O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Decola o Expresso da Galáxia - EBF 2018


Dez, nove, oito, ... três, dois, um!

Após a contagem regressiva, o Expresso da Galáxia alçou voo rumo ao universo do conhecimento de Deus. Um lançamento perfeito!
Desde o início, quando as crianças começaram a pegar suas viseiras de astronautas, nas quais serão coladas estrelas na medida da participação durante os dias, via-se o semblante de encantamento com o ambiente do templo, transformado em uma grande parcela do universo, cheio de planetas, estrelas e foguetes. Essas mesmas crianças estavam muito ansiosas vendo os últimos ajustes técnicos e uma movimentação para todos os lados a fim de o grupo da organização cumprir com o previsto e surpreender quem se deu ao cuidado de ouvir toda a mensagem do primeiro dia da Escola Bíblica de Férias da Igreja Batista Renovada Moriá.
         Chamando às crianças para a participação, os irmãos Fabiano e Ivna levantaram as crianças para que cantassem cânticos infantis de louvor a Deus. Quem observava este momento via expressões espontâneas nelas, sem preocupações com o tom da canção ou com o que outros achariam se desentoassem, demonstrando aquilo que Jesus nos ensinou sobre o perfeito louvor que vem dos lábios das crianças. Para elas, só importava cantar a Deus um cântico novo, aprender aqueles versos que passaram a ser tão importantes para a dinâmica a que estavam se sujeitando. Que bom vê e participar dessa empolgação infantil.
         Mas não ficou só por aí. A irmã Simone, trajando vestes peculiares às mulheres africanas, contou a história do menino Kaboo, um príncipe de uma tribo que foi capturado por uma tribo inimiga. Durante sua narrativa era forte a dramatização com que elevava as crianças a imaginarem a cena, apesar de contar com o apoio de uma série de imagens que retratavam a história. Crianças suspiravam e sofriam ao ouvir dos tormentos a que fora submetido o jovem Kaboo. Como de costume, a história foi interrompida numa momento chave para deixar uma sede maior pela contação dos dias seguintes.
         Coube a irmã Amanda, em participação semelhante a da irmã Simone, narrar alguns fatos da história de Moriá, visto que completa 30 anos de fundação neste ano de 2018. O personagem principal: o pastor Glauco Barreira Magalhães Filho, o jovem que iniciou o trabalho de Moriá com apenas 17 (dezessete) anos de idade, em 1988. Essa surpresa faz parte das comemorações do aniversário e também é uma forma da equipe da EBF demonstrar o respeito, a honra e o zelo pelo pastor que os apascenta. Sem dúvidas, uma excelente forma de prestigiar um homem simples que não almeja vê se não a glória de Deus.
         Por último, uma das partes mais esperadas: a peça teatral. A temática deste ano é apresentar razões da existência de Deus, do seu poder criador, dos valores absolutos e da compatibilização entre ciência e fé, sem desmerecer em nenhum momento os institutos bíblicos, fazendo uma viagem pelo universo em busca de respostas sobre essas questões. Na encenação, um jovem é bombardeado pelos amigos e professores céticos sobre a não existência de Deus, enveredando sua história pelos caminhos do ateísmo. Porém, um evento inesperado vem surpreender aquele jovem rebelde, muito embora sua família prezasse pelas máximas do Evangelho e o estimulasse a elas. Uma supernave (a Expresso da Galáxia) surge com personagens do futuro que vieram para, através de uma aventura estelar convencer-lhe sobre Deus. Convite que ele não hesita em aceitar. Mais o que ainda está por vir? Será que eles irão enfrentar inimigos? Será que há respostas convincentes sobre esses dilemas? É o que nós iremos descobrir ao longo da semana.
Pela riqueza da proposta da EBF, ela já se consolidou como um das programações mais abrangentes e empolgantes do ano da IBRM. Não só crianças se surpreendem, adultos vão aos montes, talvez tentando fazer um link com sua infância já que não tivemos a oportunidade de participar de evento semelhante que fosse tão marcante. Não é a toa que todas as noites são repletas de pessoas. Já há uma previsão não só para as crianças, mas também para os adultos. Hoje, na abertura, cerca de 500 (quinhentas) pessoas estiveram presentes, sendo cerca de 300 (trezentas) crianças inscritas e o restante de adultos.
















Hora da adoração













A história do menino Kaboo





A história de Moriá


separados por faixa-etária









A peça teatral
















10 comentários:

  1. Que Deus continui abençoando cada criança e cada um de seus professores .tudo pra gloria de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Eu amei esse dia e vou continuar indo esses 5 dia n vou faltar nenhum estou muito anciosa pra ver a continuação das historias♡

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse dia e vou continuar indo esses 5 dia n vou faltar nenhum estou muito anciosa pra ver a continuação das historias♡

    ResponderExcluir
  4. Deus abençoe essa equipe de irmãos que se dispõe em fazer o ide do Senhor!! Minha filha ama participar todos os anos dessas histórias. .😍 Parabéns IBRM

    ResponderExcluir
  5. Um verdadeiro espetáculo que encanta do mais pequenino ao mais ancião! Glória a Deus.

    ResponderExcluir
  6. Tudo muito bonito e empolgante. Meus filhos amam a EBF Moriá

    ResponderExcluir
  7. Tudo tão lindo
    Minha filha de 2 anos
    Está amando����

    ResponderExcluir
  8. A paz !! Gostaria de receber ou adquirir o texto deste teatro para nossa Ebf amei o tema!!

    ResponderExcluir