O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Sobre o adventismo do sétimo dia


Ellen G. White
Ellen Gould Harmon nasceu em uma pequena fazenda perto da vila de Gorham, Maine, em 26 de novembro de 1827. Apenas alguns anos após seu nascimento, seus pais Robert e Eunice Harmon desistiram da agricultura para se mudar para a cidade vizinha de Portland, onde seu pai tornou-se um fabricante de chapéu. Quando Ellen tinha nove anos, uma colega maltrapilha bateu em sua cabeça com uma pedra, tão grande foi a agressão que a deixou desfigurada. A pancada a colocou em coma durante várias semanas e a obrigou a perder um longo período na escola.
Quando Ellen tinha doze anos, ela e sua família participaram de uma reunião no acampamento metodista em Buxton, Maine, na qual teve uma experiência religiosa que a impulsionou a professar fé em Jesus Cristo. Em 1840 e 1842, ela e sua família participaram de reuniões adventistas e se tornaram devotas de William Miller. Miller havia se dedicado ao estudo da profecia bíblica e estava convencido de que Cristo retornaria em 22 de outubro de 1844. Quando Cristo não retornou, um não-evento que se tornaria conhecido como o Grande Desapontamento, a maioria das pessoas abandonou o adventismo. Mas na confusão resultante, Ellen alegou ter recebido visões que logo foram aceitas como revelação dada por Deus. O pequeno movimento adventista que permaneceu foi dividido por muitas divergências e muitas lutas internas, mas acreditava-se que Ellen tinha um dom que poderia reunir e guiar o movimento.
Em 1846, Ellen se casou com um jovem pregador adventista chamado James White e juntos viajaram extensivamente, espalhando a fé adventista para a Nova Inglaterra e além. Doze meses depois, ela deu à luz um filho, um dos quatro filhos que ela teria, mas logo deixou a criança com amigos para continuar viajando, pregando e escrevendo.
Em 1855, os White se mudaram para Battle Creek, Michigan, e isso se tornou o centro do adventismo. Cinco anos depois, representantes de cada congregação adventista se reuniram lá e determinaram que a partir de então eles seriam conhecidos como adventistas do sétimo dia. Logo depois eles formalmente se organizaram como denominação.
Durante todo esse tempo, Ellen continuou a receber sonhos e visões proféticas - cerca de 2.000 durante sua vida - e, através deles, guiou e formou a igreja. Durante sua vida, os Testemunhos para a Igreja expandiram-se de meras dezesseis páginas para nove volumes completos. Em 1863, ela recebeu uma visão sobre a saúde humana e seus seguidores logo adotaram seus regulamentos de saúde como parte de sua prática, rejeitando carne, café e medicamentos em favor de remédios naturais.
O movimento adventista continuou a se expandir e os White estavam em alta demanda em toda a América. Eles viajavam constantemente, dirigindo-se a grandes congregações e reuniões. Depois que James morreu em 1881, Ellen viajou ainda mais, passando dois anos na Inglaterra e quase nove anos na Austrália. Ela passou a maior parte dos últimos quinze anos de sua vida em Elmshaven, Califórnia, e foi amplamente consumida por escrever e organizar a denominação crescente. Ela morreu em 16 de julho de 1915, aos 87 anos. Durante sua vida, ela pregou inúmeras vezes e escreveu cerca de 5.000 artigos e 40 livros. No momento em que ela morreu, o adventismo do sétimo dia tinha uma adesão mundial de quase 140.000.
Ensino falso
Em muitos aspectos, Ellen G. White pareceu manter a fé cristã histórica. Ela acreditava no iminente retorno físico de Cristo, sustentava a inspiração e a autoridade da Bíblia, e ensinava que somos salvos pela justiça de Cristo, e não pela nossa própria. Mas em meio a essa verdade havia alguns falsos ensinos perigosos. Vou me concentrar em apenas dois.
O falso ensinamento mais óbvio foi o que deu aos adventistas do sétimo dia seu nome: a visão de que o dia apropriado de adoração é o sábado e não o domingo. Pouco depois de James e Ellen se casarem, eles estudaram um panfleto escrito por Joseph Bates intitulado Sétimo Dia e se convenceram de que deviam manter o sábado como o sábado. Seis meses depois, Ellen teve uma visão em que viu a lei de Deus com um halo de luz em torno do quarto mandamento. Ela e seu marido tomaram isso como prova de que seu novo entendimento estava correto. Eles elevaram isso a uma doutrina de primeira importância.
