O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Onde encontrar o livro sobre os Montanistas?

Caro Leitor,

Caso esteja interessado em adquirir um de nossos livros (Montanismo e os profetas catafrigas: uma análise contra hegemônica da História do movimento montanista), basta acessar os links abaixo e fazer seu pedido. Neste livro, você terá uma visão mais objetiva de um dos movimentos mais estigmatizados da História do Cristianismo. Ele é um convite para uma reflexão descomprometida com os ideais do dogmatismo religioso que causaram grandes prejuízos ao autêntico movimento instituído pelo Cristo. De contrapartida, evidencia uma contribuição segura para pensarmos o primeiro grande avivamento depois da era apostólica.











UMA BREVE BIOGRAFIA - Jonathan Edwards

Edwards nasceu em East Windsor, Connecticut, em outubro de 1703. Seu pai, Timothy Edwards, se formou em Harvard e era o pastor da aldeia.
Como todos os jovens de seu tempo, Jonathan foi educado em casa. Por ele ter demonstrado uma inteligência incomum, seu pai o matriculou em Yale aos 13 anos. Durante a pós-graduação, ele teve uma experiência de conversão profunda que alterou radicalmente sua vida e lançou as bases para todos os frutos genuínos e maravilhosos que se seguiram.
Após a graduação, ele se casou com a donzela mais qualificada da Nova Inglaterra, Sarah Pierrepont, de 17 anos. Eles tiveram 11 filhos e o legado de sua posteridade era fenomenal. Apesar de ter escrito vários livros sobre casamento e vida familiar, foi compreensão profunda de Jonathan da Bíblia que liga seu nome com maiores pensadores do cristianismo.
Jonathan logo se mudou para Northampton, Massachusetts, para se tornar o pastor assistente de seu avô, Solomon Stoddard. Poucos anos depois, Stoddard morreu e Jonathan tornou-se pastor sênior. Trabalhou em Northampton por 21 anos.
Em 1735-37, um reavivamento varreu Northampton. Edwards escreveu: “Uma grande e séria preocupação com as grandes coisas da religião e do mundo eterno tornou-se universal em todas as partes da cidade... a obra de conversão foi levada a cabo de maneira surpreendente e aumentou cada vez mais, por assim dizer, multidões vêm a Jesus Cristo”.
Durante a noite, a cidade foi transformada. Os cidadãos cantavam hinos nas ruas, a taberna foi fechada, os jovens buscavam a Deus, e era impossível entrar na igreja a menos que alguém chegasse horas antes.

Então em 1740, como uma grande inundação repentina, o Grande Despertar irrompeu pela Nova Inglaterra e Northampton foi incluído. Foi nessa época que Edwards pregou “Pecadores nas mãos de um Deus Irrado” em Enfield com resultados tão notáveis. Estima-se que 10 por cento da Nova Inglaterra foi convertido durante este tempo. Imagine hoje 28 milhões convertidos em 2 anos. Imagine cada igreja em sua cidade dobrando ou triplicando nos próximos 2 anos, e você tem alguma compreensão da enormidade do que aconteceu?

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Declarações sobre EDWARDS

Por William P. Farley

Poucos nomes provocam reações mais acentuadas. Alguns o consideram o maior filósofo da América, mas ele riria dessa descrição. Para Edwards, a exposição bíblica era a alma, o tendão e a medula de sua vida e propósito. Ele não tinha interesse em filosofia em si mesma.
“Edwards dividiu homens em sua vida e não menos que continua a dividir seus biógrafos”, escreveu Iain Murray.
Martyn Lloyd-Jones concordou. “Ele dividiu opiniões, foi denunciado sem medida”.
Oliver Wendell Holmes tinha certeza de que “se tivesse vivido cem anos depois e tivesse respirado o ar da liberdade, não poderia ter escrito com a barbárie do velho mundo como encontramos em seus sermões vulcânicos”.
John Newton (1725-1807) foi perguntado: quem era o maior divino de sua era? Ele respondeu sem hesitar: “Edwards”.
O grande pregador escocês, Thomas Chalmers, escreveu: “Nunca houve uma combinação mais feliz de grande poder com grande piedade”.
Samuel Davies, um dos fundadores do Princeton College, falou para muitos quando disse que Edwards era “o mais profundo raciocínio e o mais divino, na minha opinião, que a América alguma vez produziu”. 

Quem foi Jonathan Edwards, por que ele provoca tais reações e por que ele é importante para nós hoje?

continua...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Jonathan Edwards e o Grande Despertar

Por William P. Farley

Em julho de 1741, Jonathan Edwards aceitou um convite para pregar na cidade vizinha de Enfield, Connecticut. Foi o auge do Grande Despertar (1740-42), uma das mais intensas efusões do Espírito de Deus na história americana. O fogo de Deus estava caindo em toda parte. Apesar de ter entregue “Pecadores nas Mãos de um Deus Irado” para sua própria congregação com pouco efeito, ele se sentiu levado a usá-lo novamente em Enfield.
Suas técnicas não eram impressionantes. Ele sempre lia seus sermões em uma voz uniforme, mas com grande convicção. Ele evitou gritos e palhaçadas teatrais. Impressionar o ouvinte com o poder da verdade e sua necessidade desesperada de Deus foi o objetivo de Edwards.
Nada em seu estilo ou apresentação poderia explicar o que aconteceu naquele dia em Enfield. Uma testemunha ocular, Stephen Williams, escreveu em seu diário: “Fomos até Enfield onde conhecemos o querido Edwards, de Northampton, que pregou um sermão, despertando-nos com as palavras de Deuteronômio 32:35 e antes do sermão ser pronunciado havia grandes gemidos e choros que invadiam toda a casa ... os clamores era assim: ‘O que devo fazer para ser salvo’, ‘Oh, eu vou para o inferno’, ‘O que devo fazer por Cristo’, e assim por diante. O ministro foi obrigado a desistir, gritos e gritos foram chocantes e surpreendentes”.
Williams continuou: “Depois de algum tempo de espera a Congregação ainda estava contrita, então uma oração foi feita pelo Sr. W. e depois que descemos do púlpito, tendo discursado para o povo, alguns em determinado lugar e os demais em outro, houve um surpreendente e espantoso mover do poder de Deus, e várias almas foram inesperadamente forjadas naquela noite, e havia uma alegria agradável em seus semblantes”.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Cruzada em Mulungu

Em mais uma empreitada evangelística da Igreja Batista Renovada Moriá, um grupo de irmãos e irmãs se deslocaram de Fortaleza para Mulungu, nas proximidades de Itapipoca(CE) para a cruzada anual naquele lugar.
Muitos se desprenderam de suas comodidades no fim de semana para se entregarem a obra missionária, levando a mensagem da Cruz ao lugar que dista quase 200 quilômetros de Fortaleza. O lugarejo está localizado em região de difícil acesso, já que é um lugar com estilo bem nordestino de “sertão brabo e seco”, mas isso não impede de a Palavra chegar.
Os irmãos nunca levaram isso em consideração, antes, para atender a demanda evangelística cumprem o Ide de Cristo com grande satisfação. Ali, já existe um templo da Igreja onde alguns convertidos do lugar se congregam semanalmente, sendo assistidos semanalmente ou mensalmente por algum pregador itinerante de Fortaleza.
A cruzada foi uma bênção: conversões e renovação do ânimo dos irmãos residentes. Que possamos orar por este trabalho.

Veja algumas fotos:









terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Avivamento em 1800

O Grande Reavivamento da Geórgia de 1827 começou em oração e afetou uma região no renascimento do povo de Deus que levou a um despertar espiritual em comunidades de todo o Estado. Adiel Sherwood era pastor em Eatonton, GA, onde mais de 100 foram convertidos. O reavivamento atingiu uma multidão de 4.000 na reunião anual da Associação Batista Okmulgee, onde Sherwood falou. Outros pastores, igrejas e denominações se envolveram na pregação e com Cristo. Durante a estação do renascimento mais de 16.000 foram adicionados às igrejas Batistas. Em Sandtown, GA cada pessoa de idade responsável foi salva, e eles renomearam sua cidade de Newborn (Novo Nascimento), GA. O avivamento é a preparação do povo de Deus para ser usado em um Despertar Espiritual onde grandes números ou altas porcentagens de pessoas são convertidas a Jesus Cristo e comunidades e culturas mudam para a glória de Deus.

http://blog.lifeway.com/growingdisciples/great-georgia-revival-of-1827/

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

A Influência da Rua Azusa

O despertamento da Rua Azusa tinha dois picos. O primeiro, o impacto inicial funcionou continuamente na rua de Bonnie Brae de 1906 a 1909. Em 1909, o poder explosivo e a divulgação começaram a declinar rapidamente.
O segundo pico começou em fevereiro de 1911, quando William E. Durham (1873-1912) de Chicago veio para a Azusa Street Mission para uma missão de pregação. Esta história pode ser encontrada no artigo separado sobre William Durham.
Sua poderosa pregação, com ênfase na salvação, o batismo no Espírito Santo e sua nova mensagem de santificação foi acompanhada de muitas das mesmas manifestações do Espírito que acompanharam o primeiro grande pico de atividade na Missão da Rua Azusa.
Na primeira Durham ministrou na Rua Azusa, mas Seymour trancou-o fora da missão por causa de um erro doutrinário percebido. As multidões foram com ele, deixando Seymour e diminuindo o contingente em Azusa Street Mission que continuou seu labor até a morte de Seymour em 28 de setembro de 1922.
Parece um final triste, mas, verdade seja dita, seu trabalho foi feito. A boa semente tinha que entrar no chão para morrer, e quando isso aconteceu, milhares de grupos pentecostais surgiram em toda a América e em quase todas as partes do mundo. Hoje, milhões de pentecostais traçam seus começos para Rua Azusa e honram os homens e mulheres que foram ousados ​​o suficiente para acreditar em Deus quando eles só puderam ver através de um vidro escuro. Verdadeiramente eles eram homens e mulheres de fé cujas façanhas foram registradas por Deus e para quem haverá grande recompensa.
Bibliografia: Bibliografia: CM Robeck Jr., Art. Rua Azusa Revival , O Novo Dicionário Internacional de Pentecostal e movimentos carismáticos, ed. Stanley M. Burgess, 2002; Robert Owens, A Rua Azusa Revival , The Century do Espírito Santo, ed. Vinson Synan, 2001; S. Frodsham, com sinais de sequência de 1946.