O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

O Imperador e o Evangelista

Quando o imperador D. Pedro II visitou Nova York, em 1876, ouviu a pregação do ilustre pregador D.L. Moody. Sobre essa ocasião, o filho de Moody registrou:

Há quase 25 anos, o cavalheiro que preside hoje se sentou na plataforma no Hipódromo. Naquele tempo New York viu um imperador - imperador de um grande território, que é para ser, no futuro, um dos maiores impérios do mundo, a menos que se torne permanentemente republicano. Refiro-me a Dom Pedro, o Imperador do Brasil. Foi sobre a plataforma e tomou o assento desocupado pelo Sr. Dodge.
Dois terços da plateia sabia quem ele era, mas o homem da ocasião foi o Sr. Moody e ele estava pregando no momento. O que ele fez? Será que ele esboçou bajulação e apreço que muitas pessoas fazem quando um presidente aparece, ou até mesmo o Secretário de Estado? O Sr. Moody nunca se referiu a Dom Pedro, mas introduziu no meio de seu discurso estas palavras: "O que você vai fazer com Jesus? O que você fará com Jesus? Um imperador não pode comprar o céu, mas ele pode tê-lo como um dom gratuito". Depois ele disse que fez uma pausa, e Dom Pedro inclinou seu assentimento, e depois comentou com o senhor que escreveu o relato: "Esse é um homem para ser ouvido e acreditado”.

A devoção de D. Pedro II foi noticiada por historiadores e pela Sociedade Bíblica do Brasil, no seu folheto “Grandes Personalidades e a Bíblia”:


Nenhum comentário:

Postar um comentário