O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Respeite seus pastores

Em 1 Tessalonicenses 5: 12-13, Paulo escreveu: “E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam”.

Paulo acreditava que os anciãos de cada congregação local mereciam respeito e honra por causa de seu trabalho, e incentivou os crentes em Tessalônica a mostrar respeito e honra a seus anciãos. Hoje, receio que essas instruções simples sejam frequentemente ignoradas. Receio que muitos pastores locais e líderes cristãos, centrados no evangelho, que cuidam da igreja e que sirvam as pessoas, não estejam recebendo a honra e o respeito que merecem daqueles a quem servem. Por quê? Creio que a resposta (em parte) é a capacidade de acessar facilmente grandes pregações e ensinos on-line. Os membros da igreja podem ouvir on-line pastores e líderes cristãos conhecidos e serem "discipulados" digitalmente.

O perigo do discipulado digital

Um dos benefícios da tecnologia é a capacidade de seguir pastores, igrejas e ministérios à distância. Temos acesso instantâneo a sermões, podcasts, blogs e artigos de pessoas que nunca conhecemos pessoalmente, mas que respeitamos muito. Isso é realmente uma bênção. Mas o que acontece quando nosso amor e apreço por esses líderes cristãos articulados e conhecidos nos fazem subestimar os pastores e líderes espirituais que Deus colocou em nossas vidas? Devido à excelente pregação, ensino e escrita desses respeitados líderes cristãos, os membros da igreja podem ficar tão apaixonados por esses líderes que deixam de apreciar seus anciãos.

Isto aconteceu-lhe? Talvez você frequente uma igreja com um pastor mais jovem que não tem muita experiência. Ele ainda está aprendendo a pregar (não somos todos pastores?). Comparado a Piper, MacArthur ou Chandler, ele parece estar aquém (não é verdade?). Portanto, seu amor por Jesus, seu amor por sua igreja e seu desejo de apontar as pessoas para Cristo através da pregação da Palavra não são apreciados. 

Talvez você vá a uma igreja com um pastor mais velho. Ele nunca participou do T4G. Ele não segue o blog de Tim Challies. Ele nunca leu Desiring God, de John Piper. Ele não visita o site da Coalizão do Evangelho todas as manhãs. Ele não escuta o podcast de Matt Chandler toda semana (Quero dizer, o que ele poderia saber?!?) Ele amou a igreja e pregou o evangelho por anos; ele simplesmente não acompanha as últimas celebridades evangélicas. Então, questionamos sua relevância e minimizamos sua fidelidade, e ele não é apreciado.

Talvez você frequente uma igreja com um pastor estabelecido. Ele serviu fielmente à igreja e pregou o evangelho por anos, mas não viu um crescimento numérico explosivo. Ele aprimorou suas habilidades de pregação ao longo dos anos, mas ainda não pode pregar com paixão ou articulação como David Platt. Ele é sólido, mas não é excepcional (comparado a outros pastores de celebridades). Então, ele é visto como médio ou medíocre, e não é apreciado. 

Receio que este seja o perigo dos pastores de celebridades e do discipulado digital. Vemos os pontos fortes de um líder cristão à distância e apreciamos seu ministério, mas não estamos perto o suficiente para ver falhas. Por outro lado, estamos tão próximos de nossos anciãos e líderes que vemos suas falhas e deixamos de apreciar suas forças e seu coração por nós. Nossa exposição a grandes pregadores e líderes inadvertidamente nos levam a deixar de apreciar aqueles em nossa própria igreja que estão sobre nós e nos advertem.

Honrando Seus Anciãos

Como podemos resistir à tentação de subestimar os líderes que Deus colocou em nossas vidas devido à nossa visão idealizada de certas celebridades evangélicas? Como apreciamos oradores e escritores cristãos conhecidos, enquanto ainda honramos nossos anciãos e líderes da igreja? Aqui estão algumas sugestões práticas:

1. Avalie a mensagem, não o mensageiro. Não fique apaixonado pelo mensageiro. Fique apegado à beleza da mensagem do evangelho. O evangelho é da maior preocupação, não aquele que entrega o evangelho. Os pregadores são apenas mordomos do mistério do evangelho; são apenas arautos entregando uma mensagem para o rei. Portanto, não seja pego celebrando o homem que está entregando a mensagem... seja pego glorificando na cruz de Cristo!

2. Pare as comparações. Pare de comparar seu pastor e líderes espirituais a pregadores conhecidos e celebridades evangélicas e apenas aprecie sua fidelidade ao evangelho e à sua igreja. Eles não podem pregar como Piper ou Platt ou Chandler, mas se estiverem proclamando fielmente o evangelho e amando sua congregação, reconheçam seu compromisso com o evangelho e a igreja local e os honrem. 

3. Concentre-se em seus pontos fortes. Pare de se concentrar nas áreas excepcionais dos pastores de celebridades e reconheça os pontos fortes de seu pastor ou líderes da igreja. Embora seu pastor possa não ter as mesmas habilidades que seu líder cristão favorito, sem dúvida ele tem áreas nas quais se destaca. Preste atenção nessas áreas e agradeça a Deus por um pastor que possui essas características e habilidades específicas.

4. Orem por suas fraquezas. Todo pastor tem uma área (ou áreas!) na qual eles lutam. Eles têm deficiências e fraquezas. Em vez de reclamar dessas fraquezas ou menosprezá-las por suas deficiências, ore por elas. Ore para que Deus os faça crescer e transforme suas fraquezas em forças. 

5. Aprecie as coisas "pequenas". Os pastores fazem muitas coisas que passam despercebidas. As orações diárias oferecidas à congregação... a liderança fornecida a outros membros da equipe ou líderes da igreja... os esforços de evangelismo e divulgação na comunidade... as sessões de aconselhamento para casamentos desfeitos e famílias feridas ... as visitas ao hospital... os funerais... os casamentos... os sermões preparados... os eventos presentes. Você entendeu a ideia. Pastores fazem muito. Graças a Deus por um pastor que ama as pessoas e está com elas. Aprecie as coisas "pequenas" que não acontecem atrás do púlpito. 

Conclusão: honre e respeite os líderes que Deus colocou em sua igreja e em sua vida. Paulo não diz reconhecer aqueles que pregam grandes sermões, escrevem excelentes blogs ou supervisionam ministérios de sucesso. Ele disse para "respeitar aqueles que trabalham entre vocês e estão sobre você no Senhor e admoestar você...". Aqueles que trabalham em sua igreja merecem respeito. Quem lidera você merece respeito. Aqueles que o advertem merecem respeito. Então, cristão, pare de bajular o "pastor de celebridades" e respeite os mais velhos. 

Jared Bumpers

O Dr. Jared Bumpers é o Diretor de Vida e Eventos Estudantis no Seminário Teológico Batista do Centro-Oeste e no Spurgeon College. Ele obteve seu PhD em Pregação pelo The Southern Baptist Theological Seminary. Ele é casado com Kimberly e tem quatro filhos: McCartnie, Rush, Maverick e Jett.

fonte: https://ftc.co/resource-library/blog-entries/respect-your-elders/

Nenhum comentário:

Postar um comentário