O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Sobre escatologia bíblica

Não é difícil encontrarmos cristãos desencorajados no que diz respeito à interpretação profética da Bíblia. Para eles, apenas os grandes estudiosos das Escrituras podem informar com precisão o significado das profecias e como se darão os eventos do fim. É bem verdade que muitas dessas interpretações discordam entre si, de modo a servirem de parâmetro para dizermos que alguém está interpretando equivocadamente o texto, mas isso não deveria ser obstáculo para o livre exame e a livre interpretação, pois a profecia bíblica é direcionada para um sentido apenas no qual o discípulo autêntico tem à sua disposição.
A Bíblia nos ensina o verdadeiro com precisão, de modo que Jesus mesmo orientou seus discípulos a perceberem uma das virtudes do Espírito Santo, orientar a toda a verdade (João 16:13), para se apegar a possibilidade de fazer o uso correto da profecia e de outras verdades mais. Aliás, Deus jamais explicitaria sua verdade por mera vaidade, antes a proporia para que nós pudéssemos saber os tempos e as épocas do cumprimento de seus propósitos. De fato, há segredos irreveláveis, como o caso do dia e da hora da segunda vinda de Cristo (Mateus 24:36), mas outros, como os dias que o antecedem e os posteriores, cuja razão de estarem nas Escrituras é sua perfeita interpretação podem muito bem ser objeto de árduo estudo e de uma precisa conclusão.
Para o perfeito entendimento das profecias, julgo haver necessidade de um exame minucioso do texto bíblico e muita oração. Não se entende a Bíblia através de outros meios senão por ela própria. É a Bíblia interpretando a si mesma. O significado da oração na interpretação é exatamente colocar o coração à mercê da orientação divina, sujeitando-se ao direcionamento do Santo Espírito. Está formula espiritual não ocasiona resultados negativos, somente positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário