O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Acerca do Jejum

Uma santa disposição é evocada para cumprir o rito particular, abnegado e devocional do cristão. Exalta-se a Cristo sem alarde, sem o próximo saber. Tudo por que o segredo da prática é o que alegra o coração de Deus. O cristão se entrega exclusivo ao Pai das luzes, o Deus triunfante, abstendo-se do palpável e agradável ao paladar. Abandona o prazer do alimento, pois sua fome natural não o incomoda, porquanto sua fome maior está em ser sustentado pelo pão da vida e pela água da vida.
Mas, não se ouve tanto acerca do jejum ultimamente. Pregações não abordam tanto o tema; somente em poucas linhas de uma fala expositiva o ato é lembrado com pouca ênfase. Por qual razão? Falta de devoção, falta de interesse ou será apatia para cumprir a instrução bíblica? Podemos até supor duas razões: o desleixo espiritual e o entendimento equivocado. Há uma displicência evidente para com os princípios instituídos há muito pelo Cristo. Sinal do fim dos tempos! A insensibilidade espiritual e o desvio dos padrões comportamentais são ações que não correspondem aos interesses do movimento cristão. Desta forma, os princípios verdadeiros não são mais honrados devido ao modo como o Cristianismo é enxergado. Muitos cristãos nominais olham para os preceitos, classificando-os como obsoletos, para depois incrementarem seus entendimentos fajutos e sem espiritualidade, provocando um empobrecimento conceitual dos valores que alimentam o espírito. Pensam o jejum como se isto fosse dever de monastério ou de penitente, desfigurando a proferição do Senhor que ordenava aos seus discípulos jejuarem em sua ausência.
Jejum é fidelidade ao princípio da dependência divina. É prática que desenvolve a comunhão com o Todo-Poderoso, fazendo o cristão desfrutar das delícias celestes antes mesmo de contemplá-las. É sentir a falta do Salvador para por Ele ser consolado; é anelo pela sua presença; é invocação para que seu Espírito flua no coração dorido, mas não é somente prática passiva. É também reativa. Sua reação é de promoção do dom da vida impetrado no coração fiel pela sua intensa busca e invocação. O poder divino encontra lugar para aumentar sua operação e ação, cumprindo a promessa do Cristo sobre os obedientes. Restando, então, que fujam os inimigos diante do jejuante, pois o brilho da aurora irradia mais e mais em seu devotado coração.

Noiva de Cristo busque o calor da comunhão através do jejum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário