O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

segunda-feira, 18 de março de 2019

Uma Breve Meditação Sobre a Oração


A Oração deve sempre anteceder ao ofício da pregação, pois a oração abre os portais da graça divina para capacitar o pregador a ministrar com eficácia aos corações dos homens. A verdadeira oração toca a Eternidade. Ela transcende ao mundo natural dos homens, e entra em contato com Aquele de quem foi dito “Deus é Espírito”.
A oração faz parte da vida do pregador, e deve nortear todas as suas atividades. A genuína oração é um fator de peso no ministério do pregador, de sorte que, se o pregador não mistura a oração com seus estudos, seu intelecto, seu caráter e sua vida tem fracassado em todos os demais esforços.
A oração não pode ser trivial, mas tem que ser uma atividade para o pregador que demande tempo e persistência. Antes do pregador entrar em contato com os homens, ele deve entrar em contato com Deus. Como afirmou E. M Bounds “Os pregadores que obtêm resultados poderosos para Deus são os homens que prevaleceram em seus apelos para Deus antes de se aventurarem em fazer apelos aos homens. Os pregadores mais poderosos com Deus em seus aposentos reclusos são os mais poderosos em seus púlpitos com os homens”.[1]
O ato de orar requer em primeiro lugar TEMPO, deve-se dedicar muito tempo à oração para que, de fato, a oração alcance o seu objetivo. Em segundo lugar requer PREPARO. A preparação põe nossa alma em um maravilhoso retiro, apartar-se de toda atividade que diminua nosso interesse pelas coisas de Deus e principalmente das mídias sociais para poder dedicar mais atenção a oração é fundamental. A perseverança é um fator importante, pois aquele que sucumbi na primeira instância demonstra que não está apto para receber a benção que procura.
A importunação é irmã da perseverança, pois o que insiste em BATER à porta ela se abre, o que PEDE, recebe e o que BUSCA, encontra. São essas as palavras de Jesus para todos nós. O coração é o depositário das graças que emana do trono de Deus, o receptáculo dos tesouros divinos.
Obterá estas bênçãos aquele que conseguir guardar o coração de toda toxina do pecado, pois é do coração que procede as fontes da vida. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” é o que está escrito no livro de Provérbios 4.23. O coração que anseia por Deus estará repleto de bênçãos para compartilhar, pois Deus vem ao nosso coração e enche-o das alegrias celestiais.

Em Cristo,
Ivanildo Mendes


[1] BOUNDS, E. M. Poder pela Oração / E. M. Bounds; tradução [Marson Guedes] – São Paulo: Editora Vida, 2010, pág. 27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário