo sábado.
    "Exortando"
    -Irmãos rogo que não deixem de guardar o sábado, pois assim Deus fez quando terminou a sua Obra. Portanto irmãos deleitamos no Santo Sábado do Senhor.
    "Profético"
    Aqui estão aqueles que não profanaram o Sábado e foram fiéis até a morte; e que portanto estarão na presença de meu Pai dia e noite.
    Deu para perceber que os Adventistas acabaram de criar um:
    Grande Paradoxo!

    ResponderExcluir
  40. Só sei de uma coisa: No tempo do fim Deus virá buscar sua igreja assim como Ele prometeu. E essa igreja não terá placa, denominação. Sua verdadeira igreja é aquela que segue toda a Escritura. Não somente partes dela. E Ele não aboliu parte alguma de Sua palavra a não ser aquelas que deixou claríssimo, como por exemplo, o sacrifício de animais para a remissão dos pecados, pois Ele mesmo morreu para esse fim. Se fosse para não guardar o Sábado, Ele teria dito claramente da mesma forma como disse para guardar. Outra coisa: Por que dos 10 mandamentos Deus iria cancelar apenas a parte que fala do sábado? Ele instituiu o sábado lá no Éden. Ele mesmo guardou e santificou esse dia para ser LEMBRADO E GUARDADO. Na minha opinião não guardar o sábado é só mais uma desculpa para fazermos aquilo que nos convém. O ser humano sempre dando um jeitinho de fazer aquilo que lhe trás maior conforto. Ele prefiro seguir a a ordem de que " se Deus falou, tá falado. "

    ResponderExcluir