O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Graça Abundante



John Bunyan nasceu na pequena aldeia inglesa de Elstow. Seu pai era um funileiro, ou operário de metal, que possuía seu próprio chalé, pagava impostos e se conformava à Igreja da Inglaterra. John frequentou a escola apenas por alguns anos e, aos dez anos de idade, considerava-se cativo do Diabo e dava-se ao xingamento, à mentira e à blasfêmia contra Deus. Ele experimentou sonhos terríveis do Inferno: fogo, julgamento e trevas eternas, mas os ignorava e se tornava um líder dos jovens que praticavam pecados com grande entusiasmo. Em todo esse tempo, ele estava aprendendo o ofício de seu pai.

Quando adolescente, John escapou da morte por afogamento, de uma cobra venenosa e de um tiro de mosquete (um companheiro que assumiu seu lugar como sentinela foi baleado na cabeça e morreu). Ele reconheceu sua sobrevivência como uma graça de Deus, apesar de seus muitos pecados. Casou-se e começou a frequentar a igreja duas vezes por dia. Ele se descreve como enfeitiçado pelos bispos, paramentos e serviços da Igreja da Inglaterra. Por cerca de um ano trabalhou para controlar sua língua vil e tentava dar a seus vizinhos a impressão de que ele era um homem piedoso.
Consciente de sua hipocrisia, mas sem saber o que fazer a respeito, um dia seu trabalho o levou a Bedford, onde ouviu mulheres sentadas ao sol falando sobre Deus e a nova vida que desfrutam como consequência de sua comunhão com Jesus Cristo. Ele ficou impressionado com sua condição feliz e abençoada e fez questão de lhes fazer muitas visitas e aprender com esses puritanos. Foi quando começou a ler a Bíblia com novos olhos e achar as Epístolas do Apóstolo Paulo doces e agradáveis. Ainda assim, ele teme que haja um limite para o número de pessoas que podem ir para o Céu e teme que seja tarde demais...
Graça abundante para o principal dos pecadores é a autobiografia espiritual de John Bunyan. Trata de sua conversão e luta com a fé. Foi escrita quando Bunyan esteve preso por pregar sem licença. Sua principal dificuldade era um tipo de “desordem obsessiva compulsiva espiritual”, como diz um comentarista. As preocupações constantes de Bunyan eram seu estado quanto à salvação e se Deus o considerava digno o bastante para a vida eterna. Esta história comunica a angústia do autor com o próprio pecado, sua confissão e o impacto da graça divina que salva e transforma vidas. As lutas espirituais de Bunyan relembrarão aos leitores que até as grandes personalidades da fé tiveram dificuldades em crer, e seu testemunho pessoal incentivará todos os que porventura estejam duvidando do estado de sua salvação.”

Livro disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário