O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

terça-feira, 19 de março de 2019

I Encontro de Mulheres Anabatistas


Nesta terça (19/03), na Capela Moriá, foi realizado o 1º Encontro das Mulheres Anabatistas. A proposta do evento foi reavivar, resgatar e conscientizar as participantes sobre a necessidade de se conservar as doutrinas fundamentais da fé cristã sobre as práticas femininas no contexto da Igreja e fora dela, tanto no comportamento individual quanto nas ações com outros. A piedade e a devoção fizeram parte de cada uma das falas das irmãs que palestraram no evento.
Versando sobre submissão, a irmã Érica Magalhães explicou biblicamente o conceito. Muitos textos bíblicos foram citados, permitindo uma incursão com profundidade no conteúdo das Escrituras, gerando, assim, o conhecimento deste aspecto dentro da vontade de Deus; manifestando, inclusive, oposição ao movimento feminista que pretende empoderar mulheres para além do que é conveniente e coerente. O movimento anabatista valoriza as mulheres com o respeito e a honra bíblicos, pois são tratadas como “a parte mais frágil” como ensinou Pedro. Não entenda fragilidade como sendo algo depreciador, mas precioso que requer dos maridos, por exemplo, a fortaleza do amparo e da segurança. As mulheres anabatistas são conhecidas pelas convicções plenas e pelo zelo cristão. Elas são muito fortes e resolutas. Portanto, pensamento não vinculado aos valores voláteis do mundo cujo aparente respeito não passa de uma propaganda hipócrita e mesquinha.
Sobre a educação de filhos, a irmã Marisa Alencar apresentou sua experiência como mãe (muito edificante por sinal) à medida que também fazia meditações nos textos bíblicos, bem como trouxe o relato da educação dos filhos de Suzana Wesley que foram grandes avivalistas do século XVIII. Sua linguagem fácil, alegre e dinâmica permitiu uma maior internalização do que estava sendo apresentado. Em sua fala, expressou a necessidade de as crianças terem o acompanhamento materno para ascenderem nas diversas fases da vida. Sua percepção como mãe e cristã tornam a educação de seus filhos ainda mais elevadas, pois desfrutarão, desde cedo, de uma moral revestida de valores, respeito e tantas virtudes positivas elencadas nas muitas lições do Mestre Jesus. Uma palestra como a da irmã Marisa é necessária para além dos “muros” da Igreja, visto vermos hoje uma enorme quantidade de crianças com pais e mães que não sabem como educá-las e muitas crianças sem pais que precisam de um olhar de mãe para lhes auxiliar.
A irmã Maria Luísa Santos contribuiu com uma apresentação sobre as indumentárias femininas cristãs e como elas devem vestir-se. Provocando a atenção do público com imagens e fotos, propôs uma reflexão sobre o conceito de pudor e modéstia através das vestes femininas. Em tempos nos quais a sensualidade nas vestimentas abusa das formas corporais da mulher, produzindo nela um objeto de cobiça, seria decente a mulher anabatista se revestir com esse espírito?
         Nada foi esquecido no evento. Com a primorosa direção da irmã Amanda, o evento transcorreu à base de oração e louvor também. As irmãs Gleuda e Livinha elevaram as demais em louvor e adoração, trazendo o céu para terra e convidando-as para ingressarem no clima espiritual. Também ajudaram na organização as irmãs Rebeca, Lívia Santos, Linduína, Luciana, Mara, Bruna, Viviane, Nalvinha e os irmãos Hebert, Denilson, Marquinhos, Ramon, Jairo e Derlan. Enfim, o evento foi maravilhoso como relatou a participante Regianne: “Amei o encontro de mulheres, foi muito interessante a palavra dada pelas irmãs Érica, Marisa e Maninha. Parabéns! Deus seja louvado!”. Da mesma forma a irmã Liduina Pinheiro relatou que o encontro “foi uma benção para a glória de Deus!”.


















Érica, Maria Luísa, Marisa e Amanda





Lívia e Gleuda

Irmã Amanda








4 comentários:

  1. Paz e graça, Pastor!!! Seria bom pensar em um encontro desses para os maridos!!! Assim elas falaram quando fui buscá-las... E já começaram a pôr em prática, pra Glória de Deus... E nós maridos agradecemos!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito edificante e enriquecedor para nós mulheres que queremos viver para honrar a Deus em tudo e assim vivermos uma vida santa, modesta em nosso lar e por onde formos. Louvado seja Deus por tudo que foi falado à luz da palavra de Deus, nesse encontro de mulheres Anabatistas.

    ResponderExcluir