O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Retiro Espiritual

                Os retiros promovidos pela Igreja Batista Renovada Moriá têm como objetivo resgatar o máximo de experiências contidas em Atos. Nossa visão é de reproduzir em pregações e através da participação da comunidade os passos da Igreja Primitiva e da doutrina de Cristo, entendendo, como Igreja, que somos responsáveis pela assimilação daqueles valores espirituais.
Neste ano, a comissão de retiros registrou 350 inscrições, acrescidas de, aproximadamente, 100 pessoas visitando diariamente a E.E.F. Maria do Socorro Gouveia, em São Gonçalo do Amarante no Ceará, local escolhido para o retiro de 2016. Neste, todos foram alocados nas salas de aula que passaram a ser quartos de repouso e descanso. As salas ficaram repletas, mas todos agiram com contentamento, apesar das acomodações não serem muito confortáveis. As reuniões (cultos), que se realizavam pela manhã, tarde e noite, eram realizadas no ginásio da escola. Muitas cadeiras bem enfileiradas e as arquibancadas serviram para acomodar os irmãos nesse espaço. Nos momentos das pregações, crianças de 3 a 11 anos eram deslocadas para programações específicas para três faixas-etárias nas quais professoras e auxiliares se prestaram ao serviço de evangelização dos infantes. Durante os intervalos, irmãos, espontaneamente, organizaram reuniões de aconselhamento, de orações, de consagração, de jovens e uma programação especial no final do retiro: um musical com a turma do Smilinguido para o público infantil do retiro e da vizinhança.
Ao observarmos a dinâmica do evento, percebemos algumas de suas particularidades. Os retirantes são heterogêneos do ponto de vista do status social: há irmãos de classe baixa, média e alta, segmentados nestes níveis. Entretanto, não se verifica a presença de segregação, pois todas as atividades e a alimentação são comuns. Direitos e deveres atingem a todos de modo que ninguém se exime de limpar banheiros, varrer os espaços utilizados, preparar cafés da manhã, almoço e jantar, entendendo que tais feitos promovem o bem estar do próximo, promovendo, assim, o ideal de Atos dos Apóstolos no qual “... todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum” (At 2:44). A solidariedade é praticada e desenvolvida de modo a impressionar os expectadores.
A pregação é objetiva e demonstra a exclusividade dos conceitos apostólicos a fim de os ouvintes anelarem para suas vidas tudo quanto está contido no texto bíblico. Não há fuga do estabelecido, não há vã intenção nem interesses de promoção pessoal, mas uma ânsia para uma intensa e profunda demonstração do conteúdo bíblico para que a Igreja seja robustecida e edificada no Caminho. A Igreja ouvinte atende ao clamor do pregador e absorve a fé valiosa que unifica o corpo. O clima espiritual que se verifica entre ambos torna a unidade doutrinária um marco muito bem arraigado. Óbvio, se o Espírito de Deus é quem opera no meio do seu povo, Ele como Paráclito (mentor e orientador) não trabalharia para promover uma desordem dos fundamentos do Cristianismo. Foi o Santo Espírito quem inspirou as pregações, tornando os corações dos participantes sensíveis às suas orientações bíblicas. Desta forma, a doutrina propagada por todos tende a homogeneidade como premissa e orientação da univocidade das Escrituras.
Há também vínculos que se estabelecem. Muitos irmãos se conhecem e estreitam seus laços fraternos através do compartilhamento de experiências de vida e perspectivas. Uns falam de suas dificuldades e logo são acolhidos pela paciência e boa instrução dos que ouvem. Traumas são remediados pela proferição de santas promessas que fortalecem o espírito. Neste contexto, pessoas que são tidas como de pouca instrução propõem sentenças sábias e coerentes de modo a valorizar o dom de Deus instaurado em suas vidas. A alegria e a felicidade é a marca destes relacionamentos que se firmaram na esperança do crente.
O resultado geral foi muitos cristãos “incendiados” e manifestando maior amor pelo Salvador; homens, mulheres, jovens e crianças foram tocados, tornando-se sedentos e dispostos a ter uma boa consciência cristã inspirada pela presença do Altíssimo. Vimos irmãos serem curados de males físicos e males da alma, vimos dureza de coração ser quebrada, vimos quebrantamentos, reconciliações e salvação. Houve casos no qual ouvintes foram salvos e poucos instantes depois estavam sendo revestidos do poder do alto. Salvação, restauração e batismos no Espírito Santo movimentaram a vida de muitos cristãos durante este feriado em nosso retiro. Algumas fotos do evento e um vídeo do musical estão postadas abaixo: 














Um comentário:

  1. Glorias ao único e verdadeiro Deus de toda gloria. Diante de tudo isso que vejo, minha oração é: aviva a tua igreja Senhor. Aviva a minha vida!!!!

    ResponderExcluir