De muito maior preocupação era a visão aberrante de White sobre a morte, o inferno e o castigo eterno. Os adventistas adotaram vários princípios-chave, incluindo um afirmando que Deus não atormenta eternamente os pecadores, mas que os mortos entram no sono da alma até a segunda vinda e o juízo final. Naquele tempo, a punição para os pecadores seria que eles deixariam de existir.
White sustentava que um Deus de ira eterna deve ser incompatível com um Deus de amor e bondade. Em O Grande Conflito, ela escreveu: “Quão repugnante a toda emoção de amor e misericórdia, e mesmo ao nosso senso de justiça, está a doutrina de que os ímpios mortos são atormentados com fogo e enxofre num inferno eternamente ardente; que pelos pecados de uma breve vida terrena, eles sofrerão tortura enquanto Deus viver ”.
Ela também acreditava que Deus simplesmente aniquilaria as almas daqueles que não o seguiam. “Mas eu vi que Deus não os encerraria no inferno para suportar miséria sem fim, nem os levaria para o céu; porque trazê-los para a companhia do puro e do santo os tornaria extremamente infelizes. Mas Ele os destruirá completamente e os fará como se eles não tivessem sido; então a sua justiça será satisfeita. Ele formou o homem do pó da terra, e os desobedientes e profanos serão consumidos pelo fogo e voltarão ao pó novamente ”.
Seguidores e adeptos modernos
O adventismo quase chegou ao fim nos dias seguintes ao Grande Desapontamento. Mas Ellen G. White deu ao movimento uma nova vida e uma nova voz. Através de constante pregação, ensino e evangelismo, ela e seus seguidores haviam crescido o movimento para quase 140.000 até o momento de sua morte em 1915. Hoje, estima-se que existam 18 milhões de adventistas do sétimo dia no mundo. Suas crenças individuais variam tão amplamente que alguns cristãos as consideram um culto, enquanto outras não.
O adventismo do sétimo dia continuou a evoluir. Eles continuam a considerar Ellen G. White como tendo um dom único de profecia dado por Deus. Eles continuam a guardar o sábado e a ênfase em comer e viver saudáveis. Eles continuam a negar a imortalidade da alma e a realidade do inferno como um tormento eterno e consciente. Sucessores de Ellen G. White também desenvolveram a doutrina distinta e problemática do Julgamento Investigativo. (O CARM lista habilmente suas afirmações, negações e ensinamentos mais preocupantes e fornece este conselho: "Há muitos problemas dentro do adventismo do sétimo dia para recomendá-lo como uma igreja segura. Embora existam grupos adventistas do sétimo dia que estão dentro da ortodoxia, há muitos deles que não são. ”)
O que a Bíblia diz
A Bíblia contradiz muito do que Ellen G. White ensinou e o que sua igreja ensina hoje.
Na questão do sábado, o Novo Testamento mostra claramente que os cristãos adoram juntos no domingo, e não no sábado. Não somente isso, mas Romanos 14 ensina que cada pessoa deve estar convencida em sua própria mente sobre o dia que eles observam como o Dia do Senhor; se o sábado fosse obrigatório para todos os cristãos hoje, essa passagem não teria sentido.
Em contraste com os ensinamentos de White sobre o destino eterno daqueles que não conhecem o Senhor, a Bíblia ensina que o inferno é real, que é eterno e que no inferno a ira de Deus é derramada em um castigo consciente e eterno. João Batista falou de Jesus, dizendo: “Sua pá está em sua mão, e ele limpará sua eira e ajuntará seu trigo no celeiro, mas a palha queimará com fogo inextinguível” (Mateus 3:12). O próprio Jesus falou do inferno dizendo: “se a tua mão te faz pecar, corta-a. É melhor entrar na vida aleijado do que com as duas mãos ir para o inferno, para o fogo inextinguível” e “estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna” (Marcos 9:43, Mateus 25:46). E nas epístolas, Paulo advertiu: “Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da presença do Senhor e da glória do seu poder” (2 Tessalonicenses 1: 9). Somente torcendo deliberadamente as Escrituras pode alguém negar a terrível realidade de que o inferno é real e que aqueles que não conhecem o Senhor estarão lá para enfrentar sua ira para sempre.

Tim Challies
https://www.challies.com/articles/the-false-teachers-ellen-g-white/


Nenhum comentário:

Postar um comentário