O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Corinto submersa

Novas escavações arqueológicas descobriram a arquitetura romana no antigo porto no qual um terremoto atingiu a cidade bíblica de Corinto, que agora está subaquática. O discípulo de Jesus Paulo visitou a cidade antiga enquanto estava sob o domínio romano, de acordo com a Bíblia.
Os arqueólogos gregos e dinamarqueses que investigam as áreas portuárias de Lechaion, como parte do Projeto Lechaion Harbour, descobriram vestígios da engenharia romana e edifícios antigos.
“Por quase duas décadas, busquei o contexto arqueológico perfeito em que todo o material orgânico normalmente não encontrado em terra é preservado”, disse Bjørn Lovén, diretor do projeto, ao Sunday Express.


O porto, que está localizado no golfo de Corinto, era anteriormente um dos dois que conectou Corinto para trocar redes na região que ajudaram a área a tornar-se fabulosamente rica. Os romanos destruíram Corinto em 146 aC ao conquistar a Grécia, e Júlio César reconstruiu a cidade e seus portos em 44 aC.
O porto foi atingido por um terremoto por volta do início do século 7 dC, mas as fundações de madeira na área estão bem preservadas, bem como alguns artefatos.
“As estruturas de madeira extremamente raras que encontramos nos estágios iniciais da Lechaion nos dão esperança de que encontraremos outros materiais orgânicos, como ferramentas de madeira, móveis, peças de madeira de edifícios e naufrágios - o potencial é imenso e é importante para sublinhar que quase nunca encontramos material orgânico em terra na região do Mediterrâneo central”, diz Lovén.


O Projeto Lechaion Harbour é uma joint venture (empreendimento coletivo) do Instituto Dinamarquês em Atenas, Universidade de Copenhague, e o Ephorate grego de Antiguidades Subaquáticas.
Recentemente, as escavações no oeste da Galileia em Israel levaram à descoberta de um mosaico de 1.600 anos de idade, o que sugeriu que algumas mulheres desempenharam um papel fundamental na igreja primitiva, com um doador feminino do século V presumivelmente o homônimo de uma mulher descrita como assistente de Jesus Cristo na Bíblia.
O mosaico de língua grega remonta ao século V e traz a memória uma mulher com o nome de “Sausann”, ou Shoshana, que foi um dos doadores que ajudaram na construção de uma vila da igreja. Susannah é mencionada em Lucas 8:3 como uma das mulheres que ajudaram a apoiar Jesus e seus discípulos “fora de seus próprios meios”.
O arqueólogo da faculdade de Kinneret, Mordechai Aviam, que liderou as escavações, explicou que uma mulher independente doando dinheiro para a igreja fornece indícios sobre a estrutura social na vila galileana na época.

Os pesquisadores, juntamente com uma parceria multidisciplinar de estudiosos, estão juntando esforços para conceituar como era a vida cristã no 4º e 5º século na região.


Fonte: https://www.christianpost.com/news/archaeological-discovery-biblical-city-corinth-apostle-paul-found-underwater-210392/

Nenhum comentário:

Postar um comentário