O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Adeus a Billy Graham


O Rev. Billy Graham, filho de um fazendeiro da Carolina do Norte que pregou a milhões em eventos de estádios denominados cruzadas, tornando-se pastor para presidentes e evangelista cristão mais conhecido por mais de 60 anos, morreu nesta quarta-feira (21/02/2018) em sua casa em Montreat, NC. Ele tinha 99 anos.
Sua morte foi confirmada por Jeremy Blume, porta-voz da Billy Graham Evangelistic Association.
O Sr. Graham havia lidado com uma série de doenças em seus últimos anos, incluindo câncer de próstata, hidrocefalia (um acúmulo de líquido no cérebro) e sintomas da doença de Parkinson.
O Sr. Graham espalhou sua influência em todo o país e em todo o mundo através de uma combinação de convicção religiosa, presença de palco e uso inteligente do rádio, televisão e tecnologias avançadas de comunicação.
Um megafone de mídia de massa
O Sr. Graham assumiu o papel de evangelista em um novo nível, levando-o dos pisos de serradura de tendas de lona em pequenas cidades da América para os pódios de estádios lotados nas principais cidades do mundo. Ele escreveu cerca de 30 livros e foi o primeiro a usar novas tecnologias de comunicação para fins religiosos. Durante sua "cruzada global" de Porto Rico em 1995, seus sermões foram traduzidos simultaneamente para 48 idiomas e transmitidos para 185 países por satélite.
Às vezes, ele parecia preencher o papel de clérigo nacional. Ele leu das Escrituras no funeral do presidente Richard M. Nixon na Califórnia em 1994, ofereceu orações em um serviço na Catedral Nacional para vítimas de ataques terroristas em 11 de setembro de 2001 e, apesar da sua falta de saúde, viajou para Nova Orleans em 2006 para pregar aos sobreviventes do furacão Katrina.
Seu alcance era global, e ele foi recebido mesmo por líderes repressivos como Kim Il-sung da Coréia do Norte, que o convidaram a pregar nas igrejas oficialmente sancionadas de Pyongyang.
Nos dias iniciais, o Sr. Graham tornou-se um modelo para os aspirantes a evangelistas, incitando inúmeros homens jovens a copiar suas cadências, seus gestos e até mesmo a forma como ele penteava o cabelo loiro ondulado.
Nas últimas décadas, uma nova geração de evangelistas, incluindo o filho mais velho do Sr. Graham, Franklin Graham, começou a desenvolver seus próprios seguidores. Em novembro de 1995, aos 77 anos, o Sr. Graham nomeou Franklin para sucedê-lo como chefe da Billy Graham Evangelistic Association. Sua filha Anne Graham Lotz e seus netos Will Graham e William Graham Tullian Tchividjian também estão no ministério.

Arrependa-se e seja nascido de novo

Com uma maneira calorosa e cortês que era prontamente aparente tanto para as multidões do estádio quanto para aqueles que o encontraram face a face, o Sr. Graham poderia ser uma presença fascinante. Com um perfil áspero e áspero para os westerns de Hollywood, ele manteria sua Bíblia no alto e declararia que a Escritura ofereceu "a resposta para todos os desejos humanos".
O Sr. Graham não era de modo algum exclusivo na história americana como um evangelista popular. George Whitefield em meados do século 18, Charles G. Finney e Dwight L. Moody no século 19 eram todos capazes de atrair grandes multidões.
Mas nenhum deles combinou a ambição, o talento para a organização e o alcance do Sr. Graham, que teve as vantagens do jato de viagem e mídia eletrônica para transmitir sua mensagem. Em 2007, a Associação Evangélica Billy Graham estimou que havia pregado o Evangelho a mais de 215 milhões de pessoas em mais de 185 países e territórios desde o início de suas cruzadas, em outubro de 1947, em Grand Rapids, Michigan. Ele alcançou centenas de milhões mais na televisão, através de vídeo e em filme.
"Isto não é evangelismo em massa", disse Graham, "mas evangelismo pessoal em escala de massa".
O Rer. Billy Graham deixa um grande legado, passou para a história e agora repousa na glória eterna. Deus seja louvado!

fonte: https://www.nytimes.com/2018/02/21/obituaries/billy-graham-dead.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário