O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Separação do Estado e igreja


por Joseph Keener
publicado por Rod and Staff Publishers, Inc.


"O meu reino não é deste mundo: se o meu reino fosse deste mundo, então meus servos lutariam, para que eu não fosse entregue aos judeus, mas agora o meu reino não vem daí" (João 18:36)

Nesta explicação, Jesus deixa claro que há uma separação definitiva entre o Seu reino e os reinos deste mundo. O fato de Jesus não ter permitido que Seus discípulos o defendessem era prova suficiente desse fato. O reino de Cristo é celestial e busca a reconciliação do pecador com Deus, mas os governos civil e mundial são desta terra e buscam poder e supremacia.
A separação entre igreja e estado também é ensinada em 2 Coríntios 5:20, onde o cristão é referido como um embaixador - "Agora, então, somos embaixadores de Cristo". Um embaixador é aquele que representa um país para outro. Ele não se envolve no governo do outro país, mas busca o bem-estar próprio. Da mesma forma, o cristão não se envolve nos assuntos dos governos terrestres, mas representa o reino celestial para eles. Ele está neste mundo, mas não é deste mundo (João 17:16). Seu trabalho é espiritual, não político. Sua responsabilidade é ajudar as pessoas deste mundo a dar sua lealdade ao reino celestial de Cristo.
Uma passagem chave da Escritura para nos ajudar a entender a relação da igreja com o estado é Romanos 13. É significativo que neste capítulo não haja instrução dada ao cristão sobre seu envolvimento nos assuntos do estado. Nem há qualquer ensinamento dado ao estado para o cristão seguir. Esta Escritura é dada somente ao crente para instruí-lo em sua obrigação e em sua atitude para com as autoridades civis sobre ele. Ele é ensinado a pagar impostos, honrar e obedecer.
O propósito do estado, como ensinado em Romanos 13, parece estar em conflito com os ensinamentos de Jesus para Seus discípulos. No versículo 4 lemos: "Porque ele não tem a espada em vão, porque é ministro de Deus, vingador para executar a ira contra o que faz o mal". Em contraste, Jesus disse aos seus discípulos: "Ponha de novo a tua espada no seu lugar, porque todos os que levarem a espada perecerão à espada" (Mateus 26:52). Quando os soldados chegaram a João Batista e perguntaram sobre o que deviam fazer para se arrependerem, ele disse: "Não pratique violência contra ninguém" (Lucas 3:14). Em Romanos 12:19, lemos: "Amados, não se vinguem, mas deem lugar à ira: porque está escrito: A vingança é minha; eu retribuirei, diz o Senhor". Com propósitos tão diversos, é impossível ser consistente ao servir em ambas as capacidades. Deus está chamando a igreja para ser separada do estado.
A separação entre igreja e estado não é uma doutrina do Antigo Testamento. Deus separou Abraão de seu próprio povo para fazer dele uma grande nação (Gênesis 12: 2). Como nação, Deus deu ao povo leis concernentes à restrição do mal e à punição do malfeitor. Ele colocou uma espada na mão e ordenou-lhes que a usassem para julgar outras nações ímpias (Deuteronômio 20:17). A lei civil de Israel exigia vida por vida, olho por olho e dente por dente (Deuteronômio 19:21). Deus também encarregou Israel de um ministério espiritual. Ele trabalhou através deles para reconciliar outros povos para si mesmo. Nesse sentido, a nação judaica personificava tanto a responsabilidade de um reino terrestre quanto a responsabilidade do reino celestial.
Na mudança de alianças, o papel da igreja e do Estado foi separado. Não é mais da responsabilidade do povo de Deus exercer a espada de vingança de Deus contra Seus inimigos. Já não é da responsabilidade do estado ser o portador padrão da verdade. Existem agora duas entidades com diversos objetivos e interesses. Não ver essa diferença entre os dois pactos leva à confusão e à má aplicação dessa doutrina vital do Novo Testamento.
A separação entre igreja e estado chega às expressões práticas da vida cotidiana. Por exemplo: O cristão deve participar das forças armadas quando Jesus lhe ordenou amar seus inimigos? Deve ele ser um oficial da lei quando é ordenado a não resistir ao mal? Deve um cristão ter cargos políticos e votar quando é embaixador de outro país? Deve o cristão procurar coagir seu governo por direitos por lobby ou por várias formas de protesto quando sua preocupação é a salvação das almas? A resposta consistente é não. "Portanto saí do meio deles e vos separareis, diz o Senhor, e não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei e serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso " (2 Coríntios 6:17, 18).
Deus estabelece e rejeita governos
Deus estabelece governos. "Toda alma seja sujeita aos poderes superiores. Pois não há poder senão de Deus: os poderes que são ordenados por Deus" (Romanos 13: 1).
O poder civil é dado por Deus. "Então disse-lhe Pilatos: Não me falas? Não sabes que eu tenho poder para te crucificar, e tens poder para te libertar? Jesus respondeu: Não poderias ter poder algum contra mim, se não te fosse dado acima: por isso aquele que me entregou a ti maior pecado tem " (João 19:10, 11).
Homens no governo são colocados lá por Deus. "Este assunto é pelo decreto dos vigias, e a demanda pela palavra dos santos: para a intenção de que os vivos possam saber que o Altíssimo governa no reino dos homens, e dá a quem ele quiser, e põe sobre ele o mais vil dos homens " (Daniel 4:17). Veja também Daniel 4:25, 32.
O Senhor dirige as decisões dos líderes civis. "O coração do rei está nas mãos do Senhor, como os rios de água; ele o inclina para onde quiser" (Provérbios 21: 1).
O trabalho do governo
O governo é estabelecido para manter a ordem na sociedade. "Pois ele é o ministro de Deus para o bem. Mas se tu fizeres o que é mau, tenha medo, porque ele não tem a espada em vão: porque ele é o ministro de Deus, um vingador para executar a ira sobre aquele que faz o mal " (Romanos 13: 4).
Cobrar impostos é um direito dado por Deus. "Pois, por isso, pagais tributo também; porque são ministros de Deus, atendendo continuamente a isso mesmo. Dai, portanto, a todas as suas dívidas: tributo a quem é devido tributo; costume a quem costume; temem a quem temer; honra a quem honra " (Romanos 13: 6, 7).
"E enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para pegá-lo em suas palavras. E, quando chegaram, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro e que não gostais de ninguém; pois tu Não consideres a pessoa dos homens, mas ensinas o caminho de Deus em verdade: É lícito dar tributo a César ou não? Daremos ou não daremos, mas ele, conhecendo a sua hipocrisia, disse-lhes: Por que? tenta-me, leva-me um centavo, para que eu possa vê-lo. E eles trouxeram. E ele disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição?, e disseram-lhe: César. E Jesus, respondendo, disse-lhes: César as coisas que são de César e de Deus as coisas que são de Deus. E eles se maravilharam com ele" (Marcos 12: 13-17).
Nosso dever para com o governo
Devemos respeitar nossos líderes. "Honra ao rei" (1 Pedro 2:17).
Devemos orar pelos nossos líderes. "Exorto, portanto, que, antes de mais nada, sejam feitas súplicas, orações, intercessões e gratidão a todos os homens, aos reis e a todos os que têm autoridade, a fim de levarmos uma vida pacata e sossegada em todos os piedade e honestidade. Pois isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador " (1 Timóteo 2: 1-3).
Nós devemos pagar impostos. "E ele lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" (Lucas 20:25).
Devemos obedecer nossos líderes. "Submeta-se a todas as ordenanças do homem por amor do Senhor: seja ao rei, como supremo, ou aos governadores, como aos que são enviados por ele para a punição dos malfeitores, e para o louvor dos que fazem bem Porque assim é a vontade de Deus " (1 Pedro 2: 13-15).
"Portanto, todo aquele que resiste ao poder resiste à ordenança de Deus; e os que resistem receberão para si a condenação" (Romanos 13: 2).
A intenção de Deus para o cristão
Sua nação é uma nação santa. "Mas vós sois uma geração escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo peculiar, para mostrardes os louvores daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pedro 2: 9).
"Quem nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o reino do seu amado Filho" (Colossenses 1:13).
Ele procura um país melhor. "Todos estes (...) confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na Terra ... Mas agora desejam um país melhor, isto é, um celestial" (Hebreus 11:13, 16).
Ele representa outro país. "Ora, somos embaixadores de Cristo, como se Deus nos pedisse por nós: oramos em lugar de Cristo, reconciliemo-nos com Deus" (2 Coríntios 5:20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário