Era um sábado
(26/11/1988) quando aquele culto aconteceu, na Rua Joaquim Tôrres, 935, no
bairro de Joaquim Távora. Naquela singela casa antiga, o pregador e os
ouvintes, a pregação com conversões e a alegria do céu. Esse foi o marco na
história de algumas vidas, tanto dos que estavam lá quanto dos que não estavam.
O quarteto de
outrora ficou resumido a dois jovens que tentaram dissuadir os outros dois
agora redimidos. Apesar de algum esforço, não conseguiram e resolveram
continuar a trajetória da “geração coca-cola” sem seus principais
articuladores. Fracasso. Tentaram substituí-los, sem sucesso. Não poderiam ser substituídos.
Como último recurso, o jovem mais disposto a mudar aquele quadro inscreveu-se
para a crisma a fim de aprender as Escrituras para, através delas, trazer os
amigos à velha vida. Que absurdo! No entanto, um erro acertado, pois com a
leitura do Evangelho o Santo Espírito começou a mudar paulatinamente os
pensamentos do seu coração. Mas, participava das missas semanais na sua
paróquia e juntamente com os professores da crisma discutia, dentro do que
sabia (lógica juvenil), com os antigos amigos nas tardes de domingo enquanto
eles evangelizavam em frente à igreja católica da Piedade.
Passado alguns meses,
após a conversão de George e Kito (apelido carinhoso de Assis com o qual era
tratado pelos familiares e amigos), o jovem perdido busca nos antigos amigos
respostas para o que não entedia nas Escrituras. Na crisma, o grupo de jovens
que conduzia as reuniões só falava de problemas sociais e cantavam, por
incrível que pareça, “Legião Urbana”. A sede de Deus brotava naquele coração
simples que não resistiu ao convencimento divino, por isso buscou amparo em
quem podia confiar e contar para solucionar seus dilemas, pois seus mestres
religiosos eram vazios. Apesar disto, não tinha interesses em tornar-se cristão
como os amigos. Assis, como um verdadeiro amigo, fazia muitas incursões para
levar o amigo ao culto. Certa vez, estavam jogando futebol quando de repente ele
surgiu, entrando no terreno batido de areia. Ele pediu para participar daquele
jogo para no final convidá-los para um culto de jovens na antiga Igreja do jovem
pregador Glauco. Como era de se esperar, não aceitaram, ficando, inclusive, chateados
pelo ato do sincero amigo.
No entanto, alguns
dias depois, aquele jovem da crisma atende a um novo convite para um culto. Já
era fevereiro de 1989. Os crentes de Moriá não mais se reuniam no local do
primeiro culto, mudaram para outro endereço: Rua Pinho Pessoa, 494. Uma casa alugada
com muro baixo pintado de amarelo, portão gradeado e mediano na cor branca, com
uma frente destinada à garagem, sem coberta. As partes interiores não eram
utilizadas, pelo menos para a realização dos cultos. Naquele local, além dos
ouvintes que estavam dentro da área de garagem, os transeuntes, os motoristas, os
passageiros de ônibus (linha Parque Americano) podiam ver e ouvir a mensagem do
evangelho quando transitavam pela rua.
O local de culto era
de uma área com uns 4 (quatro) metros de largura por 5 (cinco) metros de
profundidade, talvez menos. Após o espaço da garagem, havia uma escada de dois
degraus que dava para a elevação do imóvel quando começava propriamente a casa.
Esse patamar superior era semelhante a uma puxada frontal de onde o pregador
anunciava sua mensagem com uma pequena caixa de som, enquanto os demais se
acomodavam em cadeiras, banquetes e puffs. Muita gente diferente. Para alguém
que nunca tinha participado de um culto, e além disso estava exposto a quem
passava na rua, podendo, inclusive, ser reconhecido por pessoas do seu convívio
que ao verem naquele ambiente estranho poderiam em seguida o delatarem aos seus pais, aquela visita tornou-se algo extremamente embaraçosa. Naquele dia, em razão desse drama
pessoal nada entendeu, não prestou atenção, queria sair correndo dali porque estava
mais preocupado em não ser visto. Em muitos momentos ficou se questionando os
por quês de ter chegado àquele lugar. A sensação era de grande vergonha. Saiu
dali com algumas literaturas com as quais passou a comparar com o Novo
Testamento das Edições Paulinas que possuía. Ficou tão convencido e ao mesmo
tempo tão acovardado que tentava mostrar sua mãe as razões da fé. Sua mãe
temendo que seu filho se tornasse um fanático derramou-se em lágrimas diante dele,
“obrigando-o” a jogar fora aquela boa literatura. Resolveu-se não mais pensar
em ir para aquele “projeto de Igreja”, decidindo-se também não participar mais
da crisma. Achou-se enganado com o dogmatismo católico e suas falácias. Os
homens de preto caíram no seu descrédito.
Os meses que se
seguiram foram de estudos seculares, mas também de exame das Escrituras. Agora,
solitariamente, não permitindo a influência de outrem cedeu ao chamado do Espírito.
Após programar sua despedida da vida mundana para a festa de 15 anos de sua
irmã, nosso jovem, com uma semana de antecedência, visitou um dos amigos,
informando-o que iria para sua Igreja no domingo seguinte.
Em 08 de outubro de
1989, após meses de embates e conflitos, o jovem perdido encontra guarida nos
braços do Cristo. Foi num culto tremendo: George tocava violão entoando
louvores ao Criador, o jovem pregador Glauco pregava sobre o arrebatamento da
Igreja (o jovem fixou aquela doutrina e nunca se esqueceu daquela pregação) e
muitos irmãos se alegravam naquele local. Era contagiante. O culto estava sendo
realizado na cozinha da mesma casa de meses anteriores com o aparato dos
bancos, de um singelo púlpito e de cadeiras. Tudo muito simples. Estavam ali:
Glauco, Glívia, Geisa, Marcos, George, Assis, Geovani, Marleide, Maria (irmã da
Assembleia de Deus de Tauá que se congregou durante algum tempo conosco),
Airton, João, Tereza, Haroldo, Flávio, Manoel, Carlos Alberto, Cláudio, Henrique
e Marquinhos (a maior parte de novos convertidos). A Igreja Moriá começava a se
tornar conhecida no bairro, levando pessoas a Cristo e iniciando um forte
trabalho de evangelização.
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