O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Sola Scriptura e os dons de revelação: Como lidar com a atual manifestação do dom de profecia?

Na polêmica discussão sobre os dons extraordinários do Espírito Santo, a totalidade dos argumentos que apelam à teologia experimental tem sido rejeitada pelos cessacionistas. Esta rejeição centraliza-se na reafirmação imoderada de que o lastro para o estabelecimento de qualquer doutrina, ou de sua averbação, deve nascer de um estudo bíblico-sistemático e não de movimentos históricos, ainda que estes sejam recorrentes na história calvinista. Tal premissa, portanto, exclui até mesmo aquelas manifestações do dom de profecia e outros dons revelacionais como as registradas entre os puritanos ingleses e escoceses. Estas são regurgitadas no debate, mesmo quando reafirmadas em obras igualmente reformadas e calvinistas, como legítimas manifestações do Espírito.
Donatário de um raciocínio engenhoso, Don Codling se desvencilha da prática usual de expor relatos históricos e empreende uma defesa brilhante da contemporaneidade dos dons valendo-se unicamente dos pressupostos mantidos pela Confissão de Fé de Westminster em sua relação com as diretrizes do Sola Scripturæ. Codling argumenta de maneira incisiva que ambos têm sido equivocadamente manejados pelo cessacionismo enquanto afirma que o verdadeiro sentido do Sola Scriptura representa nossa melhor declaração quanto à responsabilidade de examinar criteriosamente a plena revelação de Deus sobre os seus dons.
Assim, este livro é uma resposta àqueles que enxergam profecias modernas como deslocando a autoridade das Escrituras e que rechaçam os movimentos pentecostal e carismático em razão de alegados erros doutrinários ou abusos cometidos. Também responde aos que insistem na afirmação de que somente aqueles que tiveram experiência com os dons de línguas e profecia têm legitimidade para falar a respeito. Para ambos os grupos, Codling faz um imperativo chamamento a que se voltem para as Escrituras e ouçam o que ela tem a dizer sobre todo e qualquer tipo de revelação, incluindo as manifestações nos dias atuais. Por fim, oferece valiosas recomendações pastorais sobre como a igreja deve disciplinar, com zelo e sabedoria, os excessos no uso irrefletido dos dons espirituais.

Sola Scriptura e os dons de Revelação é uma substancial tese de Mestrado no Westminster Seminary, instituição teológica das mais prestigiadas nos Estados Unidos da América. Tendo se passado meio século de sua defesa, nenhuma voz em Westminster se levantou para refutar seus argumentos, embora nem todas fossem discordantes. Com tudo que se segue nesta obra, Don Codling se credencia com méritos a fim de ocupar uma cadeira permanente no sempre atual debate que envolve os dons espirituais.
Autor: Don Codling
ISBN: 978-85-92734-00-8
Formato: 15x21cm
Nº de páginas: 234pp
Editora Carisma

Ano: 2016.
VOCÊ ENCONTRA ESTE LIVRO EM FORTALEZA:
Capela Moriá - Rua Nogueira Acionli, 2195 - Joaquim Távora
(85) 98843-2284 - Oi

Nenhum comentário:

Postar um comentário