O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

As tragédias que fizeram florescer o hino "Sou Feliz"


Horatio G. Spafford foi um advogado e empresário de sucesso em Chicago. Sua família era adorável: sua esposa Anna e seus cinco filhos demonstravam a perfeita harmonia familiar. No entanto, eles não foram imunes às lágrimas e à tragédia. Seu filho morreu com pneumonia em 1871 e, nesse mesmo ano, grande parte de seus negócios foi perdida no grande incêndio de Chicago. No entanto, Deus, em Sua misericórdia e bondade, permitiu que o negócio florescesse mais uma vez.

grande incêndio em Chicago em 1871

Em 21 de novembro de 1873, o transatlântico francês Ville du Havre atravessava o Atlântico dos EUA para a Europa, com 313 passageiros a bordo. Entre os passageiros estavam a sra. Spafford e suas quatro filhas. Embora Spafford tivesse planejado ir com sua família, achou necessário ficar em Chicago para ajudar a resolver um problema comercial inesperado. Ele disse à esposa que se juntaria a ela e aos filhos na Europa em alguns dias. Seu plano era pegar outro navio.
Cerca de quatro dias depois da travessia do Atlântico, o Ville du Harve colidiu com um poderoso navio escocês de casco de ferro, o Loch Earn. De repente, todos a bordo estavam em grave perigo. Anna apressadamente trouxe seus quatro filhos para o convés. Ela se ajoelhou lá com Annie, Margaret Lee, Bessie e Tanetta e orou para que Deus as poupasse se essa fosse a Sua vontade, ou para torná-las dispostas a suportar o que quer que as aguardasse. Dentro de aproximadamente 12 minutos, o Ville du Harve escorregou sob as águas escuras do Atlântico, levando consigo 226 dos passageiros, incluindo as quatro crianças Spafford.


Um marinheiro, remando um pequeno barco sobre o local onde o navio afundou, avistou uma mulher flutuando em um pedaço dos destroços. Era Anna, ainda viva. Ele puxou-a para dentro do barco e eles foram apanhados por outro grande navio que, nove dias depois, os colocou em Cardiff, no País de Gales. De lá, ela transmitiu ao marido uma mensagem que começava: “Salva sozinha, o que devo fazer?” O Sr. Spafford depois enquadrou o telegrama e o colocou em seu escritório.
Outro dos sobreviventes do navio, Pastor Weiss, lembrou mais tarde Anna dizendo: “Deus me deu quatro filhas. Agora elas foram tirados de mim. Algum dia eu vou entender o porquê”.
O Sr. Spafford reservou uma passagem no próximo navio disponível e saiu para se juntar à sua esposa enlutada. No quarto dia da travessia marítima, o capitão chamou Spafford para sua cabine e disse-lhe que estavam no lugar onde seus filhos haviam caído. Em carta a sua irmã, Spafford escreveu:

Na quinta-feira passamos perto do local onde (o navio) naufragou: no meio do oceano, a água tem 3 milhas de profundidade. Mas quando penso nas nossas pequenas queridas, não as vejo ali. Elas estão seguras e abrigadas, as queridas ovelhinhas, e em breve também estaremos lá. Nesse meio tempo, graças a Deus, temos a oportunidade de louvá-lO e de agradecer por Seu amor e Sua misericórdia por nós e pelos que amamos. “Eu O louvarei enquanto viver”. Que todos nos ergamos, deixando tudo e seguindo-O.

De acordo com Bertha Spafford Vester, uma filha nascida após a tragédia, Spafford escreveu “Está tudo bem com minha alma” durante essa jornada.

Quando a paz como um rio atende meu caminho,
Quando tristezas como ondas do mar rolam,
Seja qual for a minha sorte, Tu me ensinaste a dizer
Está bem, está bem com a minha alma.

Refrão:
Está tudo bem com a minha alma,
Está bem, está tudo bem com a minha alma

Anna deu à luz mais três filhos, um dos quais morreu aos quatro anos com pneumonia terrível. Em agosto de 1881, os Spaffords se mudaram para Jerusalém. O Sr. Spafford morreu e está enterrado naquela cidade.
Spafford foi autor do belíssimo hino do cantor cristão No. 398, traduzido no Brasil com o título “Sou Feliz com Jesus”.

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário