O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Os pobres de Cristo

Uma das correntes históricas sobre os valdenses nos informa sobre Pierre Vaudès (Pedro Valdo), um rico comerciante cuja conversão o fez vender tudo o que tinha, em obediência ao texto bíblico do jovem rico, para dar aos pobres. Para quem pensa que ele o fez irracionalmente, sabe-se que sua esposa e filhas foram contempladas nessa distribuição a fim de que pudessem ter como sobreviver, enquanto ele se entregaria à vida simples ensinada pelo Cristo. Houve quem dissesse que Vaudès seria o fundador dos valdenses, um dos movimentos mais emblemáticos da História da Igreja, mas hoje, através de consenso entre os estudiosos, essa teoria não é mais aceita.
Enquanto dispunha de recursos, Valdès providenciou a contratação de dois cléricos para traduzirem partes das Escrituras e alguns escritos dos Pais da Igreja. Munido desses escritos, começou a arte da pregação valdense cuja confrontação com o clero católico era inevitável: “O que Valdès estava ensinando deu ao povo a chance de contrastar seus sacerdotes e bispos tipicamente indiferentes e às vezes indolentes com esses pregadores pobres, mas fervorosos que citavam a Bíblia em sua própria língua, pregadores que poderiam se relacionar com suas próprias lutas pessoais. Não é difícil ver como Valdès e seus seguidores ganharam sua fidelidade e atraíram muitos seguidores” (Malan: 2012).
Por que sua pregação era confrontadora? Primeiro, porque se utilizada da língua popular na qual o povo se sentia prestigiado, e não o latim que era sinônimo de obscuridade para os mais simples; segundo, trazia um equilíbrio social de modo que não somente podiam usufruir do conteúdo Escriturístico os sábios e doutos cléricos, mas também os iletrados que eram a maioria; e terceiro, alinhavam-se ao povo, visto que demonstravam ser como qualquer outro ser humano, sem as exigências ritualísticas e indumentárias pomposas do clero católico. Desta maneira, a pregação aos moldes dos pobres de Lyon reavivaram o fervor e inteligibilidade da Igreja Primitiva, fazendo valer o sentido prático da fala de Jesus na qual os mistérios do Reino de Deus foram revelados pela exposição de seus ensinos.

Referências


Malan, Ronald F. Waldensian History: A Brief Sketch. Piedmont Families Organization: 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário