O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

William Seymour chega a Los Angeles

William Seymour chegou a Los Angeles em 22 de fevereiro de 1906 e passou a realizar reuniões em uma pequena loja em frente à church Santa Fe Street. Esta pequena igreja era resultado de algumas reuniões da tenda nas ruas First e Bonnie Brae, mantidas pelo grupo de WF Manley, a Casa de Deus. Os membros vieram de vários movimentos de despertamento pela santidade, particularmente Igreja do Nazareno, e estavam procurando um pregador de santidade para ser seu pastor. Neely Terry, um desses membros, recomendou o Élder William J. Seymour. Ela tinha conhecido esse pregador negro de olhos unidos em uma visita recente aos seus parentes em Houston, Texas, onde Seymour estava.
Lucy Farrow era uma amiga de Seymour que lhe contou pela primeira vez sobre o batismo no Espírito Santo e o falar em línguas. Ela havia recebido a experiência através do ministério de Charles Parham, fundador do Movimento de Fé Apostólica, um crescente movimento de santidade com cerca de 8.000 a 10.000 seguidores em 1906. Inicialmente demonstrou-se interessado, mas tinha muitas perguntas. Quando Parham se mudou para Houston e começou uma Escola Bíblica, ela convenceu Seymour a comparecer. Devido às leis de segregação dos países chamadas de “leis de Jim Crow”, Seymour não foi autorizado a passar a noite na escola. Nem podia compartilhar o mesmo quarto que os brancos (as palavras 'Jim Crow' se tornaram uma insinuação racial sinônimo de preto, cor, negro no vocabulário de muitos brancos, ou o pior 'Sambo' ou 'coon', e até o final do século os atos de discriminação racial em relação aos negros eram muitas vezes referidos como leis e práticas de Jim Crow). Por esta razão, Seymour foi deixado de fora da sala de aula, na varanda, e teve de aprender “à distância”.
Parham tinha estado pregando a doutrina pentecostal fundacional (ou a “fé apostólica”, como ele a chamou) por alguns anos e teve experiência de primeira mão do batismo do Espírito Santo com o sinal de línguas. A primeira ocasião foi em sua Escola Bíblica em Topeka, Kansas em 1 de janeiro de 1901 e em 1903 ele foi parte de um surto de reavivamento, que incluiu o batismo Pentecostal e a cura divina, em Galena, Kansas. Posteriormente, ele começou uma série de igrejas, principalmente em torno dos subúrbios de Houston, Texas, onde ele também começou outra faculdade para treinar missionários evangelistas.
Foi aqui em Houston que William J. Seymour, convencido de que o ensino de Parham sobre o batismo do Espírito Santo, com a evidência inicial de línguas, era profundamente bíblico e seu sistema teológico Wesleyano de Santidade estava bem estabelecido.
Foi em fevereiro de 1906 que Seymour recebeu o convite de Neely Terry para se mudar para Los Angeles e assumir o pequeno pastorado de santidade. Armado com grande doutrina pentecostal, mas com pouca experiência pessoal, ele ansiosamente começou esta nova aventura emocionante. Em suas próprias palavras:
“Foi a chamada divina que me levou de Houston, Texas, para Los Angeles. O Senhor colocou no coração de um dos santos em Los Angeles para me escrever que sentiu que o Senhor queria que eu viesse, e eu senti que era a orientação do Senhor. O Senhor providenciou os meios e eu vim para assumir o comando de uma missão na Rua Santa Fé.”
Coincidentemente, começaram a sentir-se tremores espirituais antes de Seymour chegar. Na verdade, parece que toda a população cristã da cidade aguardava ansiosamente o derramamento do Espírito, como água que vinha a ferver.
Para seu primeiro sermão de domingo de manhã, Seymour pregou com coragem sobre o texto de Atos 2:4, pregando em termos inequívocos que “línguas” eram a evidência do verdadeiro batismo com o Espírito Santo. Sem essa “evidência”, ninguém poderia afirmar que havia sido batizado no Espírito. Infelizmente isso não fazia parte dos ensinamentos aceitos pelo movimento de santidade, que geralmente ensinavam que a santificação e o batismo com o Espírito Santo eram a mesma experiência, uma experiência que a maioria deles afirma ter tido. O ensino de Seymour foi mal interpretado porque desafiou uma das doutrinas mais distintivas e mais queridas da igreja de santidade.

O ensino em línguas foi tão perturbador para a Irmã Julia W. Hutchins, que fundou a igreja, que quando Seymour voltou para o serviço à noite, ele encontrou as portas fechadas com cadeado. Felizmente Seymour tinha sido hospedado para o almoço na casa do membro da missão de Santa Fé, o Sr. Edward Lee, que teve pena deste pregador sem teto e ofereceu-lhe acomodação temporária.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário