O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

domingo, 5 de dezembro de 2021

IV Simpósio Cristão-Acadêmico da COMUNIE


Neste último sábado (04/12/2021), a COMUNIE realizou seu IV Simpósio cristão universitário. Palestraram no evento os professores Rui Martinho, Débora Leite e Glauco Barreira Magalhães Filho. Os grupos de evangelização universitária CRU e Vidas para Cristo também tiveram oportunidade de apresentar seus projetos e estratégias para alcançar universitários a fim de leva-los a Cristo. A temática abordada pelos palestrantes, apesar de distinta e específica em seus assuntos, foi de encontro, principalmente, à maneira pela qual as Universidades estão cedendo às ideologias globalizantes de uma agenda específica, prioritariamente, a de um marxismo cultural. Pelas entrelinhas das falas, percebeu-se uma preocupação comum numa tentativa de encorajar os cristãos participantes a não se submeterem a esse conteúdo, pois representam um agravo ao Cristianismo bíblico. Não há compatibilização entre as ideologias mundanas que desconstroem a ideia da ética cristã, da família, da privação de liberdade e da negação aos valores das Escrituras e de Deus com as convicções emanadas de Cristo. Por isso, crentes não devem envolver-se no partidarismo político porque o reino aguardado pelo cristão não é deste mundo e porque é incompatível com sua fé, mas devem ser perspicazes para entenderem as circunstâncias e, dentro da perspectiva cristã, levantarem o brado do Evangelho para anunciar a Cristo contra as anomalias culturais, sociais e políticas das quais não podemos nos separar. Assim, reavivou-se unicamente a potencialidade da pessoa de Cristo e de sua Palavra como a solução para o enfrentamento ao dilema do obscurantismo e da vereda tortuosa apresentados pelas “mentes brilhantes” dessa onda ideológica que conseguem persuadir muitos desavisados, inclusive, cristãos ingênuos.

Pelos vistos, as palestras cumpriram seu papel. Pelo menos para os que estavam congregados para ouvir cada exposição profunda, coerente e debaixo da cosmovisão cristã. Dentre as muitas perguntas sugeridas aos palestrantes, cada uma com uma articulação de ideias muito bem formuladas, podemos dizer que uma chamou bastante atenção. Um participante perguntou sobre o método Alfalit cujas raízes estão fincadas na Andragogia, ou seja, na alfabetização de jovens e adultos. Esse método foi desenvolvido pelo missionário Frank Charles Laubach, em 1915, nas Filipinas, e estava centrado na experiência adulta, partindo do uso de palavras chaves como base para alcançar os códigos linguísticos. Para tanto, a teoria colocou em prática aspectos educacionais de Jean Piaget e Lev S. Vigotsky. Pode alguém até lembrar de Paulo Freire neste momento. De fato, o método de Freire parece muito com o de Laubach. Eis aí o porquê da questão ter chamado bastante atenção na hora dos questionamentos e discussões e ter suscitado novas reflexões e comentários, pois: “teria Paulo Freire, o patrono da educação no Brasil, se apropriado indevidamente do método Protestante e rotulado como seu?”. Dentre os muitos comentários, destacamos a citação do historiador David Gueiros Vieira que foi apresentada e extraída do site Mídia sem máscara, publicado em 9 de março de 2004:

 

Não há dúvida que a luta contra o analfabetismo, em todo o mundo, encontrou seu instrumento mais efetivo no Método Laubach. Ainda que esse método hoje tenha sido encampado sob o nome do Sr. Paulo Freire. Os que assim procederam não apenas mudaram o seu nome, mas também o desvirtuaram, modificando inclusive sua orientação filosófica. Concluindo: o método de alfabetização de adultos, criado por Frank Laubach, em 1915, passou a ser chamado de “Método Paulo Freire”, em terras tupiniquins. De tal maneira foi bem-sucedido esse embuste que hoje será quase que impossível desfazê-lo”[1].   

 

No mais, a participação de muitos universitários, professores acadêmicos e pré-universitários, de áreas como humanas, saúde, tecnológicas, exatas e direito de diversas instituições (UFC, UECE, UNIFOR, UNILAB, URCA, Unichristus, Estácio, Fametro, Senac e de escolas secundaristas) abrilhantaram o evento durante o dia. Desde às 9h até às 17h30, houve o que podemos denominar de engajamento pela causa. Muitos cristãos universitários, para não utilizarmos o termo irmãos em Cristo, mas agora usando, interagiram para perceberem a causa comum pela qual devem estar engajados.

Por isso, alardeamos para quem sabe podermos ser ouvidos nos mais longínquos cantos: universitários cristãos, participem das atividades da COMUNIE para ser preparados para os desafios enfrentados em ambientes hostis à fé, bem deveras precioso para nossa caminhada em qualquer lugar onde estamos, seja encorajado e encoraje outros. Acompanhe as programações da COMUNIE pelo site e redes sociais: https://comunie.wixsite.com/comunie, https://www.facebook.com/comuniece/ e https://www.instagram.com/comunie.ce/.

   

      






















[1] Para maiores informações sobre o assunto, foi proposto o site a seguir: https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/jorge-serrao/uma-deshomenagem-a-paulo-freire.html











 

Um comentário: