O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

O declínio espiritual das grandes nações protestantes - Holanda



O fenômeno de rejeição ao Cristianismo provém principalmente de países protestantes que tiveram uma grande evolução social no passado, transformados pelas perspectivas cristãs disciplinadas. Naquela época, as práticas consideradas pecaminosas e vulgares foram substituídas pelas decentes e dignas, formatando toda uma sociedade e abrindo portas para o progresso social, humanitário, civil, financeiro e outros atrelados. A Holanda é um destes exemplos; desde o fim da Idade Média, pilares cristãos foram fincados, associando-a à Reforma Protestante que culminaram com um país de grande reputação e com grande desenvolvimento.
Hoje, ao olharmos para este país que abrigou grande parte dos Anabatistas do Medievo somos surpreendidos por uma grande repulsa ao Cristianismo. Mais da metade dos holandeses atestaram não terem vínculos religiosos. Os jovens perderam o interesse em frequentar Igrejas e buscam outras formas de interação com o finito e o infinito, abraçando mais o humanismo do que propriamente a espiritualidade. Apenas 12% de acadêmicos confessam a fé cristã.
Com o declínio da fé cristã nos países europeus, tradicionais pelos ideais protestantes defendidos, é possível prever ou atestar o cumprimento profético das Escrituras através das quais versava sobre afastamento de Deus. A autossuficiência do homem baseados em suas conquistas tecnológicas e científicas parecem ter tornado a vida sujeita às diretrizes que queira lhe dar. A consciência de sua potencialidade abrigou valores estritos a esta vida cujo sentido impera para realizar tudo o que deseja, inclusive se opor aos valores bíblicos. A imagem postada no início do texto demonstra a irreverência pelo sagrado.
Um perspicaz leitor reconhecerá este adendo profético se examinar cuidadosamente as profecias bíblicas. Não podemos negar a realização das profecias porque elas se cumprem. Cabe à Igreja reconhecer que seu mestre está às portas e buscar fervorosamente um grande despertamento para que o Dia do Senhor venha logo!        

Fonte: https://www.cbs.nl/en-gb/news/2018/43/over-half-of-the-dutch-population-are-not-religious

Nenhum comentário:

Postar um comentário