O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

John Wesley e o metodismo


O Rev. John Wesley nasceu 17 de junho de 1703, sendo o décimo quinto filhos dos dezenove filhos do Rev. Samuel e Susanna Wesley. Samuel foi controverso por causa de suas inclinações políticas. Moradores zombavam de seus filhos, queimaram as plantações da família e danificaram a reitoria da paróquia anglicana de Epworth em Lincolnshire, Inglaterra.
John Wesley se formou em Oxford Universidade e tornou-se sacerdote na Igreja da Inglaterra em 1728.   Começando em 1729, ele participou do Clube Santo, um grupo de estudos religiosos organizado por seu irmão Charles (1707-1788).   Os críticos ridicularizaram os "metodistas" por seu estudo e devoção metódica. Presos por convênio, eles adoraram, oraram e estudaram - e visitaram prisioneiros e cuidaram dos pobres, órfãos e doentes, enfatizando tanto a santidade pessoal quanto a social.
Um ponto decisivo na vida de Wesley seguiu-se a uma viagem missionária de dois anos (1735-1737) a Savana. Em 24 de maio de 1738, Wesley, então com 34 anos, compareceu a um serviço da Morávia em Rua Aldersgate em Londres. Ouvindo a leitura do prefácio de Lutero à Epístola aos Romanos, ele ouviu uma explicação da fé e da doutrina da justificação pela fé. "Senti meu coração estranhamente aquecido", escreveu ele. “Senti que confiava em Cristo, somente em Cristo, para a salvação; e uma garantia me foi dada que Ele tinha levado meus pecados”. Em 1739, Wesley aceitou um convite de seu amigo George Whitefield para pregar ao ar livre para mineiros perto de Bristol. Ele disse que "até muito recentemente" considerava a pregação fora do púlpito como "quase um pecado". A resposta dos mineiros levou-o a pregar fora da igreja com frequência a pessoas da classe trabalhadora que não eram bem-vindas nas igrejas estabelecidas. O clero anglicano recusou-se a seguir seu exemplo, então Wesley permitiu que leigos pregassem e ensinassem.
Alguns eruditos creditam ao movimento wesleyano a prevenção da guerra civil na Inglaterra especialmente quando cruzou as linhas de aula e permitiu que as mulheres compartilhassem liderança.
Em 1743, quando o número de sociedades cresceu, Wesley preparou “Regras Gerais” para as sociedades. Eles se tornaram o núcleo da Disciplina Metodista. A brecha entre Wesley e a Igreja da Inglaterra gradualmente se ampliou, mas ele nunca considerou suas sociedades fora da Igreja Anglicana. Depois que o clérigo anglicano fugiu para a América, durante a Revolução, Wesley foi confrontado com o cuidado de cerca de 15.000 seguidores no lugar. O Bispo de Londres recusou-se a ordenar qualquer clérigo para ele, então Wesley ordenou ministros por sua própria autoridade, um passo importante na criação do metodista da Igreja na América.
Acredita-se que Wesley tenha viajado mais de 250.000 milhas e tenha pregado mais de 40.000 vezes.   Ele morreu em 1791. Ele afirmou a Trindade, a Ressurreição, a Ascensão e a “suficiência das Escrituras para a salvação”. Ele não acreditava no Purgatório e se opunha à prática do clérigo falando em latim ou em qualquer outra língua não compreendida pelos paroquianos. Ele aceitou apenas o batismo e a comunhão como sacramentos. Ele usou a razão, tradição e experiência como ferramentas para derivar a verdade contida nas Escrituras. Ele considerou as doutrinas da justificação e do novo nascimento como fundamentais. "No momento em que somos justificados pela graça de Deus, através da redenção que está em Jesus, somos como "nascidos do Espírito", escreveu Wesley.
As igrejas cresceram e se expandiram rapidamente durante os anos de 1800 e 1900, espalhando-se pelo continente à medida que a nação se expandia para o oeste. Infelizmente, houve várias divisões sobre as questões da escravidão e da governança da igreja. Essas igrejas também incorporaram programas de extensão social em seus ministérios, incentivando e promovendo educação, missões, hospitais, grupos de jovens, trabalho de mulheres, capelanias institucionais e outros trabalhos benevolentes. O circuito do pregador itinerante viajando a cavalo para ministrar aos colonos na fronteira é uma parte da saga americana. A partir desses primórdios, a igreja americana cresceu para cerca de 8,7 milhões de membros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário