O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Passeata em memória de Martin Luther King Jr.


Milhares de admiradores do Rev. Martin Luther King Jr. se reuniram em seu memorial na quarta-feira para marcar os 50 anos do assassinato do líder dos direitos civis, cuja mensagem simples de não-violência continua ressoando através de divisões raciais e religiosas em uma nação ainda lutando com questões raciais complexas.
A caminhada de oração e o rali em meio às cerejeiras e sob o céu nublado foi uma das dezenas de comemorações planejadas em todo o país para homenagear King, morto a tiros logo após às 18h do dia 4 de abril de 1968, em uma sacada do Motel Lorraine, Memphis.
O presidente Trump opinou no Twitter e em uma proclamação presidencial.

“Não é o governo que vai atingir os ideais do Dr. King”, diz a proclamação em parte. “Mas, antes, as pessoas deste grande país que cuidarão para que nossa nação represente tudo o que é bom e verdadeiro, e incorpora a unidade, a paz e a justiça”.

Memphis foi anfitrião de uma marcha “Eu Sou Um Homem” para a Igreja do Templo de Mason, onde King pregou seu discurso “Eu Fui ao Monte”, na noite anterior à sua morte. A marcha foi liderada por membros do sindicato dos trabalhadores do saneamento - cujos baixos salários trouxeram King à cidade. Na quarta-feira, admiradores de King de todo o país reuniram-se na histórica Beale Street.
Tanya Russell dirigiu de Denver com seus dois filhos, Xavier e Sebastian, para fazer parte das comemorações de Memphis. 
“É empoderador fazer parte disso”, disse Russell. “Tenho amigos e família aqui, e era importante estar aqui”.
Às 18h01, horário local, um sino histórico da igreja, perto da varanda do motel, baterá 39 vezes. King tinha 39 anos quando morreu.
Em Atlanta, a cidade natal de King, sua filha, Bernice A. King, será a anfitriã de uma cerimônia em sua homenagem. Mais tarde, os sinos da igreja em toda a cidade também tocarão para marcar a hora do tiroteio. 
Saundra Lucas, uma mulher afro-americana usando uma camisa que diz “Eu vou acabar com o racismo”, disse que viajou de Oklahoma para homenagear a ocasião, lembrar o legado de King e inspirar outros a continuar sua missão. Lucas, 74, disse que usou a viagem para refletir sobre o dia da morte de King.
“Foi um dia triste e triste”, disse Lucas. “Foi um dia que parecia que toda a esperança se foi”.
A morte de King chocou o mundo e provocou tumultos em mais de 100 cidades dos EUA. Lucas disse que está esperançosa de ver uma nova geração, especialmente estudantes sobreviventes de um tiroteio em Parkland, na Flórida, pegando as rédeas e enfrentando os que estão no poder.
“Houve um despertar”, disse Lucas. “Seu espírito foi despertado nesta nova geração”.
A multidão começou a marcha silenciosa ao passar pelo monumento do rei. Ausentes estavam os cantos familiares e pedidos de justiça. Eles foram conduzidos pela Independence Avenue.
O aniversário acontece em meio a um ressurgimento da supremacia branca e depois de uma série de disparos fatais de homens negros desarmados por policiais, incluindo um em Sacramento em 18 de março. Shirley Paulson e outros membros de sua igreja, Christian Science, andaram e conversaram sobre o que eles esperavam que fosse o começo de um movimento.
“Historicamente, muitas igrejas estavam divididas sobre a questão da raça”, disse Paulson. “Isso não vai fazer parte do nosso futuro”.
Fonte: https://www.usatoday.com/story/news/nation/2018/04/04/theres-been-awakening-rallies-mark-50th-anniversary-kings-death/484865002/

Nenhum comentário:

Postar um comentário