O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

sábado, 19 de maio de 2018

Quando Deus intervém para inspirar o hino


Civilla Durfee Martin (1866-1948) nasceu em Nova Escócia e morreu em Atlanta, na Geórgia. Martin era filha de James N. e Irene Harding Holden. Ela era professora de escola com um modesto treinamento musical. Ela e seu marido, Walter Stillman Martin (1862-1935), frequentemente escreviam hinos para reuniões de reavivamento. “Deus cuidará de você” é um exemplo da colaboração deles.
Walter Stillman Martin (1862-1935) foi um ministro batista que recebeu sua educação em Harvard. Mais tarde ele se tornou um membro dos Discípulos de Cristo, ensinando no Atlantic Christian College (agora Barton College) em Wilson, Carolina do Norte, e, antes de se mudar para Atlanta em 1919, um local que se tornou a base dos reavivamentos que ele realizou em todo o Reino Unido.
Civilla Martin também escreveu o texto “Seu Olho está no pardal” (1905), musicado pelo conhecido compositor de canções evangélicas Charles Gabriel (1856-1932 e utilizado mais tarde como parte do repertório nas Cruzadas de Billy Graham. Outro hino dos Martins, “O Sangue Nunca Vai Perder o Seu Poder” (1912), parece ter inspirado Andraé Crouch (1942-2015) e sua composição com o mesmo nome em 1962.
Deus vai cuidar de você (1904) tem seu próprio poder e é conhecido em todo o mundo. O hinologista Kenneth Osbeck descreve os antecedentes da composição do hino:
“Foi composto enquanto os Martins passavam várias semanas como convidados na Escola Prática de Treinamento Bíblico em Lestershire, Nova York, onde o Sr. Martin estava envolvido em ajudar o presidente da escola, John A. Davis, a preparar um hinário. O reverendo W. Stillman Martin, um conhecido evangelista batista, foi convidado para pregar em uma igreja distante da escola bíblica. Naquela manhã de domingo, a sra. Martin ficou repentinamente doente, impossibilitando que ela acompanhasse seu marido ao seu compromisso. O Sr. Martin considerou seriamente cancelar sua tarefa de falar, já que seria necessário que ele se ausentasse por um tempo considerável. Nesse momento, porém, o filho mais novo deles falou e disse: 'Pai, você não acha que, se Deus quer que você pregue hoje, Ele cuidará da mamãe enquanto você estiver fora?' ”
Walter Martin pregou naquele domingo e voltou naquela noite para encontrar sua esposa muito melhor. De fato, enquanto ele tinha ido pregar, ela preparou um novo texto que foi inspirado pela declaração de seu filho pouco antes de seu marido sair naquela manhã. Antes de ir dormir naquela noite, Walter escreveu a música para o texto de sua esposa. Civilla Martin descreve a composição:
“Deus vai cuidar de você” foi escrito na tarde de domingo, enquanto meu marido foi a um encontro de pregação. Quando ele voltou, eu dei a letra para ele. Ele imediatamente sentou-se ao seu pequeno órgão e escreveu a música. Naquela noite, ele e dois dos professores cantaram a música completa. Foi então impresso no songbook que ele estava compilando para a escola.”
Esse songbook parece ter sido Songs of Redemption and Praise (1905), compilado por Walter Martin e pelo presidente da escola, John Davis.
Embora a sra. Martin tenha se inspirado na observação do filho naquela manhã de domingo, é bem possível que ela também estivesse ciente de outros textos com a frase “Deus cuidará de você” também. A autora do hino evangélico Fanny Crosby (1820-1915) escreveu um texto com música composta pelo evangelista Ira D. Sankey (1840-1908). Esta composição apareceu em 1890, catorze anos antes de os Martins comporem sua música. Em seguida, a escritora britânica de hinos Frances Ridley Havergal (1836-1879) também compôs um texto que começou com a mesma linha. A primeira linha completa deste hino, "Deus cuidará de vocês todos do dia", tem uma impressionante semelhança com o refrão de Martin: "Deus cuidará de você todos os dias”.
Embora os hinos de Fanny Crosby e Frances Havergal possam ter sido familiares para Civilla Martin, sua composição é distinta. Todos eles podem ter sido inspirados por uma passagem comum das Escrituras, I Pedro 5: 7: “Lançando todo o seu cuidado sobre ele; porque ele cuida de você ”(KJV). Além disso, escritores de textos de hinos evangélicas muitas vezes tomavam frases emprestadas uns dos outros como pontos de partida para o seu próprio trabalho. Como muitas músicas desse gênero, a frase-chave “Deus cuidará de você” e sua variante “Ele cuidará de você” são cantadas frequentemente. Neste caso, se você cantasse as quatro estrofes e o refrão, você cantaria o título vinte vezes!

Fonte: https://www.umcdiscipleship.org/resources/history-of-hymns-god-will-take-care-of-you

Nenhum comentário:

Postar um comentário