O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Você é um cristão omisso?


Por Antonio Welderlan da Silva Sales.


“Tornei-me inimigo de vocês por dizer a verdade? ”
(Gálatas 4:16)



As igrejas da Galácia estavam passando por seríssimos problemas doutrinários, abandonando os ensinamentos da sã doutrina pregados por Cristo e os apóstolos, por ensinamentos de homens (Gt. 1:6,7). Paulo, chega a dizer que tais homens “perturbavam” e queriam “perverter o evangelho de Cristo”.
Os crentes eram instruídos pelo apóstolo Paulo a não dar ouvidos a tais doutrinas, e muito mais, eles deveriam considerar esses homens enganadores como “anátema” (amaldiçoados), pois estavam pervertendo e deturpando o evangelho de Cristo (Gt. 1:7-9).
Um grande problema que a cristandade (comunidade cristã no mundo) na atualidade enfrenta é a omissão quanto a esses pervertedores do evangelho que, com uma pretensa religiosidade e falsa aparência de humildade, enganam a muitos (Tt 2:18,23). Vejamos o que Paulo fala sobre a apologia a sã doutrina, em combate a estes falsos profetas:

“e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira pela qual foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela. Pois há muitos insubordinados, que não passam de faladores e enganadores, especialmente os do grupo da circuncisão. É necessário que eles sejam silenciados, pois estão arruinando famílias inteiras, ensinando coisas que não devem, e tudo por ganância. Um dos seus próprios profetas chegou a dizer: “Cretenses, sempre mentirosos, feras malignas, glutões preguiçosos”. Tal testemunho é verdadeiro. Portanto, repreenda-os severamente, para que sejam sadios na fé e não deem atenção a lendas judaicas nem a mandamentos de homens que rejeitam a verdade. “ (Tt 1;9-14)

Tito havia sido deixado por Paulo na ilha de Creta (cidade situada entre a Grécia, Ásia Menor e Egito) para constituir presbíteros que pudessem conduzir a obra naquela localidade. No texto acima, Paulo, fala a Tito da necessidade de defender a sã doutrina, pois haviam ali homens que, por ganância, ensinavam o que não deviam, arruinando famílias e agindo insubordinadamente.
O verdadeiro cristão não deve relativizar a verdade de Deus temendo não ser aceito ou bem quisto entre as pessoas de seu convívio, nem mesmo deixar de falar a verdade por medo de não ser convidado novamente para falar naquele local. E quando as coisas não vão bem na sua igreja? Você não pode ser omisso!
Notemos que entre as recomendações de Paulo, os presbíteros deveriam ser “firmemente apegados à mensagem fiel... para que seja capaz de encorajar outros”. O crente que está firmemente apegado com a sã doutrina, não consegue ficar omisso diante desses lobos enganadores. Tal recomendação não se limita unicamente aos presbíteros (ou pastores), mas a todo crente.
O verdadeiro cristão não deve relativizar a verdade de Deus temendo não ser aceito ou bem quisto entre as pessoas de seu convívio, nem mesmo deixar de falar a verdade por medo de não ser convidado novamente para falar naquele local. E quando as coisas não vão bem na sua igreja? Você não pode ser omisso! Como disso o apóstolo Paulo, “é necessário que eles sejam silenciados... repreenda-os severamente” só assim serão “sadios na fé”.

Hoje, assim como na Galácia e em Creta, vemos coisas semelhantes acontecerem. Muitos homens enganadores, lobos travestidos de cordeiros, tem se levantado e enganado a muitos, como Cristo dissera (Mt 24:11). Homens como Edir Macedo, “apóstolo” Valdemiro Santiago e “apóstolo” Agenor Duque que por ganância tem negociado o evangelho de Cristo, invalidando seu sacrifício na cruz do calvário, com sua teologia da prosperidade. Muitos outros homens, que com suas heresias tem enganado milhões. Precisamos silenciá-los e a única forma de fazer isso é pregando a sã doutrina!
Por fim, há uma falsa interpretação do amor de Deus por grande parte das pessoas, quando dizem que não devemos criticar e questionar ninguém. Ao invés disso, devemos apenas falar que Deus é amor, não tocando em suas feridas e falando apenas aquilo que elas querem ouvir (2 Tm 4:3,4). Não devemos basear nossos discursos a fim de nos tornarmos agradáveis aos que nos ouvem, pois isso não trará proveito algum ao pecador (Gt. 4:17).

Que a graça de Cristo esteja com você, leitor.

2 comentários:

  1. É benção varão. Hoje em dia não é mais só pregar o evangelho puro e simples, eles querem também que provemos para eles ( falsos cristãos ) que ainda há a Sã Doutrina, provar que Cristo não quer nos evolvamos com pólicas e entre outras coisas. Por isso hoje há uma necessidade muito grande que se pregue a Palavra de Deus e a Sua Sã Doutrina .

    ResponderExcluir