O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

VIII COMUNIE e Reforma Protestante

A expectativa era grande. Os organizadores preocupados em recepcionar bem todos os visitantes na capela Moriá. O lugar reformado e preparado ao estilo medieval remetia ao cenário da Reforma e propunha um olhar direcionado para aquele contexto. Percebia-se nos olhos dos visitantes, ao adentrarem no templo, um ar de surpresa e encantamento, talvez estivessem internalizando a sensação de participar de um dos movimentos mais emblemáticos da História da Igreja e do mundo: a Reforma Protestante, constatando seus efeitos duradouros. Muitos ministros, muitos estudantes universitários crentes, muitos cristãos convictos, muitos visitantes... Foi essa presença grandiosa que abrilhantou o VIII culto da COMUNIE cujo objetivo foi estabelecer um vínculo entre a capelania evangélica para universitários cristãos e o entendimento de um dos grandes pilares da Reforma: Sola Scriptura.
Como de costume, o grupo musical de louvor da Igreja Batista Renovada Moriá prestou a honra esperada ao Cristo bendito com cânticos que tocam a alma. Fabiano, Lívia, Ivanilson e Daniel, o quarteto cujas vozes fizeram soar um som de coral, foram convincentes em suas expressões de adoração, prestando ao Deus de toda glória a adoração em Espírito e em verdade que se espera dos autênticos adoradores. Eles conseguiram contagiar a multidão de cerca de 500 pessoas congregadas na noite desta quinta (02/11/2017), no templo da IBR Moriá. Os cânticos entoados foram os tradicionais do cantor cristão, mas que remetiam aos ideais do Protestantismo clássico. O hino No. 323 (Castelo Forte de autoria do próprio Lutero) e o Hino em comemoração aos 500 anos da Reformar também foram entoados, deixando uma rica impressão da musicalidade e espiritualidade do Reformador.
Porém a noite reservava mais. Foi assim que em clima reverente começamos a ouvir a pregação que ficou a cargo do reverendo Glauco Barreira. Não é à toa que muitos consideram o reverendo Glauco uma autoridade em matéria de Escritura e de Reforma Protestante. A sua fala expositiva é recheada de versatilidade e argumentação que não deixa ninguém ficar enfadado de sua explanação. De fato, é um mestre da Palavra e da História da Igreja. Sua exposição versou sobre a importância de nos apegarmos estritamente ao que está postulado nos escritos bíblicos, pois a Bíblia é a autoridade que governa a Igreja, não se submetendo a possíveis autoridades de homens. Essa crítica ficou evidente quando tratou com sólida argumentação do nefasto desígnio do catolicismo administrar e ordenar os dogmas que deveriam ser seguida à luz de uma interpretação tendenciosa e equivocada, não inspirada e cheia de artifícios de crueldades, tanto por vias de indulgências como da inquisição encabeçada pelos jesuítas, culminando exatamente com crítica Luterana. O pastor Glauco abordou questões como a tradição oral católica, os livros apócrifos, a hermenêutica bíblica, os ideais da Reforma, a crítica ao ecumenismo, a simplicidade do exame das Escrituras e outros pertinentes ao tema.
Como se não bastasse, no final, foi disponibilizado o novo livro do pastor Glauco, A Reforma Protestante e o imaginário de sua época, no qual é analisada a mentalidade que gerou os grandes momentos da Reforma Protestante. Um livro extraordinário! Indispensável para os estudiosos da Reforma, mas também para aqueles que não comungam de tanta simpatia com a leitura. A forma envolvente da escrita do pastor Glauco conduz o leitor ao prazer pelo conhecimento.
Deram a honra de sua presença, os pastores Ricardo (Igreja Presbiteriana da Aldeota), Pádua Aguiar (Assembleia de Deus Hebrom), Geovani (Moriá de Apunharés) e outros; irmãos das Igrejas Assembleia de Deus Hebrom, Presbiteriana, Comunidade Bíblica da Graça, Assembleia de Deus-Maracanaú, Batista Regular, Batista Bíblica do Planalto, Assembleia de Deus Canaã, Assembleia de Deus Montese, Batista Aliança, dentre outras.
Em breve, disponibilizaremos vídeos do culto e da pregação.
Soli Deo Gloria!

irmão Fabiano

Lívia, Ivanilson e Daniel









Pastor Ricardo (PIB - Aldeota)


pastor Glauco Barreira




Pr. Geovani, Pr. Pádua, Pr. Ricardo, Pr. Edimilson, Diácono Airton







Reverendo Glauco Barreira e Fabiano Santiago

Um comentário:

  1. Paz seja convosco,linda a capela Moriá, lugar onde eu aceitei Jesus meu salvador.lugar onde meu filho congrega e será batizado. Que Deus abençoe sempre.

    ResponderExcluir