O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

As primeiras ondas de choque avivalista

Frank Bartleman
Antes da virada do século (1900) muitos estavam buscando mais de Deus, particularmente nos grupos de santidade. Alguns estavam oferecendo oração por cura divina com resultados notáveis. Outros estavam pedindo a Deus uma efusão pentecostal de santidade e poder. A partir de 1901, começaram a circular os relatos do batismo no Espírito Santo, acompanhados do falar em outras línguas e outras manifestações sobrenaturais, associadas ao ministério de Charles F. Parham. Essas primeiras ondas de choque refletiam o fermento espiritual que estava crescendo nas comunidades cristãs de santidade.
Em Los Angeles, Frank Bartleman, jornalista e pregador de santidade, se comunicava com o principal líder do grande avivamento galês (Evan Roberts), pedindo oração especial. Uma carta de Evan Roberts relata sua resposta: “Peço a Deus que ouça sua oração, que mantenha a sua fé forte e que salve a Califórnia”. A partir dessas cartas, Bartleman disse que recebeu o dom da fé para o avivamento futuro. E ele continuou a acreditar que as orações de Gales tinham muito a ver com o derramamento de Deus na Califórnia, mais tarde dizendo que “O atual avivamento mundial foi abalado no berço do pequeno País de Gales”.
Os frequentes apelos de Bartleman nos jornais, na imprensa cristã e em sua distribuição de panfletos inspiraram muitos a buscarem o Senhor. Joseph Smale, pastor da primeira Igreja Batista em Los Angeles, visitou pessoalmente Wales e falou com Evan Roberts e em seu retorno ajudou a propagar as chamas de oração pelo Reavivamento ainda mais.

Em 16 de novembro de 1905, Bartleman, publicou uma declaração em um pequeno jornal de santidade chamado o Caminho da Fé, que mais tarde foi visto como verdadeiramente profético. “Los Angeles parece ser o lugar e este tempo, na mente de Deus, para a restauração da Igreja”. Mal sabia ele que o avivamento estava prestes a liberar-se entre a comunidade de Los Angeles entre os Afro-Americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário