O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Lendo C.S.Lewis

C.S.Lewis lendo

Ainda não consegui ler todos os livros de C.S. Lewis em português, mas os que li são referenciais de estímulo e servem para entender que a mente do autor é brilhante, e capaz de nos induzir a pensar que os demais seguem a mesma linha de equilíbrio, da valorização do Cristianismo e da profundidade que cada assunto assume em sua pena. A percepção de valor diante da obra lewisiana vai muito além da fama adquirida com aquela parte que ganhou notoriedade através do cinema, seja pelas primeiras produções da BBC seja pelas da Disney. De fato, são obras belíssimas, mas muitas das desconhecidas merecem, da mesma forma, grandioso prestígio. Entretanto para assumir um posicionamento como este é necessária uma incursão na visão de mundo de Lewis, e isso só pode ser possível a partir de um particular interesse pela sua obra. Contudo, este comentário não pretende advogar plena coerência da argumentação de Lewis, colocando-o como um pilar da verdade. Certamente, a pretensão é ponderar sobre seu estilo próprio que nos envolve, gerando ainda mais sede pelo saber e sabendo discernir seus ricos ensinamentos.
Pela sua própria orientação, podemos entender que um livro não deve ser avaliado pelo que ele é ou pelo que ele traz simplesmente, mas, primeiramente, pela recepção que o leitor pretende dar à obra. Aqui se distinguem os literatos dos iliteratos. Os primeiros são amantes da leitura, possuindo uma sensibilidade apurada decorrente da constante ânsia em se debruçar por mais um livro. Suas almas se elevam de modo que conseguem extrair o conteúdo e a sublimidade de um escrito capaz de ecoar para além da letra.
Não restam dúvidas que os escritos de C.S. Lewis são tocantes e elevam a alma. Frutos de uma racionalidade espiritual, fazem transbordar nossos corações com a beleza de um excelente argumento pautada nos valores cristãos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário