O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

A ousadia de Policarpo de Esmirna frente ao martírio

Em todo o mundo, trezentos e vinte e dois de cristãos morrem por sua fé todos os meses, segundo o grupo Portas Abertas. Sua coragem espelha o testemunho cheio de fé dos primeiros mártires cristãos, como Policarpo.
Recusando-se a se curvar aos deuses de Roma, os cristãos do segundo século na cidade grega de Esmirna (atual Izmir, Turquia) foram considerados "ateus". Em um surto de perseguição em 155 dC, funcionários arrastaram cristãos para a arena e brutalmente os executaram para entretenimento público. Embora muitos tenham sido espancados até que “a anatomia do corpo fosse visível, até mesmo veias e artérias”, então dilacerados por animais selvagens ou queimados vivos, eles enfrentaram essas provações com tal “força de alma que nenhum deles proferiu um grito” ou gemido.
Decepcionada, a multidão de espectadores convocou descontroladamente o sangue de um velho venerável chamado Policarpo, bispo da igreja na Ásia Menor. A idade exata de Policarpo na época é debatida, mas em relatos dizem que ele era cristão há oitenta e seis anos quando ouviu a notícia de sua prisão iminente.
Quando jovem, Policarpo havia sido discípulo do apóstolo João e foi um dos poucos que aprenderam em primeira mão daqueles que andaram com Jesus. João o nomeou para a liderança e, em sua velhice, Policarpo era muito estimado. Quando o cristianismo entrou em sua segunda geração, Policarpo desafiou agressivamente heresias que ameaçavam poluir a integridade de sua mensagem original. Sua instrução simples sempre refletiu a clareza de Cristo e dos apóstolos.
Quando os soldados chegaram a sua casa, Policarpo os recebeu e preparou uma refeição, pedindo apenas uma hora para orar. Seus captores observaram uma hora se estendendo para duas, não querendo interromper suas fervorosas intercessões pela igreja global. Então Policarpo foi colocado num jumento e levado embora.
Em Esmirna, ele foi apresentado para o capitão das forças locais, um homem chamado Herodes. Convidando Policarpo em sua carruagem, Herodes ofereceu-lhe uma chance de sobreviver: “Que mal há em dizer: 'César é Senhor' e oferecer incenso?”. Quando Policarpo permaneceu imóvel em sua fé, Herodes lançou-o furioso da carruagem.
Sem olhar para trás, Policarpo se levantou e marchou para a arena. Sobre o estrondo ensurdecedor dentro, ele ouviu uma voz falar com ele: "Seja forte, Policarpo, e interprete o homem". Este relato, baseado na fala de testemunhas oculares, nos fornece mais algumas informações.
Quando ele foi levado para a frente, o procônsul perguntou se ele era Policarpo. Isso ele afirmou. O procônsul queria persuadi-lo a negar sua fé, pedindo-lhe: "Considere sua grande idade" e todas as outras coisas que costumam dizer em tais casos. Jura pela genialidade de César; mude sua mente. Diga "Fora com os ateus".
Policarpo, no entanto, olhou com expressão séria para toda a turba reunida na arena. Ele acenou com a mão sobre eles, suspirou profundamente, olhou para o céu e disse: "Fora com os ateus".
Mas o procônsul o pressionou ainda mais, e disse a ele: “Jure e eu soltarei você! Maldito seja Cristo!”
Policarpo respondeu: “Oitenta e seis anos eu servi a ele e ele nunca me fez mal algum. Como eu poderia blasfemar de meu Rei e Salvador? ”
Quando o procônsul ainda o pressionava, dizendo: “Jure pelo gênio de César”, ele respondeu: “Se você deseja o triunfo vazio de me fazer jurar pelo gênio de César de acordo com a sua intenção, e se fingir que não sei quem sou, ouço minha franca confissão: sou cristão. Se você estiver disposto a aprender o que é o cristianismo, estabeleça um tempo em que possa me ouvir”.
O procônsul respondeu: "Tente persuadir o povo". Policarpo respondeu-lhe: "Considero digno que eu deva dar uma explicação, pois fomos ensinados a respeitar os governos e autoridades designados por Deus, contanto que não façamos prejuízo. Mas quanto a essa multidão, não os considero dignos de minha defesa”.
Então o procônsul declarou: “Eu tenho feras selvagens. Eu vou jogar você diante deles, se você não mudar de ideia”.
"Deixe-os vir", respondeu ele. “Está fora de questão mudarmos do melhor para o pior, mas o oposto é digno de honra: mudar do mal para a justiça”.
O procônsul continuou: "Se você menosprezar os animais e não mudar de ideia, eu o lançarei no fogo". Policarpo respondeu: "Você me ameaça com um fogo que queima durante alguns momentos, já que não conhece o fogo do juízo vindouro e do castigo eterno para os ímpios. Por que você espera? Traga o que você quiser.
Como Policarpo falou estas e outras palavras semelhantes, ele estava cheio de coragem e alegria. Seu rosto brilhou com luz interior. Ele não ficou nem um pouco desconcertado com todas essas ameaças. O procônsul ficou surpreso. Três vezes ele enviou seu arauto para anunciar no meio da arena: "Policarpo confessou que é um cristão!"
Assim que foi anunciado pelo arauto, toda a multidão, pagãos e judeus, toda a população de Esmirna, gritou com raiva descontrolada no topo de suas vozes: “Ele é o mestre da Ásia! O pai dos cristãos! O destruidor dos nossos deuses! Ele persuadiu muitos a não sacrificar e não a adorar”. Surgiu um grito unânime de que Policarpo deveria ser queimado vivo.
Agora tudo aconteceu muito mais rápido do que se pode dizer. A turba apressou-se a recolher toras e mato das oficinas e dos banhos públicos. Quando a pilha de lenha ficou pronta, Policarpo tirou a roupa, tirou o cinto e tentou desfazer os sapatos...
O combustível para a pira foi muito rapidamente empilhado em torno dele. Quando eles queriam prendê-lo com as unhas, ele recusou. "Deixe-me, pois aquele que me dá forças para suportar o fogo também me dará a força para permanecer firme na estaca, sem a segurança de suas unhas”.
Enquanto o fogo ardia em torno dele, ele orou pela última vez: “Que eu seja aceito entre as suas fileiras hoje à tua vista como um rico sacrifício te dando alegria, como um sacrifício que tu preparaste e revelaste de antemão e agora cumpriste! Tu és o verdadeiro Deus em quem não há falsidade! Por tudo, portanto, eu te louvo. Eu te louvo; Eu te glorifico, através do eterno e celestial sumo sacerdote, Jesus Cristo, teu amado servo. Através dele, a honra é devida a ti e a ele e ao Espírito Santo, agora e em todas as eras vindouras".

2 comentários: