O Jornal Tocha da Verdade é uma publicação independente que tem como objetivo resgatar os princípios cristãos em toda sua plenitude. Com artigos escritos por pastores, professores de algumas áreas do saber e por estudiosos da teologia buscamos despertar a comunidade cristã-evangélica para a pureza das Escrituras. Incentivamos a prática e a ética cristã em vistas do aperfeiçoamento da Igreja de Cristo como noiva imaculada. Prezamos pela simplicidade do Evangelho e pelo não conformismo com a mundanização e a secularização do Cristianismo pós-moderno em fase de decadência espiritual.

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

A Origem do Sábado


        A Palavra Sábado no hebraico é Shabbath, no grego Sabbaton e tem o significado de “cessação”, “descanso”, “pausa”. Sempre que encontrarmos no Antigo Testamento os termos “cessar”, “descansar” é Shabbath como nas seguintes passagens: Josué 5:12, Oséias 2:11, etc. Dizem os adventistas do 7° dia que o Sábado, como dia fixo de repouso, teve origem muito antes da Lei, a origem do Sábado segundo eles foi em Gênesis 2:2-3, baseados nesta passagem eles ensinam o seguinte:

I.             Primeiro: O sétimo dia no qual Deus cessou a criação é dia solar, e no caso o Sábado.

II.           Segundo: Que a partir dali o homem passou a guardar o Sábado, tendo como principiador dessa guarda Adão.

III.         Terceiro: O mandamento de guardar o Sábado é oriundo ao tempo de Adão, e não surgiu apenas com o surgimento do decálogo (Dez Mandamentos).

Os adventistas, com essa explicação de Gênesis 2:2-3, têm sustentado um falso ensino no tocante à origem do Sábado como dia fixo de descanso para o homem, e têm engodado na teia do engano muitas pessoas sinceras. Aliás, Gênesis 2:2-3 é a espinha dorsal do adventismo do 7º dia. Vejamos mediante à luz da Palavra de Deus o verdadeiro significado deste texto, quebrando a coluna adventista, deixando o ensino deles na cadeira de rodas. Vejamos a passagem em questão e depois analisaremos: Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera (Gn 2:2-3). Vejamos que a interpretação adventista a qual já vimos improcedente e totalmente tendenciosa, senão vejamos:

I.             Primeiro: O sétimo dia, no qual Deus cessou de criar, não é dia de 24 horas, pois os seis dias da criação não são dias solares, mas graus de complexidade nos quais Deus criou o universo. Não houve entre os dias da criação intervalos, Deus criou tudo de uma só vez: Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu (Sl 33:9). Na Bíblia a palavra dia tem um significado lato, às vezes dia refere-se ao período de 24 horas, às vezes à período de tempo no qual Deus executará juízo, como por exemplo: A grande tribulação durará 7 anos (Dn 9:27), mas é chamada de Dia do Senhor (Os 2:31). Até a própria eternidade, a Bíblia chama de dia (II Pe 3:18). Além do mais, para que haja dia solar, tem que obviamente haver sol, regulador do dia (Gn 1:16), e o sol só foi criado no quarto dia (Gn 1:19) sendo assim, os dias da criação não podem ter sido dias solares, mas como já disse, são 6 graus de complexidade, o sétimo dia foi o encerramento da complexidade, o dia de Deus e não o dia de Sábado. Aliás, ao dizerem que o sétimo dia de Gênesis 2 é o dia solar, os adventistas estão dizendo que Deus cansou, pois o Sábado é para descanso da fadiga (Êxodo 23:12). O Sábado dado aos judeus, o qual é o sétimo dia da semana, não é o mesmo sétimo dia de Gênesis 2:2-3, isto está mais que provado!

II.           Segundo: É mentira dizer que Deus instituiu a guarda do Sábado para Adão, pois não encontramos Deus mandando Adão guardar o Sábado, nem mesmo depois do pecado, quando a fadiga passou a fazer parte da vida de Adão (Gn 3:17-19).

III.      Terceiro: Não encontramos nem Adão, nem nenhum dos patriarcas, guardando o Sábado, o que é prova de que a origem do Sábado como dia de repouso, não foi em Gênesis, pois, do contrário, encontraríamos alguém naquele período o guardando. Portanto, os adventista afirmam o que não podem provar.

extraído do livro: O sabatismo no tribunal das Escrituras

Nenhum comentário:

Postar um comentário