O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Dirk Willems

Quantos anabatistas morreram durante a perseguição do século XVI na Europa? Ninguém sabe ao certo. Estima-se que milhares foram cruelmente torturados e mortos. Na maior parte, eram cidadãos pacíficos que não acreditavam na guerra e que se tornaram precursores dos menonitas, amish, irmãos, batistas de hoje. A principal queixa das autoridades era que eles não acreditavam que o batismo infantil tivesse algum valor. Eles escolheram ser rebatizados, rejeitando assim seu primeiro batismo na infância.
Embora nenhuma outra acusação tenha sido comprovada contra eles, eram condenados à morte. Para os homens, a morte era geralmente pelo fogo; para as mulheres, por afogamento. Muitos anabatistas demonstraram ser tão ousados ​​em seu último testemunho de Cristo que as autoridades começaram a prender suas línguas antes de levá-los à execução, para que não pudessem testemunhar e ganhar mais almas para Cristo.
Um dos anabatistas que morreu nas chamas foi Dirk Willems. Sua história é particularmente tocante porque ele perdeu a chance real de escapar quando voltou para ajudar um de seus perseguidores.
Dirk foi capturado e preso em sua cidade natal, Asperen, na Holanda. Sabendo que seu destino seria a morte se ele permanecesse na prisão, fez uma corda de tiras de pano e deslizou sobre a parede da prisão. Um guarda o perseguiu. O inverno severo cobriu uma lagoa próxima com uma fina camada de gelo. Dirk arriscou-se em uma corrida sobre ele, chegando em segurança ao outro lado do rio, mas o gelo quebrou debaixo do perseguidor que suplicou sua ajuda. Dirk acreditava na Escritura de que um homem deveria ajudar seus inimigos. Ele imediatamente se virou e puxou o homem para fora da água gelada.
Em gratidão por sua vida, o homem teria deixado Dirk escapar, mas um magistrado chefe que olhava a cena de pé à margem do rio, ordenou-lhe severamente prender Dirk e trazê-lo de volta, lembrando-lhe o juramento que fez como oficial da justiça.
Dirk foi levado de volta à prisão. Ele foi condenado à morte por ser rebatizado, permitindo que os serviços secretos da igreja fossem realizados em sua casa e deixando outros serem batizados. O registro de sua sentença concluiu: “tudo o que é contrário à nossa santa fé cristã e aos decretos de sua majestade real não deve ser tolerado, mas severamente punido, para ser exemplo para outros. Portanto, nós os juízes acima mencionados, tendo, como deliberação legal do conselho, examinado e considerado tudo o que foi posto nesta matéria, condenamos esses presentes; e em nome de sua majestade real, o conde da Holanda, o referido Dirk Willems, prisioneiro, persistindo obstinadamente em sua opinião para que seja executado no fogo até a morte; e declarar confiscados todos os seus bens, em benefício de sua majestade real”.
Dirk foi queimado em 16 de maio de 1569. Sua língua não estava presa. O vento soprou de modo que chama demorasse a queimá-lo como todo para que sua morte fosse longa e miserável. Vez por outra, Dirk agonizava a Deus, mas ninguém partia em seu auxílio. Finalmente, uma das autoridades que não podia mais suportar tamanho sofrimento ordenou que um subordinado acabasse com seu tormento com uma morte rápida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário