O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Um arauto do despertamento espiritual


“Vamos assar o ganso!” 
Essa expressão faz referência a um homem cujo sobrenome (em seu idioma nativo, tcheco) significa “ganso” - John Hus era esse homem. Ele foi literalmente queimado na fogueira - mas, ao ser queimado, acendeu o fogo da reforma da igreja.
John (Jan in Tcheco) nasceu em 1374 em uma família humilde. Foi ordenado sacerdote em 1401 e passou grande parte de sua carreira ensinando na Universidade Charles em Praga, na Boêmia (na atual República Tcheca). Ele também foi o pregador da Capela de Belém em Praga (Três mil pessoas lotavam a capela para ouvir seus sermões).
Os escritos centrados na reforma de John Wycliffe encontraram o caminho para a Boêmia. Estudando nos dias que antecederam a imprensa, Hus copiou meticulosamente os livros de Wycliffe para seu próprio uso. Como Wycliffe, Hus enfatizou a piedade pessoal e a pureza da vida. Ele enfatizou o papel da Bíblia como autoridade na igreja e, consequentemente, elevou a pregação bíblica a um status importante nos cultos da igreja.
A própria Capela de Belém era uma ilustração tangível dos ensinamentos de Hus. Em suas paredes havia pinturas contrastando o comportamento dos papas e de Cristo. Por exemplo, o papa montou um cavalo enquanto Cristo andava descalço, e Jesus lavou os pés dos discípulos enquanto o papa beijava seus pés. Muitos dos clérigos sentiam, com razão, que seu estilo de vida estava sendo questionado. Mas Hus era popular entre as massas e com alguns membros da aristocracia, inclusive a rainha.
O arcebispo de Praga disse a Hus para parar de pregar e pediu à universidade que queimasse os escritos de Wycliffe. Hus se recusou a obedecer, e o arcebispo o condenou. Enquanto isso, Hus pregava contra a venda de indulgências que estavam sendo usadas para financiar a expedição do papa contra o rei de Nápoles. O papa excomungou Hus e colocou Praga sob um interdito - o que significa que a cidade inteira foi excomungada e não pôde receber os sacramentos. Para aliviar esta situação, Hus deixou Praga, mas continuou pregando em várias igrejas e ao ar livre. E, como Jesus, “as pessoas comuns o ouviam com prazer”.
Por que a hierarquia era tão contrária a Hus? Ele não apenas denunciou os estilos de vida muitas vezes imorais e extravagantes do clero (incluindo o próprio papa), mas também fez a afirmação ousada de que somente Cristo é o cabeça da igreja. Em seu livro On the Church, ele defendeu a autoridade do clero, mas afirmou que somente Deus pode perdoar pecados. Ele também alegou que nenhum papa ou bispo poderia estabelecer doutrina contrária à Bíblia, nem poderia qualquer cristão verdadeiro obedecer a ordem de um clérigo se estivesse claramente errado.
Hus só poderia encontrar problemas para tais ensinamentos. Em 1415, ele foi convocado ao Conselho de Constança para defender seus ensinamentos. Ao ser conduzido para lá foi vítima de um dos truques mais sujos já jogados em um cristão. Prometeram-lhe um salvo conduto, avalizado pelo imperador Sigismundo. E ele tinha a garantia papal: “Mesmo que ele tenha matado meu próprio irmão ... ele deve estar seguro enquanto estiver em Constance”. No entanto, Hus foi preso logo depois que ele chegou. Foi confinado em uma cela sob um convento dominicano. Sua cela estava bem ao lado de um sistema de esgoto. Com efeito, o Conselho já havia decidido sobre esse rebelde Hus. O Conselho condenou os ensinamentos de Wycliffe e Hus foi condenado por apoiar esses ensinamentos.
Hus, doente e fisicamente debilitado por longo encarceramento, além da falta de sono, protestou contra sua “culpa” e recusou-se a renunciar a seus supostos erros, a menos que pudesse ser mostrado o contrário nas Escrituras. Ao concílio ele disse: “Eu não iria, por uma capela cheia de ouro, recuar da verdade”.
Formalmente condenado, foi entregue às autoridades seculares para ser queimado na fogueira em 6 de julho de 1415. A caminho do local da execução, ele passou por um cemitério e viu uma fogueira de seus livros. Ele riu e disse aos espectadores para não acreditarem nas mentiras que circulavam sobre ele. Chegando ao local de execução, foi perguntado pelo marechal do império se ele finalmente retrataria suas visões. Hus respondeu: “Deus é minha testemunha de que a evidência contra mim é falsa. Eu nunca pensei nem preguei, exceto com a única intenção de ganhar os homens, se possível, de seus pecados. Hoje eu vou morrer de bom grado”. 
Lutero mais tarde admitiu, em debate com Johannes Eck em Leipzig, que “somos todos hussitas sem saber”. Por isso, é fascinante que duas fontes relatem que a mesma profecia foi feita por Hus quando ele morreu. O martirólogo protestante John Foxe, em seus Atos e Monumentos , é (talvez sem surpresa) um deles. Mas o outro, Poggius Floretini, era um padre católico romano. Veja como ele descreveu a morte de Hus em uma carta a um amigo, Leonhard Nikolai:
Então Hus cantou em verso, com uma voz exaltada, como o salmista do trigésimo primeiro salmo, lendo um papel em suas mãos: “Em ti, ó Senhor, eu confio e inclina os teus ouvidos para mim”. Com tais orações cristãs Hus chegou à fogueira, olhando sem medo. Ele subiu em cima da plataforma, depois que dois ajudantes do carrasco rasgaram suas roupas e o vestiram em uma camisa encharcada de piche. Naquele momento, um dos eleitores, o príncipe Ludwig do Palatinado, subiu e implorou a Hus que se retratasse, para que ele pudesse ser poupado de uma morte nas chamas. Mas Hus respondeu: “Hoje você assará um ganso magro, mas daqui a cem anos ouvirá um cisne cantar, que não será queimado e nenhuma armadilha ou rede o pegará”. Cheio de pena e cheio de muita admiração o príncipe se virou.
Hus há muito era popular entre os leigos, e sua morte heróica só aumentou seu prestígio. Seus seguidores saíram em franca rebelião, tanto contra a igreja católica quanto contra o império dominado pelos alemães com o qual não queriam participar. Apesar dos esforços repetidos de papas e governantes para erradicar o movimento, ele sobreviveu como uma igreja independente, conhecida como Unitas Fratrum ou os Irmãos Unidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário