O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Deus é o culpado pela queda do homem?

Há quem diga que no ato da criação o Senhor fez o homem pré-determinado para pecar, obrigando uma interpretação dessa atitude como sendo motivada ou destinada ao “propósito divino” e não sendo independente e voluntária do ser criado. Muito embora alguns versem sobre o assunto com muitas argumentações justificando esse intento do Criador, questionamos se realmente a culpa da queda procede de Deus ou do homem.
Levemos em consideração a condenação, primeiramente. Deus criou alguns (a maioria) do gênero humano para serem lançados no inferno? Segundo o desdobrar da teoria supracitada, poucos foram escolhidos para a salvação eterna, enquanto muitos para a condenação eterna. Isto impõe a máxima na qual Deus faz acepção injustificável de pessoas, pois segundo os teóricos da predestinação sua escolha é aleatória não elegendo qualquer mérito para sua ação, mas apenas uma escolha direcionada ao acaso. Não nos parece sensata essa colocação já que o Senhor da Bíblia diz que: “porque, para com Deus, não há acepção de pessoas” (Romanos 2:11). Desta forma, acepção de pessoas não está restrita segundo a concepção calvinista na qual afirma esse quesito demonstrando a escolha de Deus de uns poucos dali outros dacolá, mas abrange exatamente o todo e não a parte, ou seja, todos os judeus e todos os gentios, não sendo parte de Judeus nem parte de gentios. Ora, se esses iluminados proclamam esse tipo de ensino ferem um atributo de Deus, a justiça. Obrigatoriamente, chamam o Senhor de mentiroso, visto que afirmam ser Ele um segregador, enquanto o ensino apostólico não corresponde com suas ações. Se assim confirmamos a teoria calvinista, deveremos também concluir que é absurda a atitude de Deus criar o homem para em seguida lançá-lo no inferno. Seria a mesma coisa de construirmos uma casa com todos os aparatos internos e externos, mobiliarmos, passarmos a morar dentro e em seguida soltarmos uma bomba para destruir tudo, inclusive, nós mesmos. Esse lapso passa a ser também uma tremenda contradição, criar para destruir. Por essa razão perguntamos: como alguém de bom senso cria para se opor em seguida àquilo que criou? Grande incoerência seria a resposta mais acertada. Afinal, para quem acha que o Senhor se surpreendeu com a desobediência humana fique ciente que desde sempre Deus sabia, pelo seu atributo de Omniscientia, que o homem pecaria não sendo para Ele algo inesperada. Ao invés de destruir tudo proporcionou um escape para sua situação decaída já que o ser divino é amor por todo o gênero humano.
Outros textos bíblicos ecoantes são João 3:16 e I Timóteo 2:4. No primeiro, há uma demonstração expansiva da obra salvadora, asseverando seu poder e sua amplitude. No outro verso, a intenção e a expressão de sua vontade na qual pretende dizer exatamente o que está escrito e não outra coisa. Enfim, devemos considerar o texto bíblico como foi posto ou será que se exige um esforço sobrenatural para dizermos o que não diz? É verdade, não afirmar e não concluir aquilo que diz exatamente o texto, como os acima mencionados, exige um “discernimento” para além do sobrenatural, incorrendo em distorções e equívocos sérios para quem elege o nome de cristão. Claro que devemos nos sujeitar ao texto como foi posto e não sujeitá-lo ao nosso ego interpretativo.
Ora, se o Senhor não faz acepção de pessoas, sacrificou seu próprio Filho para redimir todos os homens e é sua intenção restaurá-los para uma nova vida em Cristo, como pensar que Deus é o causador da desgraça que assola a Humanidade? Só quem não quer assumir a própria culpa pelo pecado e a voluntariedade para pecar, antes pretende eximir-se dela com uma atitude mesquinha, tem essa doidice (substituindo o termo “loucura” pelo bom cearenses) cravada no seu mau coração. Reforço pela verdade que lemos nas Escrituras, como estão postas, que o homem e somente ele causou o dano do pecado devido à liberdade mal utilizada. Ele assumiu a culpa quando livremente provou do proibido, desprezando o conselho anterior de Deus o qual o ensinava um comportamento de retidão espiritual.
Por essas poucas e simples razões podemos concluir que aprouve a Deus resgatar o homem de uma situação deplorável, apesar de ele ter tomado uma atitude egoísta, particular e individual, sem a interferência divina, portanto não atribuindo a Deus a culpa pela queda e decadência do gênero humano. O Senhor se apresentou para resgatá-lo de todo o mar de pecados que o embaraçou, inclusive da invenção da predestinação, dogma que libera o seguidor para não se preocupar com uma vida devotada a Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário